sexta-feira, 23 de setembro de 2011

REENCARNAÇÃO E BRIAN WEISS

O conhecido psiquiatra americano Brian L. Weiss que no exercício da sua profissão submetia os doentes, com objectivos terapêuticos, à hipnose de regressão até ao momento do nascimento, descobriu acidentalmente que poderia regredir com sucesso a incidentes traumáticos de vidas passadas. As suas convicções quanto ao fenómeno da reencarnação foram-se cimentando de tal modo que passou a escrever livros de grande divulgação sobre o tema tais como «Muitas vidas, muitos mestres», «Só o amor é real», «O Passado cura», «A Divina sabedoria dos mestres», «Muitos corpos, uma só alma», etc.
As novas convicções do psiquiatra Weiss tiveram origem num dos casos que estudou. A sua paciente Catherine «sofria de medos, fobias, ataques de pânico, depressão e pesadelos recorrentes ….. Depois de mais de um ano de psicoterapia convencional mantinha-se severamente debilitadaDado que Cathrine tinha um medo crónico de abafar ou sufocar, recusava qualquer medicamento, o que não me permitia usar antidepressivos ou tranquilizantes, drogas que estava habituado a utilizar para tratar sintomas como os delaFinalmente Catherine consentiu em tentar a hipnose, uma forma de concentração focada, para recordar a sua infância e tentar descobrir os traumas reprimidos ou esquecidos …. Conseguiu entrar em estado de hipnose profunda e começou a recordar factos que conscientemente teria sido incapaz de recordar …. Tinha a certeza de que havíamos conseguido as respostas e de que agora ela iria melhorar. Mas os sintomas mantiveram-se Na semana seguinte voltei a hipnotizar Catherine… Mas desta vez, de uma forma inadvertida, dei-lhe uma indicação imprecisa, não direccional. «Regresse à época onde tiveram origem os seus sintomas»Sempre esperei que Catherine regressasse uma vez mais aos primeiros anos da sua infância. Em vez disso, deslizou no tempo em sentido inverso cerca de quatro mil anos até uma vida anterior no Próximo Oriente ….». (in «O Passado Cura»).
Incrédulo inicialmente, Weiss passou a constatar depois que todos os seus pacientes, em estado de hipnose, conseguiam regredir a vidas anteriores, descrevendo, com grande precisão, factos nelas ocorridos. Aplicando essa técnica, aumentou significativamente o seu sucesso clínico com doentes anteriormente considerados incuráveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário