sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A INCOMPETÊNCIA DE CERTOS MAGISTRADOS

Ontem levaram para a cadeia o autarca Isaltino quando este se encontrava em funções públicas. O seu advogado protestou contra o fraco saber da juíza que o mandou prender e hoje a mesma profissional ordenou que o preso saísse em liberdade. Que ridícula esta ignorância impune! Que perigo representa esta gente!
A decisão da juíza do Tribunal de Oeiras chegou depois de ter analisado uma certidão do Tribunal Constitucional a informar que estava pendente um recurso com efeitos suspensivos sobre acórdão do Supremo que confirmou a pena de prisão de dois anos a Isaltino Morais. Ao início da tarde de hoje, a magistrada ordenou a publicação de um despacho a pedir esclarecimentos aos tribunais superiores sobre a certidão. Algumas horas depois, ordenava a libertação do autarca.

OS POLÍCIAS

Pagamos-lhes para defenderem a segurança. Mas, em vez disso, eles vão protestar para Lisboa aos milhares e fomentam a insegurança. Sendo funcionários públicos, e estando as progressões e os vencimentos congelados para todos, os polícias querem constituir uma excepção e exigem ter mais direitos que os outros.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O IMPAGÁVEL DITADOR DA MADEIRA


Alberto João Jardim defende agora que os portugueses, incluindo os madeirenses, têm os mesmos direitos e deveres e que todos deverão pagar conjuntamente as dívidas legais do país, acrescidas dos 7 mil milhões de dívidas ilegais escondidas, abusivamente contraídas por si nestes últimos anos.
O bem-estar dos madeirenses e açorianos e a melhoria substancial dos seus níveis de vida têm-se produzido não à custa do aumento da produtividade dos ilhéus mas tão só à custa dos fluxos de dinheiro que para eles jorram com abundância dos bolsos dos continentais. Os cidadãos das Ilhas têm impostos muito mais baixos, não pagam taxas moderadoras no sistema de saúde, dispõem de um funcionalismo público desmesurado e com remunerações superiores às do continente e até desfrutam de viagens de avião de borla (ou quase) para virem aos médicos, às escolas ou simplesmente passear na Europa.
Os portugueses, no seu conjunto, para obterem os referidos níveis de vida existentes nas Ilhas e no Continente, endividaram-se e agora estão irremediavelmente condenados a viverem mal durante muito tempo.
A dívida escondida pelo sr. Jardim (7 mil milhões) nos últimos anos é assustadora e exorbitante. São 35 mil euros por cada madeirense! Além de ter conseguido, pela via da pressão, um rendimento superior ao dos continentais, o sr Alberto pretendia pela via da aldrabice duplicar a abastança dos seus eleitores.
Seria justo que os portugueses do Continente tivessem de suportar mais isto?

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ELE DISSE ALGUMA COISA DE JEITO?

Cavaco fez-se entrevistar hoje. Não o ouvi. Ele terá dito alguma coisa de relevante ou limitou-se às habituais banalidades?

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CRIMINALIDADE ALASTRA EM PORTUGAL

Criminalidade grave e violenta está a alastrar aos distritos do interior do país http://www.publico.pt/includes/img/vazio.gif?t=1317149531,47923
É nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal e Faro que ocorrem 80% dos crimes violentos e graves registados no país. Os dados policiais referem que no primeiro semestre deste ano a situação, no que se refere a este tipo de criminalidade, agravou-se em Setúbal (mais 7,2%), mas também em regiões tradicionalmente mais tranquilas, como Vila Real, Portalegre e Bragança.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PERDÃO DE METADE DA DÍVIDA DA GRÉCIA?

A questão é saber-se quais serão as consequências para a Europa a nível da reacção dos mercados.
Os bancos credores da Grécia poderão vir a ser forçados a perdoar metade da dívida contraída pelo país, quando até agora as negociações antecipavam uma redução de 21%. Em contrapartida, os Estados do euro reforçarão enormente o fundo de estabilização do euro, passando a sua dotação de 440 mil milhões para dois biliões de euros, permitindo que este recapitalize os bancos europeus que serão obrigados a acomodar elevadas perdas decorrente do “perdão” à Grécia e da acentuada desvalorização que tem sido registada nos títulos de dívida pública portugueses, irlandeses, mas também espanhóis e italianos.

domingo, 25 de setembro de 2011

NÃO ACREDITO NA PREVISÃO DEGASPAR

Não acredito neste anúncio de Gaspar. Portugal e uns tantos outros países europeus vão ficar destruídos sob o ponto de vista económico-financeiro e não terão mercado para se reabastecerem de dinheiro durante muitos anos.

MÉXICO PERIGOSO - 3

O corpo decapitado de uma mulher foi encontrado na cidade de Nuevo Laredo, México, com uma nota a indicar que tinha sido morta devido a comentários deixados numa rede social, revelou a AP. É o segundo caso no mês. De acordo com a agência, a mulher pode ser a terceira vítima de um cartel de droga por comentários na Internet. No início do mês foram descobertos, em Nuevo Laredo, no México, os corpos de dois jovens pendurados numa ponte, com uma mensagem idêntica. 

sábado, 24 de setembro de 2011

CAOS QUE AÍ VEM - 14

A maior parte das despesas com reformados, doentes e pessoas dependentes na Alemanha não foram incluídas nas contas oficiais, diz o jornal económico alemão "Handelsblatt". A dívida real alemã pode situar-se nos cerca de 7 biliões de euros, 185% do PIB e não os 83% anunciados, superando em muito os 120% do PIB da dívida italiana.





O JOÃO JARDIM QUER A INDEPENDÊNCIA !

O jardim, entalado por uma monstruosa dívida ilegal de poucos anos, envolvendo um núcleo de apenas 200 mil habitantes, agora ameaça com a independência se não conseguir mais uma vez chular os portugueses do continente!
Se Portugal vai resolver os problemas de todos os portugueses, vai ter que resolver os problemas dos portugueses do Continente e dos portugueses da Madeira, porque se há dois países - a Madeira e o Continente - então dêem-nos a independência".

REENCARNAÇÃO E LOBSANG RAMPA

Lobsang Rampa foi um monge tibetano que, descontente com a invasão do Tibete pela China depois da Segunda Guerra Mundial, emigrou para os Estados Unidos onde decidiu escrever um conjunto de livros que, durante muito tempo, nos anos sessenta e setenta, foram amplamente divulgados e muito apreciados no mundo ocidental. São obras cheias de sabedoria, transmitida de forma simples e acessível.
Um dos seus grandes ensinamentos é o da reencarnação. Dizendo-se conhecedor das suas vidas anteriores e saber perfeitamente do seu futuro «post mortem», manifestou a certeza de que não voltaria a reencarnar na Terra. «Quando eu deixar a Terra, nunca, em tempo algum, voltarei a ela nem ao seu sistema. Sem dúvida, depois de eu ter passado por esta vida, alguma pessoa estúpida há-de iludir os crédulos com anúncios nos jornais ocultistas alegando o contacto com Lobsang Rampa… Pois bem, não acreditem em nada disso…». (in «Luz de Vela»).

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A MEDIOCRIDADE INVADE MEDICINA COM NOTAS FALSAS

O recurso ao ensino recorrente para ingressar no ensino superior chegou este ano aos cursos de Medicina, que mais uma vez tiveram as médias de acesso mais altas, entre os 18,1 e os 18,6 valores. Este facto foi confirmado ao PÚBLICO pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), que, através da assessoria de imprensa, adiantou que já foram reportados vários casos de estudantes que conseguiram, assim, ultrapassar colegas que completaram o secundário no ensino regular. A situação é considerada "injusta" e "escandalosa" por dirigentes escolares, mas, como sublinha o MEC, "é perfeitamente legal". A vantagem, para os alunos que completam o secundário através do ensino recorrente, resulta do facto de, no limite, este permitir fazer o secundário num único ano lectivo e ser comparativamente menos exigente. Isto porque o recorrente - que tem vindo a ser substituído nas escolas por outros cursos - foi concebido para proporcionar uma segunda oportunidade, no caso do secundário, a maiores de 18 anos que abandonaram precocemente o sistema educativo. Nesta modalidade, o secundário pode ser feito de forma não presencial, através da realização de provas elaboradas e avaliadas por professores da própria escola e não depende da realização de qualquer exame externo, nacional, ao contrário do que acontece no ensino regular. Foram estas condições que tornaram possível que, em pelo menos três casos verificados pelo PÚBLICO, alunos que se candidataram no ano passado a Medicina com média de secundário inferior a 18 valores tenham voltado a apresentar candidatura, este ano, com média de secundário de 20 valores, conseguindo assim ingressar no curso. 

JOSÉ NIZA PARTIU

Conheci-o pessoalmente e tive uma enorme consideração por este socialista simples e honesto.
O compositor e produtor José Niza, falecido esta sexta-feira, aos 73 anos, foi o autor de "E Depois do Adeus", canção escrita para a 12.ª edição do Festival RTP, que viria a servir de primeira senha à revolução de 25 de Abril de 1974.  José Manuel Niza Antunes Mendes José nasceu em 1939, em Lisboa, mas passou a infância e juventude em Santarém, de onde saiu aos 17 anos para ir estudar Medicina e Psiquiatria em Coimbra, cidade onde se iniciaria na música, através do fado.

PORQUE DEFENDERÁ O PS A CORRUPÇÃO DESCARADA?

O PS esteve, esta sexta-feira, isolado, no Parlamento, contra a criação do crime de enriquecimento ilícito, considerando que inverte o ónus da prova em matéria penal e é contrário ao ordenamento jurídico português. 

REGABOFE ELEITORAL MADEIRENSE, COM JANTARES E ALMOÇOS PAGOS INDIRECTAMENTE PELOS «CUBANOS»

Finalmente começa a falar-se seriamente da inconcebível autonomia administrativa de uma Ilha fora de controlo cujo governo regional tem um único objectivo: sacar, por vias ilegais, crescentes caudais de dinheiro aos portugueses do continente (cubanos, segundo a expressão de Jardim), enriquecendo matilhas de oportunistas colados ao «ditador» e espalhando faustosas e inúteis obras pelas encostas. O Jardim, com o seu jeito carnavalesco, todos os dias inaugura  obras e oferece a carradas de madeirenses ricos almoços e jantares pagos pelo «partido», ou seja, pelos dinheiros do Estado de onde saem as «subvenções» para o dito. Enquanto isso, Jardim declarou publicamente que estima que a dívida da região deve situar-se nos cinco mil milhões de euros!!!   Aquilo que o homem gastou a mais (só nestes últimos anos!) soma a verba de 125.000€ (25.000 contos!) por cada cidadão madeirense. Apesar disso, ainda aparece um ou outro lambedor de botas que aplaude o ditador e lhe atribui toda a razão. Como um triste comentador da SIC,  um tal Delgado, cujas opiniões são quase sempre medíocres.

REENCARNAÇÃO E BRIAN WEISS

O conhecido psiquiatra americano Brian L. Weiss que no exercício da sua profissão submetia os doentes, com objectivos terapêuticos, à hipnose de regressão até ao momento do nascimento, descobriu acidentalmente que poderia regredir com sucesso a incidentes traumáticos de vidas passadas. As suas convicções quanto ao fenómeno da reencarnação foram-se cimentando de tal modo que passou a escrever livros de grande divulgação sobre o tema tais como «Muitas vidas, muitos mestres», «Só o amor é real», «O Passado cura», «A Divina sabedoria dos mestres», «Muitos corpos, uma só alma», etc.
As novas convicções do psiquiatra Weiss tiveram origem num dos casos que estudou. A sua paciente Catherine «sofria de medos, fobias, ataques de pânico, depressão e pesadelos recorrentes ….. Depois de mais de um ano de psicoterapia convencional mantinha-se severamente debilitadaDado que Cathrine tinha um medo crónico de abafar ou sufocar, recusava qualquer medicamento, o que não me permitia usar antidepressivos ou tranquilizantes, drogas que estava habituado a utilizar para tratar sintomas como os delaFinalmente Catherine consentiu em tentar a hipnose, uma forma de concentração focada, para recordar a sua infância e tentar descobrir os traumas reprimidos ou esquecidos …. Conseguiu entrar em estado de hipnose profunda e começou a recordar factos que conscientemente teria sido incapaz de recordar …. Tinha a certeza de que havíamos conseguido as respostas e de que agora ela iria melhorar. Mas os sintomas mantiveram-se Na semana seguinte voltei a hipnotizar Catherine… Mas desta vez, de uma forma inadvertida, dei-lhe uma indicação imprecisa, não direccional. «Regresse à época onde tiveram origem os seus sintomas»Sempre esperei que Catherine regressasse uma vez mais aos primeiros anos da sua infância. Em vez disso, deslizou no tempo em sentido inverso cerca de quatro mil anos até uma vida anterior no Próximo Oriente ….». (in «O Passado Cura»).
Incrédulo inicialmente, Weiss passou a constatar depois que todos os seus pacientes, em estado de hipnose, conseguiam regredir a vidas anteriores, descrevendo, com grande precisão, factos nelas ocorridos. Aplicando essa técnica, aumentou significativamente o seu sucesso clínico com doentes anteriormente considerados incuráveis.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

REENCARNAÇÃO E IAN STEVENSON


O livro intitulado «Vinte Casos Sugestivos de Reencarnação», da autoria de Ian Stevenson, que foi o director do Departamento de Psiquiatria e Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Virgínia, nos EUA, foi editado em Nova Iorque em 1.966 e tornou-se rapidamente conhecido no mundo inteiro.
Ian estudou a subsistência da personalidade humana, ou de uma parte desta após a morte do corpo. Os «vinte casos» são uma amostragem dos mais de duzentos que este cientista investigou. Em linguagem técnica, essas ocorrências são designadas de «memória extra-cerebral». São situações que levam o autor a admitir a hipótese de se tratar de verdadeiros casos de reencarnação. As evidências de sobrevivência de que a pesquisa psíquica se tem ocupado são geralmente constituídas de ocorrências como fantasmas e aparições de mortos, experiências de desdobramento e comunicações recebidas através de médiuns ou sensitivos, parecendo provir directa ou indirectamente de alguém cujo corpo morreu mas cuja mente ou personalidade sobreviveu. Se uma criança é capaz de mencionar factos detalhados de uma existência anterior, da qual diz lembrar-se, e se esses factos, após uma cuidada investigação, são comprovados, então haverá que aceitar a probabilidade séria de essa criança ter vivido a vida anterior do modo como se recorda. Diz o autor que «o caso geralmente principia quando uma criança de dois a quatro anos de idade se põe a falar a seus pais ou irmãos de uma vida que teve em outra época e lugar. A criança sente no geral uma considerável atracção pelos acontecimentos relacionados com essa vida e insiste com seus pais para lhe permitirem voltar para a comunidade onde alega ter vivido anteriormente…».

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

REENCARNAÇÃO E ERLENDUR HARALDSSON - 2


Relatou ainda o «Expresso»: «Purmina tinha pouco mais de dois anos quando começou a falar aos pais de um acidente de bicicleta, em que um camião lhe teria esmagado as costelas. Os pais nunca deram grande importância ao assunto, contudo, a criança, duma aldeia no Sul do Siri Lanka, revela igualmente conhecimentos muito aprofundados sobre técnicas de construção de velas em cera, ao mesmo tempo que dizia que o seu acidente tinha ocorrido quando regressava de um dia de trabalho numa fábrica de velas. Este último pormenor intrigou os pais de Purmina. E mais intrigados ficaram quando repararam que, à medida que ia crescendo, a jovem apresentava sinais de falta de pigmentação na pele na zona do peito onde ela referia ter sido atingida pelo camião, no acidente com a bicicleta. Os pais resolveram então divulgar o assunto.
O Prof. Erlendur começou a investigar estes casos em 1.988, quando se apercebeu que no Sri Lanka existia um elevado índice de situações comuns… Descobriu que os episódios relatados pela criança se ajustavam perfeitamente à história de um acidente que tinha ocorrido cerca de dez anos antes…. Um comerciante de velas de cera tinha sido esmagado por um camião quando regressava a casa de bicicleta. Esse comerciante chamava-se Jinadasa Pereira, tinha tido origens familiares em Portugal, e Erlandur conseguiu comprovar junto da sua família a veracidade de algumas afirmações feitas pela jovem Purmina… O relatório da autópsia do comerciante revelava que os ferimentos provocados pelo camião --- que tinha destruído várias vértebras -- havia afectado a zona do corpo onde agora a jovem Purmina mostrava problemas de pele…
O professor da Islândia habituou-se a conviver com situações onde as coincidências são demasiadas para se iludir a hipótese de os jovens que ele entrevistou e investigou não terem vivido uma outra vida».

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CAVACO SILVA E AS BANALIDADES

Poderia ter dito qualquer coisa de relevante, poderia ter anunciado por exemplo a sua intenção de demitir João Jardim e dissolver o seu parlamento regional. Mas optou por proferir banalidades sem sentido.
O Presidente da República sublinhou, esta terça-feira, a importância da coesão nacional e da união em "tempos difíceis", apontando os açorianos como exemplo pela forma como enfrentam as dificuldades

REENCARNAÇÃO E ERLENDUR HARALDSSON - 1

No caderno «Vida» do semanário «Expresso» do dia 29 de Abril de 2.000 foi publicado um interessante artigo que refere os estudos de um irlandês, Erlendur Haraldsson, professor de Psicologia na Universidade de Reykjavik, na Islândia, e que participou na cidade do Porto num Congresso da Empresa Farmacêutica «Bial».
O Prof. Erlendur apresentou nesse congresso o resultado de um seu estudo referindo uma impressionante lista de sessenta e quatro casos que envolveram crianças com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos, as quais contaram episódios que teriam vivido na pele de outras pessoas num passado recente.
«As crianças que se recordam duma vida anterior falam do assunto, muitas vezes, entre os dois e os quatro anos de idade … e mostram grande vontade de voltar ao lugar onde dizem ter vivido anteriormente. Esse lugar é geralmente na proximidade do lugar onde vivem e os casos são cronologicamente muito recentes, tendo ocorrido entre cinco a dez anos antes do nascimento…. Nada têm de anormal. Além de revelarem dotes de memória ligeiramente acima da média, são crianças vivas, sociáveis e sem qualquer outro pormenor que as torne excepcionais. Depois dos cinco anos, recusam-se a comentar o assunto e nunca mais querem ouvir falar da sua outra vida».

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ONDE ESTE ESTADO PERDULÁRIO GASTA O NOSSO DINHEIRO


Não é só na Madeira mas também nas antigas colónias e nos grandes teatros de guerra. O nosso Estado espalha dinheiro a rodos sem receber nada em troca. Depois, quando empresta ou vende alguma coisa, ficam cá apenas as dívidas...
A dívida dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) ao Estado português registou, no ano passado, o maior crescimento em 15 anos, aumentando para 2407 milhões de dólares (1764 milhões de euros, à taxa de câmbio actual) no final de 2010. 

CAOS QUE AÍ VEM - 13

Portugal pode vir a ter que reestruturar a sua dívida e sair do euro devido aos problemas de sustentabilidade e competitividade da economia semelhantes aos gregos, disse, esta segunda-feira, o economista Nouriel Roubini.

REENCARNAÇÃO E CAROL BROWMAN


 Também a americana Carol Bowman escreveu há poucos anos um livro com o título «As crianças e as suas vidas passadas» (Children’s Past Lives) no qual descreveu as recordações das vidas anteriores de algumas crianças. Segundo ela, trata-se de um fenómeno real muito mais comum do que a generalidade das pessoas poderá imaginar. Estimulada pela memória que os seus próprios filhos tinham de anteriores existências, Carol investigou o fenómeno noutras crianças e descobriu que o mesmo é muito frequente e fácil de detectar, sobretudo durante os primeiros anos de vida, tendendo as recordações a dissiparem-se com a aproximação da adolescência e da idade adulta.   Notou que, instadas a tal, as crianças de tenra idade falam com naturalidade das suas vidas passadas e algumas estranham até que os seus actuais pais não saibam dos factos que relatam. Nalguns casos as crianças que têm certas fobias originadas por traumas dessas vidas, depois de desabafarem, ficam sossegadas e perdem o medo associado àquilo que as perturbava.
O seu estudo pretende demonstrar que a reencarnação é uma verdade insofismável, confirmada através das inúmeras regressões em estado de hipnose a que submeteu muitas pessoas.

domingo, 18 de setembro de 2011

REENCARNAÇÃO E KENNETH RING


Influenciado pelas pesquisas de Raymond Moody, Kenneth Ring, que foi professor de psicologia na Universidade de Connecticut, nos EUA, estudou durante duas décadas o fenómeno da «quase morte». No seu livro «Lições da Luz», descreveu numerosos casos que teve oportunidade de investigar. Um dos mais interessantes é o primeiro caso narrado nesse livro por um dos seus alunos, de nome Graig, o qual quase morreu afogado num Verão, em resultado de um acidente de canoagem.
«A corrente estava a puxar-me para o meio do rio, onde havia uma queda de água … e um súbito desnível de cerca de 120 metros … A corrente era muito forte e remar só me fazia andar às voltas …. E lá fui eu direito à queda de água, com a canoa a afundar-se já virada …. A força da água levou-me a bater no fundo. Fiquei lá pregado por essa contínua força esmagadora…. Algumas cenas da minha vida começaram a passar perante os meus olhos a velocidades vertiginosas. Parecia que eu estava a ser um observador passivo no processo e era como se outra pessoa estivesse a manejar o projector. Estava a olhar para a minha vida objectivamente pela primeira vez. Vi o bom e o mau da mesma forma. Percebi que essas imagens eram uma espécie de capítulo final da minha vida e que, quando as imagens parassem, perderia a consciência para sempre. Fiquei pasmado quando me vi sentado numa cadeira de bebé a apanhar a comida com a minha mão direita e a lançá-la para o chão…. Revivi um acidente de barco quando tinha sete anos… Parecia que todas as cenas tinham a ver com experiências com as quais eu tinha aprendido …. As imagens continuavam a alta velocidade e eu soube que o tempo se estava a acabar porque as imagens se estavam a aproximar cada vez mais do presente. Depois as imagens cessaram e só houve escuridão… Senti-me a mover-me através dum vácuo escuro. Era como um túnel …. Como se me estivesse movendo à velocidade da luz, através da escuridão e lá ao longe podia ver pequenos pontos luminosos que pareciam ficar cada vez maiores … Até que tudo se tornou numa imensa massa de uma linda e brilhante luz branca… Em breve eu era envolvido por ela e sentia-me como se me tornasse uno com a luz. Ela parecia ter a sabedoria de todas as coisas que há para saber e aceitava-me como parte dela. Senti-me como se soubesse tudo durante alguns minutos. De repente tudo parecia fazer perfeito sentido. Todo o mundo parecia estar em total harmonia … Nunca tinha sido capaz de ver isto desse ponto de vista … Tudo o que sei é que estava num nível de pensamento mais elevado do qual não nos podemos aproximar quando limitados pela natureza física da mente… Fiquei chocado ao descobrir que estava a flutuar para cima e em pleno ar sobre o rio Agora podia ver e ouvir como nunca … As coisas que estavam perto eram tão claras como as coisas que estavam longe … Não havia nada turvo na minha vista. Senti-me como se tivesse estado limitado pelos meus sentidos físicos todos estes anos… Sabia que o meu corpo físico estava a cerca de dois metros abaixo da superfície da água, mas isso não parecia importar-me…. Descobri que poderia sobreviver sem a dor nem o sofrimento da existência terrena…. Sentia-me como se fosse uma forma de energia que não poderia ser destruída nunca… Eu sentia-me melhor que nunca na minha vida…. Sentia-me como se pudesse ir a todo o lado do universo, num instante… Estava no ponto máximo da minha euforia … quando uma voz trovejou na minha cabeça: o que pensas que estás aí a fazer? Não deves morrer ainda, estás a ser egoísta …. Nessa altura comecei a ver a figura de um homem parcialmente transparente e velho na aparência e… percebi que era com ele que havia estado a comunicar… Era como se ele estivesse a dizer-me que a existência terrena podia ser muito bela quando vista através do estado de espírito certo… Não passou muito tempo a compreender que no fundo eu queria voltar e viver a minha vida intensamente, embora este lugar me fizesse sentir tão bem… Esta experiência mudou a minha vida de diferentes modos. Por um lado não estou receoso de morrer…. Sei que o processo da morte não é nada como aquilo que eu pensei que seria … Percebo agora que o nosso tempo aqui é relativamente curto…».

sábado, 17 de setembro de 2011

REENCARNAÇÃO E RAYMOND MOOD

O médico americano Raymond A. Moody, licenciado em filosofia e em medicina, escreveu em 1975 um livro intitulado «Vida Depois da Vida», que ficou célebre em todo o mundo.
«Muitos vão supor que estes relatos são inacreditáveis e a sua primeira reacção vai ser pô-los de parte. Não posso censurá-los de forma alguma. Há alguns anos atrás, eu teria feito exactamente o mesmo…..Há uma parte do ser humano que sobrevive mesmo depois da morte física. Pode-se-lhe chamar psique, alma, mente, espírito, eu, ser, consciência…».
Moody relata no seu livro as pesquisas a que se dedicou, durante anos, no âmbito das «experiências de ante-morte».
«Alguns médicos começaram a indicar-me pessoas que tinham ressuscitado… O autor tem conhecimento de 150 casos: umas são pessoas que ressuscitaram depois de serem consideradas clinicamente mortas por um médico; outras sofreram graves acidentes na cabeça e estiveram perto da morte física. Há ainda as experiências de pessoas que no acto de morrerem, contaram o que viam e sentiam aos que estavam junto de si. Existe uma fantástica semelhança entre todas as experiências: um homem está a morrer e ouve o médico dizer que está morto; começa a ouvir um ruído desagradável (campainha ou besouro); começa a movimentar-se rapidamente através de um túnel escuro e comprido; depois sente-se subitamente fora do seu corpo físico, mas nas suas imediações, de modo que consegue vê-lo como um espectador; desse ponto exterior, observa as tentativas de reanimação, sentindo-se emocionalmente confuso; vai-se adaptando à sua nova condição; verifica que tem ainda corpo mas de natureza e poderes muito diferentes do outro que deixou para trás; vêm ao seu encontro outros seres para o saudar e ajudar; sente a presença de parentes e amigos que já morreram; surge depois um espírito acolhedor e adorável, um ser de luz; este mostra-lhe, num ápice, uma panorâmica da vida que viveu; sente uma espécie de barreira limite ente a vida e a morte; sente que todavia ainda não chegou a sua vez de morrer; resiste e não quer voltar à vida porque ali sente-se inundado de felicidade, amor e paz; depois reúne-se ao seu corpo físico e sobrevive».
Segundo aquele cientista, todos os «mortos vivos» sentem ao «morrer» uma grande paz, sossego e tranquilidade, e conseguem alcançar uma realidade muito mais completa e profunda, compreendendo num instante o sentido na sua existência.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ALBERTO JOÃO JARDIM E A MADEIRA

É um fala-barato, uma espécie de «ditador» pseudo-democrático que enriquece os ilhéus à custa do empobrecimento dos continentais. Governa há 33 anos (!!!) a pequena ilha da Madeira, que tem 200 mil habitantes e quase nada produz. Nas últimas semanas vem-nos surpreendendo com as suas dívidas escondidas. Para já, somados, são cerca de dois mil milhões de euros para os continentais pagarem. Trata-se de um escândalo absurdo, só possível porque o homem é um irresponsável e também porque uma impreparada classe política continental concedeu àquela ilha o estatuto de «Região Autónoma», o qual permite ao sr. Jardim endividar-se à nossa custa sem que nós possamos fazer alguma coisa para o travar. Fica-nos bem cara essa maldita autonomia! Claro que o sr. jardim e os seus comparsas deveriam estar na prisão. Só que em Portugal eles poderão continuar a desbaratar os dinheiros públicos na mais completa impunidade.
O presidente da República e o primeiro-ministro vão reunir para debater esta grave questão. Espero que Cavaco aja no sentido de demitir aquele fora de lei e de dissolver o parlamento da Madeira uma vez que está em causa o regular funcionamento das instituições democráticas.
O Instituto Nacional de Estatística considera que a principal consequência para Portugal da omissão de várias dívidas por pagar da Madeira às entidades estatísticas "poderá ser diminuir a credibilidade internacional do país"

REENCARNAÇÃO E RELIGIÕES - 2

O Jainismo, que repudia a adoração de ídolos, foi criado por Mahavira na Índia e acredita no céu, no inferno e na reencarnação. Defende que o sofrimento reside tão só no desejo e, para afastar-se o primeiro, haverá que eliminar-se o segundo. Se um homem conseguir libertar-se do desejo, estará preparado para alcançar uma maior felicidade. Entende que não se deve matar ou ferir nada vivente porque todos os seres, incluindo as árvores e os vegetais, têm alma. Aconselha a não roubar, não mentir, não beber em demasia, não cobiçar nem desejar nada, não cultivar o solo a fim de não matar os bichos, e a não cortar árvores. Acredita nas vantagens do ascetismo. Passar fome e tormentos ajudará o homem a alcançar a vida recta.
O Xintoismo tem a reencarnação como verdade incontestável e foi fundado no Japão, contando com 30 milhões de adeptos, parte dos quais são também budistas, cristãos e tauistas. Defende que ninguém pode apreender a verdade acerca do mundo a partir dos livros sagrados e que a verdade reside dentro de nós. Porém, para a descobrirmos, precisamos de levar uma vida contemplativa.
O Tauismo defende igualmente a reencarnação e foi fundado no século VI  antes de Cristo por Lao-Tsé, contando com 50 milhões de adeptos, sendo muitos deles igualmente budistas ou confucionistas. Originaram inúmeras seitas.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

DARIA UMA BOA DEPUTADA

Ela tem a língua mais comprida do mundo!

RONALDO ESTARÁ MESMO CONVENCIDO?!


"Penso que por ser rico, bonito e um grande jogador as pessoas têm inveja de mim. Não encontro outra explicação", prosseguiu Cristiano Ronaldo, que saiu do campo com um sentimento de injustiça

AS OPINIÕES DO TI ALBINO

Num país a sério, já teriam sido julgados e condenados os inventores das «novas oportunidades» e do «e-escolinhas», estúpidas iniciativas que sacaram inutilmente milhões de milhões ao erário público de um país falido como Portugal. Mas o impagável ti Albino, o tal «representante» de pais que não sabe o que diz, nunca se cansa de mandar as suas bocas...
O Governo suspendeu as inscrições no programa e-escolinhas, através do qual são fornecidos os computadores "Magalhães". O Ministério da Educação "deve esclarecer rapidamente qual é a sua posição a respeito deste programa. Que está suspenso já sabemos, mas convinha perceber-se quais são as intenções do Governo", disse Albino Almeida ao jornal. Este programa foi lançado no primeiro Governo de José Sócrates e já permitiu entregar mais de 700 mil computadores a alunos do 1.º ciclo.

REENCARNAÇÃO E RELIGIÕES - 1

As origens do Hinduísmo, sem fundador individualizado, remontam à pré-história, sendo a religião mais antiga do mundo. Com 310 milhões de adeptos, é seguida na Índia, no Ceilão e até na África do Sul, dividindo-se em muitas seitas, com algumas contradições entre si. De entre as escrituras das grandes religiões, os «Vedas» da Índia são as mais antigas. Defendem que existem 8.400.000 diferentes espécies de vida, começando pelos micróbios e passando pelos peixes, plantas, insectos, répteis, até chegar aos humanos e aos semi-deuses. E ensinam que o ser humano poderá reencarnar em qualquer delas. O seu credo fundamental é a existência de um Espírito Universal, sem princípio nem fim, chamado Brama, ou seja, a alma do Mundo, ou Deus. Ensina ainda que quando um homem morre a alma sai do corpo e poderá entrar num recém-nascido.
O Budismo foi fundado na Índia no século VI AC por Buda, que teria vivido 530 vidas. Constituiu uma tentativa de aperfeiçoar o Hinduísmo. Combate a adoração de ídolos e defende a tese da reencarnação. Tem 150 a 520 milhões de adeptos, distribuídos pela China, Japão, Ceilão, Tailândia, Birmânia, Indochina, Tibete, Coreia e Mongólia, existindo poucos budistas na Índia

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CAOS QUE AÍ VEM - 12

O Brasil “está sempre disposto a participar em qualquer esforço internacional”, disse hoje em Brasília, Dilma Rousseff, citada pela Bloomberg. A responsável acrescentou que o país “tem instrumentos para diminuir o impacto da crise” sublinhando, no entanto, que não existe um sistema internacional para resolver o problema que assola vários países.
O ministro das Finanças do Brasil, Guido Mantega, revelou ontem que o Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) vão reunir-se na próxima semana em Washington para discutir maneiras de ajudar a União Europeia a estancar a crise de dívida que está a assolar vários países da região


A directora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, declarou que a iniciativa dos países emergentes, como os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), de comprar títulos europeus era "interessante". No entanto, deixou claro que espera que estes "não se limitem a títulos seguros de poucos Estados".

MÉXICO PERIGOSO - 2

Dois jovens foram assassinados em Nuevo Laredo, no México, e pendurados de uma ponte pedonal por utilizarem as redes sociais para denunciar actividades criminosas. Nuevo Laredo, nordeste do México, é controlada pelo cartel Los Zetas, formado por ex-militares de elite, que lutam, diz a agência, contra o Cartel do Golfo pelo controle do tráfico de droga. A zona de Nuevo Laredo faz fronteira com os EUA e todos os dias é notícia nas redes sociais, utilizadas para denunciar a violência e antecipar tiroteios.




REENCARNAÇÃO E GRANDES HOMENS


Com o tempo fui-me apercebendo de que a tese da reencarnação tem, desde há muitos séculos, constituído uma crença firme por uma parte substancial da humanidade. Muitas figuras célebres do passado acreditaram na reencarnação. E grande parte da população mundial actual também acredita.
No ocidente, durante o Renascimento, reavivou-se o interesse pela crença na reencarnação. Uma das figuras proeminentes daquela época foi o destacado filósofo e poeta italiano Giordano Bruno, a quem a Inquisição condenou a morrer na fogueira pelos seus ensinamentos sobre a reencarnação.
Voltaire não a recusava liminarmente pois dizia que não é mais surpreendente nascer duas vezes do que nascer uma só vez.
Em 1814 o presidente dos EUA Adams escrevia ao ex-presidente Thomas Jefferson confessando a mesma crença.
Napoleão dizia aos seus generais que na reencarnação anterior havia sido Carlos Magno.
O General Patton, um herói americano da Segunda Guerra Mundial, não escondia idênticas convicções.
Charles Dickens, no seu livro «David Coperfield» escreveu: todos temos tido a experiência ocasional de que o que estamos dizendo ou fazendo nos parece que já foi dito ou feito num remoto passado.
Henry Ford declarou um dia a um periodista que o entrevistara: adoptei a teoria da reencarnação quando tinha 26 anos.
Gandhi confessou: crendo como creio na reencarnação, vivo com a esperança de que, se não nesta vida, em alguma outra serei capaz de aproximar toda a humanidade num abraço amistoso.
O beatle George Harrison afirmou: os nossos amigos são almas que conhecemos noutras vidas.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O INCUMPRIMENTO DA LEI

Vejo que na minha universidade continuam calmamente os concursos de progressão de carreira, que estão proibidos por lei, mas que, na verdade, decorrem serenamente”, exemplificou Marcelo Rebelo de Sousa.

CORRIDA DESENFREADA CONTRA OS MERCADOS

A Europa está a viver sérios momentos de angústia resultantes da ditadura dos mercados internacionais. Não são os mercados os culpados mas sim este sistema capitalista absurdo assente em pés de barro.
Os governantes dos diferentes Estados europeus, não conseguindo descobrir qual a verdadeira origem do mal, correm desesperadamente em todas as direcções.
No estado em que as coisas estão, é óbvio que os gregos entrarão em falência, por muitas ajudas que ainda venham a receber. E é igualmente óbvio que o mesmo acontecerá pouco depois a Portugal (cuja dívida é maior do que a grega) e à Irlanda. Cairão mais tarde grandes países como a Itália e Espanha. E nem sequer a França, com o triplo A, escapará.
Neste cantinho à beira mar plantado, aguarda-nos um caos económico, financeiro e social nunca visto por estas bandas. E o grande drama é que o País paralisará sem que os vizinhos possam vir ajudar-nos.

CAOS QUE AÍ VEM - 11


O Tesouro italiano colocou 3,9 mil milhões de euros na abertura de uma nova linha de dívida a cinco anos, com a procura a superar em apenas 1,28 vezes a oferta. Títulos vão render uns inéditos 5,6%, contra os 4,93% de um leilão realizado em Julho.

Fonte da Presidência francesa adiantou a vários media internacionais que a chanceler alemã, Ângela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, poderão fazer hoje uma comunicação sobre a Grécia.


AS EXPLICAÇÕES DO PARAPSICÓLOGO ÓSCAR QUEVEDO PARA FENÓMENOS IDÊNTICOS AOS VIVIDOS PELA FAMÍLIA RAMOS

Óscar Quevedo, no seu livro «A Face Oculta da Mente», descreveu casos idênticos por si estudados, alguns deles estranhamente coincidentes com os ocorridos no palacete da família Ramos: A filha mais velha, pelos 12 anos, assustava-se sempre que, estando sozinha numa sala, via entrar uma velhinha de aspecto simpático, que lhe murmurava algo e desaparecia... Passos, portas a abrir e fechar, todos ouviam durante a noite... A ST (sugestão telepática) é facilitada pela maior emotividade e pela agonia ou estado entre a morte aparente e a real; A ST pode, por precognição, adiantar-se à morte e é mais frequente a ST retrocognitiva; outras vezes pode ser ST antiga captada inconscientemente, que só algum tempo após a morte do ser querido surge ao consciente do percipiente; a notícia pode provir, sem que o percipiente se dê sempre conta, de uma terceira pessoa».
Em «As Forças Físicas da Mente», (tomo 1)  Óscar Quevedo escreveu: O ectoplasma deve ser considerado como um fenómeno de condensação de telergia; num primeiro estágio de condensação a telergia não passa de um fluido de pequeníssima radiação humana … o ectoplasma apresenta-se praticamente sempre com alguma finalidade: para realizar telecinesias…, ou para moldar-se em diversas formas…..… há mãos e pés complementares que muitas vezes foram vistos movimentando objectos e que, nem sempre, como poderia parecer à primeira vista, seriam fraude….…O ectoplasma é uma telergia condensada …. que tem a capacidade de se acomodar aos desejos do inconsciente … e de moldar-se para reproduzir plasticamente as imagens do inconsciente……  Pode ver-se o ectoplasma a condensar-se gradativamente, primeiro como um nevoeiro e por fim, com maior densidade, em forma de mão… O ectoplasma pode manifestar considerável força … (telecinesia) …O dotado experimenta variações de peso de acordo com o peso do objecto que movimenta ou levanta…».

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CAOS QUE AÍ VEM - 10

A falta de liquidez é de tal ordem que, segundos vários meios de comunicação social, os gregos já só têm dinheiro para mais um mês. Notícias que acentuam os receios de que a Grécia possa entrar em incumprimento e tornam urgente que seja desbloqueada mais uma tranche dos 110 mil milhões de euros aprovados em Maio. No entanto, FMI e Alemanha, entre outros, não estão dispostos a libertar mais dinheiro a menos que a Grécia assegure os acordos relativamente ao défice, o que parece cada vez mais improvável. 

O PALACETE ASSOMBRADO DA FAMÍLIA RAMOS - 3

As portas, apesar de fechadas à chave, abriam-se sozinhas. E por vezes durante a noite, estando a família deitada, ouviam-se passos nos corredores, portas a abrir e fechar, quadros a mexerem-se e caírem, e até pequenos objectos a mudar de posição.
Tendo falecido nas proximidades, num acidente de mota, um jovem conhecido da família, a imagem deste apareceu no palacete no momento da morte, esboçando um sinal de despedida e desaparecendo a seguir, como se o moço quisesse dar a notícia de que acabara de partir.
Dora, quando permanecia na casa de banho, via ali aparecer frequentemente um frade calvo e sorridente, envergando vestes conventuais, espreitando-a com ar maroto sobre a porta. Aquele frade até é um tipo simpático e divertido, dizia. Não era uma figura vaporosa, tratava-se de uma imagem compacta, uma imitação rigorosa de um homem real. Dora, embora evitando a aproximação, tinha a impressão de tratar-se de algo palpável. E, à parte o pequeno susto sofrido na primeira vez que a viu, o sentimento que essa figura lhe inspirava não era arrepiante, antes pelo contrário, parecia trazer-lhe paz interior.
A filha mais velha, de 12 anos de idade, gostava de contar-me as suas experiências pessoais. Uma das mais interessantes havia ocorrido numa tarde em que se encontrava sozinha na sala de estar. Começou por sentir que a temperatura da sala sofreu uma queda brusca. De seguida viu a porta abrir-se e entrar uma velha senhora, com uma configuração física pouco compacta. Assustada, a adolescente ouviu a velha tentando sossegá-la: Não tenhas medo que eu não te faço mal! A estranha mulher murmurou depois uma mensagem inaudível e desapareceu.

domingo, 11 de setembro de 2011

11.SETEMBRO.2001

Vivi horrores indizíveis no âmbito de uma guerra e passei, a partir daí, a atribuir um enorme valor à paz. Desprezo e odeio os assassinos sem escrúpulos, os assaltantes violentos e sobretudo aqueles que em nome de Deus se transformam em diabos sanguinários como os malditos muçulmanos radicais que fizeram o 11 de Setembro. Mas, por aquilo que vou sabendo, espantam-me as enormes deficiências de actuação das poderosas autoridades de investigação norte americanas que muitas vezes não conseguem ver um perigoso touro à frente do nariz e preferem perseguir inofensivas ovelhas.
Um dia, estando a fazer o chek-in no aeroporto do Rio de Janeiro para viajar para Nova Iorque, notei que um estúpido polícia americano à paisana trepou o balcão para me fotografar. Por usar pêra? Não sei. Não o mandei à merda para evitar sarilhos. Porque haveriam, por essa altura, os funcionários dos serviços aduaneiros dos EUA de me estragarem o relógio despertador e descarregarem a máquina de barbear que seguiam na mala? Eles não saberão distinguir uma bomba de objectos domésticos de rotina e facilmente identificáveis?!

O PALACETE ASSOMBRADO DA FAMÍLIA RAMOS - 2

Dora, com o seu modo de ser descontraído, acabou por habituar-se a lidar com aquela situação, acomodando-se. Mas os filhos assustavam-se. José, o chefe da família, com os pés bem assentes na terra e sempre absorvido pelas suas actividades profissionais, ridicularizava as narrações que os familiares lhe faziam. Ele acreditava apenas no que via. Nada de almas do outro mundo nem de casas assombradas! Aquilo que «a priori» poderia parecer anormal deveria ter uma explicação qualquer, bem terrena. Mas a sua descrença acabou também por ser posta em causa. Numa bela noite, ao entrar na residência, uma estranha ave sobrevoou-o, sumindo-se a seguir, como se fosse um animal vaporoso, vindo de outra dimensão. E a cena repetiu-se várias vezes, deixando José muito inseguro.
Francisco, a caminho dos dois anos de idade, acordava por vezes com um choro convulsivo, explicando à mãe que fora atacado por uma mão peluda, que afastava as roupas da cama e o tocava. Um fenómeno que acabou por diminuir de frequência e intensidade com o crescimento do rapazinho. Era um fenómeno bem conhecido dos parapsicólogos, tendo sido estudado e explicado por Óscar Quevedo.
Dora tinha orgulho no seu valioso tapete de parede. Custara-lhe uma pequena fortuna. Mas a partir de certa altura passou a evitar olhá-lo. É que dele saíam espíritos semitransparentes.

sábado, 10 de setembro de 2011

AUMENTAM AS DIFICULDADES, AUMENTAM OS PEREGRINOS

Os dados disponibilizados pela Agência Lusa apontam para um aumento do número de peregrinos de nacionalidade portuguesa. Este ano, já rumaram a Compostela mais de sete mil portugueses (em 2009 foram 4.854). Como "curiosidade" a associação refere que "o número de peregrinos de nacionalidade portuguesa ultrapassa pela primeira vez, analisando as estatísticas desde 1992, o número de peregrinos de nacionalidade francesa".

DÍVIDA TOTAL ESPANHOLA

El Banco Internacional de Pagos diferencia entre los países donde la deuda de las empresas suma más de la mitad del total nacional, como en los casos de España, Bélgica y los países nórdicos; y los países donde la deuda pública predomina sobre el resto, como Japón, Italia y Grecia. En España, la deuda del sector público, de los hogares y de las empresas sumaba un 172% del PIB en 1980, según los datos de la OCDE. Diez años después rondaba el 187%; pero se disparó con el 'boom' inmobiliario que sucedió a la crisis de los noventa: un 258% del PIB en el año 2000 y un 355% en 2010.

QUERO LÁ SABER DO CONGRESSO!

É um maçador e irrelevante congressozinho do PS onde nada há para decidir. Mas, apesar disso, as três televisões portuguesas correram para lá dando cobertura a discursos ocos, matreiramente aplaudidos por vira-casacas e gente que deixou o país enjoado.

O PALACETE ASSOMBRADO DA FAMÍLIA RAMOS - 1

Fui-me apercebendo ao longo do tempo de que o mundo dos fantasmas está muito mais enraizado na vida dos portugueses do que imaginara. A maior surpresa veio de uma família das minhas relações, em cuja residência aconteciam fenómenos muito estranhos.
É um confortável palacete construído no início dos anos setenta pelo então jovem casal Ramos sobre o cemitério de um antigo convento, perto do Rio Almonda, no distrito de Santarém. Desse convento restam ainda algumas ruínas a poucas dezenas de metros do palacete, uma vivenda de sonho, cercada de um belo jardim arborizado, que inspira bem-estar e tranquilidade.
A primeira vivência marcante de Dora naquele casarão ocorreu quando Francisco, o filho mais novo, estava prestes a nascer. Depois de perder a consciência, viu-se na zona do tecto, olhando o seu próprio corpo, assistindo aos socorros que o médico lhe prestava e ouvindo as conversas das pessoas presentes, sem poder comunicar com elas.
Mas novos eventos, bem mais assustadores, passaram a abater-se sobre o palacete. Este transformara-se numa casa assombrada.
Interessei-me pelas peripécias daquela família, sobretudo enquanto os quatro filhos do casal foram crianças. Todos eles eram pessoas normais, da classe alta, felizes e equilibrados, sem conhecimentos de parapsicologia nem ligações de qualquer espécie a crenças espíritas. Sentiam apenas que algo estaria errado quando as «almas do outro mundo» resolveram fixar-se no palacete. 

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CAOS QUE AÍ VEM - 9

O líder do partido Verdadeiros Finlandeses, Timo Soini, considera injusto que os países da zona euro paguem os erros da Grécia, Irlanda e Portugal. Para o líder dos conservadores, só há duas opções: ou saem os infractores ou os países ricos.

A EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA DAS VISÕES SEGUNDO QUEVEDO

Há quem consiga «ver» o que se está a passar (ou vai passar) num local distante milhares de quilómetros. É um fenómeno que acontece de modo espontâneo, ninguém adivinhando quando quer. As pessoas que têm essas visões possuem por vezes uma saúde debilitada, podendo sofrer de histeria ou de epilepsia, se bem que possam ser também saudáveis.
O conhecido parapsicólogo Óscar Quevedo referiu-se ao fenómeno da adivinhação no seu livro «A Face Oculta da Mente»: A precognição é um facto indiscutível. Nenhum parapsicólogo nem cientista algum com conhecimento de causa pode propor a menor objecção à precognição …. Há casos espontâneos que não parece possível que se possam explicar senão por uma faculdade paranormal de conhecimento directo do futuro. A tragédia do Titanic, que naufragou na noite de 14 para 15 de Abril de 1912, já estava prognosticada desde o dia 23 do mês anterior por O´Connor que, avisado repetidamente em sonhos, acabou por não ir.
E a páginas 352 do mesmo volume, Quevedo escreveu: A menina May, lendo uma tarde no seu quarto, tem a sensação súbita de que alguém entra no aposento. Não enxerga nada mas de repente sente um longo beijo sobre a fronte. A menina May levanta a cabeça e vê detrás da cadeira o seu noivo, ainda inclinado para a abraçar. Depois, tudo desaparece. Ela teve tempo de distinguir toda a figura dele… Naquele mesmo dia, longe de lá, o Sr. Lichfield, o noivo, era vítima de um acidente de cavalo. Só que neste caso, embora o noivo tenha ficado em coma, não morreu e acabou por casar com ela.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A JUSTIÇA DOS CALOTEIROS

Todas as sensatas administrações de condomínios afixam mensalmente a relação das quotas pagas e não pagas. Mas aparece-nos agora uma «brilhante» decisão judicial defendendo que essa prática constitui um crime!!! Ao que chega a justiça em Portugal para defender caloteiros!
Os Juízos Criminais do Porto terão de julgar o administrador de um prédio por ter afixado um cartaz a publicitar as dívidas da vizinha do 4.º andar ao condomínio, decidiu o Tribunal da Relação. O cartaz que deu origem ao processo continha os dizeres "aviso de cobrança" e mencionava débitos da condómina num total de 234,07 euros, referentes aos anos de 2009 e 2010, não acrescentava quaisquer considerações sobre a devedora. A intervenção do tribunal de recurso neste processo surgiu depois de um magistrado judicial dos Juízos Criminais ter rejeitado a acusação particular da condómina, secundada pelo Ministério Público, considerando-a "manifestamente infundada". Nessa acusação, imputa-se ao administrador do prédio a prática dos crimes de injúrias e de difamação.

MALDITO ESTADO A QUE CHEGÁMOS!

Então estamos na bancarrota, os hospitais não têm dinheiro, são-nos retirados os nossos direitos, mas o Estado vai desviar preciosos recursos e gastar fortunas com brincadeiras de panascas?

As primeiras quatro pessoas que vão submeter-se a uma operação de mudança de sexo nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) já estão seleccionadas. O programa de cirurgias avança ainda este mês e será assegurado por uma equipa que reúne especialistas de Psiquiatria, Urologia, Ginecologia, Endocrinologia e Cirurgia Plástica, explicou o director do Serviço de Psiquiatria, António Reis Marques. A Unidade de Cirurgia Reconstrutiva Genito-Urinária e Sexual pretende responder a casos oriundos de todo o país, prevendo-se que, a partir de Outubro, sejam seleccionados mais candidatos às cirurgias. A operação é complexa e será assegurada por profissionais "altamente credenciados". Segundo António Reis Marques, são pessoas diferenciadas nas suas várias áreas de saber, de referência das respectivas especialidades, e com experiências parcelares nos campos relacionados com a mudança de sexo. 

A ESPERTEZA DO FREITAS

já todos sabíamos que o Freitas esperava que o «novo regime» o contemplasse com qualquer coisa. E ele bem fez por isso. Era um intrépido defensor do Sócrates mas quando o viu derrotado deu uma cambalhota suja e passou a bajular o Coelho. Aqui está o prémio.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) convidou Diogo Freitas do Amaral para o cargo de presidente do conselho de administração da Galp, substituindo assim Murteira Nabo. A CGD controla 1% do capital da petrolífera e representa os interesses do Estado.

AS VISÕES DE JOANA D´ARC

Joana d’Arc também tinha visões. Apesar de analfabeta, era dotada de elevados poderes mediúnicos, destacando-se de entre eles a visão do futuro. Foi uma extraordinária heroína francesa que, sob o impulso de vozes interiores, se pôs à frente de tropas fiéis a Carlos VII, obtendo vitórias militares espantosas. A Inquisição inglesa não perdoou que a jovem soldado visse e soubesse muitas coisas que os outros não viam nem sabiam. E, acusando-a de ter pactos com o demónio, queimou-a viva na fogueira, quando ela tinha apenas dezanove anos de idade, no ano de 1.431. Porém, a mesma Igreja Católica cujo clero a assassinou, acabou mais tarde por considerar respeitáveis os seus poderes sobrenaturais e tornou-a Santa.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

KADAFI TERÁ FUGIDO COM OURO E DIVISAS?

Todo el mundo se preguntaba lo mismo ayer en Trípoli. ¿Viajaba Muamar el Gadafi en el convoy? La confusión impregnaba las informaciones respecto a la caravana de decenas de vehículos militares, entre 50 y 200, según las fuentes, que desde Libia llegó a Níger entrada la noche del lunes cargada de oro y divisas. El Gobierno de este país sahariano negó que el dictador se hallara en el convoy, en el que se desplazaban oficiales libios y guerrilleros tuaregs que sirvieron al tirano durante los seis meses de una guerra que ya se apaga en Libia. El ministro de Asuntos Exteriores de Níger, Mohamed Bazoum, se ha mostrado tajante y ha comunicado que la presencia de Gadafi en su país "representaría un problema para su país".





CAOS QUE AÍ VEM - 8



Os juros da dívida pública grega no mercado secundário, a dois anos, estão a negociar nos 54,493%, registando assim, uma subida de 217 pontos base, de acordo com a tabela de preços genéricos da Bloomberg. 

Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, disse hoje aos jornalistas na Bulgária, que a Grécia só receberá a próxima tranche de financiamento se todas as condições estiverem reunidas para tal.
O Senado italiano é hoje chamado a votar um plano de austeridade no valor de 54 mil milhões de euros. No entanto, o presidente da Comissão de Finanças do Senado já veio dizer que não será suficiente, e que o país vai precisar de mais um programa de ajustamento dentro de um mês.

PENA DE MORTE

Já lá vai o tempo em os Açores eram seguros. A partir do momento em que os EUA decidiram exportar condenados descendentes de açorianos para aquelas ilhas, a tranquilidade também por ali desapareceu. Defendo convictamente a pena de morte para casos deste calibre.
A Polícia Judiciária anunciou, esta quarta-feira, a detenção de dois jovens, de 16 e 20 anos, suspeitos da autoria de um crime de homicídio qualificado ocorrido na ilha Terceira, nos Açores. A vítima, um homem de 77 anos, encontrava-se num "local ermo" e estava "particularmente indefesa", segundo refere um comunicado da Polícia Judiciária, acrescentando que os arguidos "usaram de invulgar violência". Segundo a Polícia Judiciária, os autores do homicídio desferiram "diversas pancadas na cabeça da vítima", utilizando "pedras de dimensões consideráveis".

CAOS QUE AÍ VEM - 7


A taxa de juro implícita nas obrigações portuguesas está hoje a subir no dia em que Tribunal Constitucional alemão rejeitou as queixas contras as ajudas da Alemanha aos países mais endividados do euro. No entanto, a entidade disse que o Governo de Merkel deve procurar a aprovação do Parlamento antes de garantir os resgates.
O milionário George Soros acredita que a crise da dívida soberana na Europa é pior que o colapso do Lehman Brothers, que lançou o pânico nos mercados em 2008. “Esta crise tem potencial para ser muito pior que o Lehamn Brothers”, defendeu George Soros, citado pela CNBC, destacando a falta de uma autoridade pan-europeia para lidar com uma crise bancária desta gravidade.


AS VISÕES DE CIDALINA


Ortiz, residente na zona de Vialonga, nos arredores de Lisboa, confidenciou-me que Cidalina, a sua filha mais velha, de quinze anos de idade, que sofria de epilepsia, andava a ver coisas muito esquisitas. A imagem do avô, falecido pouco tempo antes, surpreendia-a com frequência. O fantasma balbuciava-lhe qualquer coisa que ela não entendia e desaparecia logo a seguir.
Mas não eram as aparições do avô que mais a atormentavam. Um dia a moça contou à mãe ter-lhe passado pela mente, num lapso de segundos, a imagem nítida de um acidente de viação grave, ocorrido perto da porta do seu prédio. E no dia seguinte o acidente aconteceu como a filha lho havia narrado.
Pouco depois Cidalina foi vítima de uma nova visão perturbadora, que narrou à mãe em pormenor. Um comboio que saíra da Beira Baixa, ao passar perto da sua casa, chocou de frente com outro. Assustada, viu numerosas ambulâncias transportando os mortos e os feridos. Também desta vez o trágico acidente, com muitas vítimas, não tardou a concretizar-se, exactamente como a moça o vira na sua mente.
Fenómenos dessa natureza envolvem não apenas doentes epilépticos como a sua filha mas também gente perfeitamente saudável. A epilepsia, por quaisquer razões desconhecidas, contribui muitas vezes para levantar o véu que nos separa de um mundo paralelo que abrange o futuro, sendo então possível espreitar uma realidade que, em circunstâncias normais, nos é vedada. Episódios como esses não poderão confundir-se com alucinações, embora ambos possam ter origens psíquicas próximas.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CAOS QUE AÍ VEM - 6



A saída de um “país fraco” da zona euro, como Portugal, custaria, segundo as estimativas dos três economistas, entre 9500 a 11.500 euros por pessoa no primeiro ano, o equivalente a 40 ou 50 por cento do PIB desse país. Nos anos seguintes, o custo iria variar entre os 3000 e os 4000 euros por cada cidadão. Estes cálculos incluem as consequências que um país de menor dimensão económica sofreria caso abandonasse o euro: incumprimento da dívida pública, insolvência de empresas, colapso do sistema financeiro e do comércio internacional. 

AS PULSEIRAS MAGNÉTICAS

Na década de oitenta, durante alguns meses, muitos portugueses andaram iludidos com a milagrosa acção das pulseiras «magnéticas». Era uma superstição massificada, baseada na contagiosa convicção de aquelas serem meios de cura para todas as doenças. Como poderia uma simples argola metálica de má qualidade ser dotada de dons sobrenaturais? Certo é que os utilizadores propagandeavam os seus extraordinários efeitos curativos.
Alguns comerciantes aproveitaram a onda de crendice e entraram no negócio em força, publicitando nos jornais e nas televisões a eficácia das pulseiras por eles fabricadas. As farmácias vendiam-nas a preços exorbitantes enquanto os vendedores ambulantes as despachavam baratas nas esquinas das ruas e nas feiras rurais. Os portugueses estavam a viver uma intrigante moda supersticiosa.
Problemas de saúde delicados que não se haviam resolvido nos consultórios médicos e nos hospitais estariam a ser ultrapassados pelo uso das argolas!
Algum tempo depois, estranhamente, a moda das pulseiras cessou de repente. De um momento para o outro, na mente dos utilizadores gerou-se a ideia de que as «pulseiras magnéticas» haviam deixado de surtir efeito. As criaturas que acreditavam nos seus poderes mágicos e diziam convictamente sentir-se muito melhor com elas perderam essa crença e puseram-nas de lado.
Mas porque terá renunciado às argolas metálicas toda a gente ao mesmo tempo? Que tipo de fenómeno oculto terá impulsionado as criaturas em certa altura a agirem maciçamente num sentido para, meses depois, agirem no sentido inverso?
Decorridos muitos anos apareceram charlatães a tentar relançar a moda das pulseiras e a fazer renascer a estúpida superstição dos anos oitenta. É o que se infere da publicidade inserida na «Dica da Semana», um jornal dos hiper-mercados LIDL, no seu número de 25 de Janeiro de 2007: eis como, graças a esta pulseira especial, centenas de pessoas aliviaram as suas dores… Faça você também esta experiência e constate os resultados em si próprio. Nem vai acreditar…. Eram argolas vendidas numa «promoção especial» a 24,95 Euros. De acordo com aquele reclamo, elas combatem as dores de cabeça, dores de costas, dores na nuca, dores lombares, dores reumáticas, dores nas ancas, dores ciáticas, e até problemas relacionados com artroses, digestão, tensão arterial, insónias e cansaço inexplicável!...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

LAVAR AS MÃOS AJUDA OS MÉDICOS A SALVAR VIDAS

Um médico não gostou do que leu e protestou. Mas não tem razão. Com este título foi publicado um artigo no Diário de Notícias de 4 de Maio de 2.008
por
ANA BELA FERREIRA 04 Maio 2008http://www.dn.pt/Common/Images/img_dn/icn_comentario.gif
Falta de higiene das mãos dos médicos é uma das principais causas de infecções hospitalares. O Hospital de S. João tinha em 2006 uma taxa de infecção de 19%, mais do dobro nacional, o que levou o director clínico a decretar processos disciplinares para quem não lavasse as mãos. A taxa está nos 13% . As infecções hospitalares são mais um dos flagelos que os médicos tentam combater. Muitas vezes, à doença que levou o paciente a ser hospitalizado junta-se uma infecção associada aos cuidados de saúde. No mundo inteiro, são cerca de 1,4 milhões os doentes afectados por estas infecções, das quais cerca de 40% são transmitidas pela falta de higiene das mãos dos clínicos, diz o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Portugal, 8% dos doentes hospitalizados é vítima de uma infecção hospitalar, segundo dados de 2003 da Direcção-Geral de Saúde (DGS). No Hospital de S. João, no Porto, essa média era, em 2005, de 19%, número que levou o então director clínico, António Ferreira, a decretar a instauração de um processo interno a todos os profissionais de saúde que não lavassem as mãos. A fiscalização ficaria a cargo dos próprios profissionais de saúde e dos seus superiores hierárquicos. Hoje, quase dois anos depois da aplicação da medida, "o indicador interno do hospital aponta para os 13%", revela a directora clínica adjunta do S. João, Margarida Tavares. Para a médica, "o problema é que, para cumprir as regras do controlo de infecção, o pessoal hospitalar tem de lavar as mãos centenas de vezes".