Na década de oitenta, durante alguns meses, muitos portugueses andaram iludidos com a milagrosa acção das pulseiras «magnéticas». Era uma superstição massificada, baseada na contagiosa convicção de aquelas serem meios de cura para todas as doenças. Como poderia uma simples argola metálica de má qualidade ser dotada de dons sobrenaturais? Certo é que os utilizadores propagandeavam os seus extraordinários efeitos curativos.
Alguns comerciantes aproveitaram a onda de crendice e entraram no negócio em força, publicitando nos jornais e nas televisões a eficácia das pulseiras por eles fabricadas. As farmácias vendiam-nas a preços exorbitantes enquanto os vendedores ambulantes as despachavam baratas nas esquinas das ruas e nas feiras rurais. Os portugueses estavam a viver uma intrigante moda supersticiosa.
Problemas de saúde delicados que não se haviam resolvido nos consultórios médicos e nos hospitais estariam a ser ultrapassados pelo uso das argolas!
Algum tempo depois, estranhamente, a moda das pulseiras cessou de repente. De um momento para o outro, na mente dos utilizadores gerou-se a ideia de que as «pulseiras magnéticas» haviam deixado de surtir efeito. As criaturas que acreditavam nos seus poderes mágicos e diziam convictamente sentir-se muito melhor com elas perderam essa crença e puseram-nas de lado.
Mas porque terá renunciado às argolas metálicas toda a gente ao mesmo tempo? Que tipo de fenómeno oculto terá impulsionado as criaturas em certa altura a agirem maciçamente num sentido para, meses depois, agirem no sentido inverso?
Decorridos muitos anos apareceram charlatães a tentar relançar a moda das pulseiras e a fazer renascer a estúpida superstição dos anos oitenta. É o que se infere da publicidade inserida na «Dica da Semana», um jornal dos hiper-mercados LIDL, no seu número de 25 de Janeiro de 2007: eis como, graças a esta pulseira especial, centenas de pessoas aliviaram as suas dores… Faça você também esta experiência e constate os resultados em si próprio. Nem vai acreditar…. Eram argolas vendidas numa «promoção especial» a 24,95 Euros. De acordo com aquele reclamo, elas combatem as dores de cabeça, dores de costas, dores na nuca, dores lombares, dores reumáticas, dores nas ancas, dores ciáticas, e até problemas relacionados com artroses, digestão, tensão arterial, insónias e cansaço inexplicável!...