Vivemos seguramente a pior crise económica dos últimos cem anos e não sabemos ao certo onde ela nos irá conduzir.
Dizem os economistas e políticos mentirosos que o nosso problema estará solucionado daqui por dois ou três anos, desde que cumpramos o plano da troika.
Mas não será assim. Por muitos planos que cumpramos os mercados estrangeiros olharão para nós com desconfiança e, durante largos anos, não nos emprestarão dinheiro na quantidade necessária e a juros suportáveis. E sem dinheiro o País não poderá funcionar.
Parece-me óbvio que nem sequer conseguiremos cumprir o primeiro plano, aquele que foi imposto há dias pela troika. Tal como está a acontecer agora com a Grécia.
Só com a miséria dos seus cidadãos Portugal voltaria a ser viável. Para endireitarmos as finanças do país teríamos todos de entregar dois terços dos nossos proventos ao Estado.
As probabilidades da nossa saída da zona Euro, ou mesmo do fim deste, são cada vez maiores. Se tal desgraça nos acontecer, teremos miséria sobre miséria.
E ainda por cima existem indícios preocupantes de que também os EUA se vão afundando na sua enorme dívida. O mundo poderá estar a aproximar-se de um colapso económico-financeiro sem precedentes. Para onde quer que olhemos, apenas vemos sinais de que não teremos vida fácil em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário