domingo, 10 de julho de 2011

BANCARROTA NOS EUA?

Os responsáveis políticos americanos andam a brincar com o fogo. Claro que o Governo acabará, como aconteceu noutras ocasiões semelhantes, por ser autorizado a imprimir mais umas toneladas de notas verdes. Mas a ameaça, a concretizar-se, não deixaria de ser assustadora. Seria acrescentar pólvora ao barril explosivo onde nós já nos encontramos.
A directora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, alertou este domingo para as "consequências devastadoras" de um eventual incumprimento dos Estados Unidos da América face aos compromissos com os seus credores sobre a economia norte-americana e mundial.
"Se estivermos perante um cenário de incumprimento, teremos, evidentemente, subida das taxas de juros, quedas enormes nas bolsas e consequências verdadeiramente devastadoras, não só para os EUA, mas para toda a economia mundial", afirmou Lagarde, acrescentando que não imagina esta probabilidade "nem por um segundo".
Os EUA encontram-se actualmente num impasse político, pois democratas e republicanos não se entendem quanto à possibilidade de aumentar o limite da dívida pública do país, que foi atingido em meados de Maio.
O Tesouro norte-americano tem insistido que até 2 de Agosto terá esgotado todos os recursos para evitar que os compromissos com os detentores de obrigações norte-americanas não sejam honrados.
Alguns economistas estimam que o Tesouro ainda teria meios para controlar a situação após esta data, mas Lagarde partilha dos receios do governo norte-americano.

Sem comentários:

Enviar um comentário