domingo, 31 de julho de 2011

JUVENTUDE DO VIAGRA

Quem estiver a tomar banho próximo deles e deixar cair o sabão, não deve baixar-se para apanhá-lo... 


Dois homens foram detidos no estado norte-americano da Florida depois de terem sido apanhados por um segurança a fazer sexo na casa de banho de uma loja. Warren Stines, de 82 anos, e David Henman, de 46, deixaram ontem a prisão após o pagamento de uma fiança de cerca de 800 mil euros cada um. David, bombeiro em Marion, foi afastado da sua actividade durante as investigação

Um cidadão chinês com cerca de 60 anos teve de passar por uma complicada cirurgia de emergência no hospital de Xiangzhou, na China, porque, segundo o próprio, colocou uma garrafa no ânus para curar uma obstipação. Segundo o site brasileiro da Globo ''G1', o objecto, com cerca de 16 centímetros, foi detectado através de um raio-x, numa altura em que já estava perto dos intestinos do homem.

Em Macapá, um idoso de 82 anos foi preso por policiais. João Olegario Vilhena é acusado de abusar sexualmente de uma adolescente de 12 anos, desde que a menor tinha 9 anos de idade.Segundo os agentes, o criminoso,  cuidava da menina, que é neta de uma vizinha. 
  

PARA QUE SERVEM OS TRIBUNAIS PORTUGUESES

Relação deixou prescrever processo de corrupção da Câmara de Portimão http://www.publico.pt/includes/img/vazio.gif?t=1312151908,97892
Antigo director municipal recorreu em 2006 de uma condenação a três anos e meio de prisão. Quatro anos depois, a Relação de Évora concluiu que o crime tinha prescrito no ano anterior.Um antigo director do Departamento de Urbanismo da Câmara de Portimão e ex-presidente do Portimonense Sporting Clube, Alberto Estêvão, livrou-se em Novembro passado do cumprimento de uma pena de prisão a que tinha sido condenado em Maio de 2006. Nessa altura, recorreu da sentença para o Tribunal da Relação de Évora, mas este demorou mais de quatro anos para decidir que o processo, afinal, tinha prescrito quase três anos depois de ali ter chegado, não se pronunciando sequer sobre o teor do recurso.

sábado, 30 de julho de 2011

ROMANO PRODI E O MAL-ESTAR NA EUROPA

A assustadora situação financeira da Europa degrada-se todos os dias. Cada País, antes de cair, grita sempre que está bem de saúde e que o vizinho do lado é que está mal.

Prodi apela ao Governo italiano para “reagir”, num editorial no diário IL Messaggero publicado, onde afirma também que a Itália está numa situação económica muito mais sólida que a de Espanha.Segundo o antigo primeiro-ministro italiano, as elevadas taxas de juro que a Itália está a ser obrigada a pagar para emitir as suas obrigações devido à turbulência nos mercados torna “vãs” as medidas de austeridade decididas a meio do mês pelo Parlamento italiano. “Devemos reagir ao egoísmo alemão”, escreve Prodi, citando números publicados recentemente pelo Financial Times segundo os quais o Deutsche Bank vendeu a quase totalidade das suas obrigações italianas, num montante de oito mil milhões de euros. Esta decisão constitui “um sinal impressionante de falta de confiança” dado aos investidores, que insta o Governo italiano a protestar junto do Governo alemão contra esta venda maciça de obrigações. Prodi insiste também nas principais diferenças existentes, segundo ele, entre a Itália e a Espanha, ambas sob pressão dos mercados há várias semanas, sublinhando que a Espanha sofre de um maior défice orçamental, um sistema bancário mais fraco e uma taxa de desemprego mais elevada. Romano Prodi foi presidente da Comissão Europeia entre 1999 e 2004, depois de ter dirigido o Executivo italiano como primeiro-ministro de 1996 a 1998.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

AVELINO FERREIRA TORRES E O SEU RELÓGIO DE OURO


Muito raramente os tribunais condenam políticos por leviandades corruptas deste género. Seria interessante que a justiça, perante as declarações de um ex-presidente da República e de um ex-ministro das Finanças que disseram perante as câmaras das televisões que se fartaram de receber e levar para suas casas valiosas ofertas no exercício dos seus cargos, investigasse e agisse em conformidade. Neste caso que envolveu pequenos «autarcas» não teve dificuldade em agir por se tratar de arraia miúda e já sem peso algum


O Tribunal do Marco de Canaveses condenou esta sexta-feira a três anos de prisão, com pena suspensa, 19 autarcas de freguesia por terem em 2004 usado dinheiro das juntas para pagar um relógio de ouro oferecido a Avelino Ferreira Torres. O colectivo de juízes considerou provado que os 19 autarcas praticaram um crime de peculato em co-autoria. Os arguidos, entre os quais presidentes, secretários e tesoureiros, foram também condenados a restituir às respectivas juntas de freguesia, no prazo de três meses após trânsito em julgado do acórdão, o valor usado para a aquisição do relógio, em média cerca de 500 euros por autarquia. Outros seis autarcas de freguesia neste processo, também arguidos e que vinham acusados pelo Ministério Público do mesmo crime, foram absolvidos pelo tribunal. O relógio de pulso em ouro, avaliado em 15 mil euros, foi oferecido em Novembro de 2004 ao antigo presidente da câmara numa festa de aniversário e de despedida quando Avelino Ferreira Torres já tinha anunciado a sua candidatura ao município vizinho de Amarante.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

CAIRO

Estávamos no outro lado da rua e tivemos de atravessar, aos poucos, uma passadeira que conduzia à porta do centro comercial e que nenhum automobilista respeitava, apesar dos meus acenos. Lá dentro, olhei com curiosidade o ambiente nocturno. Num café umas dezenas de mulheres com lenços islâmicos na cabeça falavam ruidosamente. Nem um só homem. A minha amiga, que ia ao meu lado, disse-me que um árabe tarado a seguia desde que havíamos entrado. Olhei de soslaio e dei-lhe um coice no sítio. O animal não tugiu nem mugiu e o problema ficou resolvido naquele recanto do Cairo.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PAQUISTANÊS MATA SEIS FILHAS POR QUESTÃO DE HONRA

Um homem paquistanês, residente na província de Punjab, matou as seis filhas por sentir que elas mancharam a honra da família. Duas porque tinham namorado, as outras quatro porque guardaram segredo. Mubashir Arif suspeitava que duas das filhas mantinham relações amorosas com outros jovens da mesma região e as outras quatro as encobriam. O pai entendeu que isso manchava a honra da família e decidiu matá-las. De acordo com o inspector da polícia local, Javed Sial, citado pelo "El Mundo", o pai tomou conhecimento da situação através de dois irmãos das vítimas, com 14 e 16 anos. O crime foi relatado à polícia pela mãe das jovens e o ofensor foi detido de imediato. Mubashir Arif disse à polícia que não estava arrependido e que, se fosse necessário, voltava a fazê-lo.
São estas diferenças abissais entre as culturas muçulmana radical e a ocidental cristã tolerante, aliadas à torpe ideologia dos grupos terroristas islamistas, que alimentam na Europa o ódio de alguns contra aquela civilização.

SÓNIA BRAZÃO E O SEU CALVÁRIO

Parece ter sobrevivido por milagre. Durante dias e dias, houve uma quase certeza de que não escaparia. Mas, espantosamente, já deixou o hospital, pronta a ingressar de novo na vida artística que ambiciona, apesar das sérias mazelas físicas e psicológicas. Só que a um pesadelo sucede-se outro, como era de esperar.
Sónia Brazão foi constituída arguida por suspeita de ter provocado a explosão no prédio onde vivia. A investigação da Polícia Judiciária aponta no sentido de ter sido a atriz a responsável pela libertação de gás que esteve na origem da explosão, adiantou fonte judicial. Assim, e independentemente do motivo que terá estado na origem dessa ação, Sónia Brazão ao libertar o gás criou "perigo para a vida ou para a integridade física de outrém, ou para bens patrimoniais alheios de valor elevado", tal como está previsto no artigo 272.º do Código Penal - crime punido com uma pena de prisão de três a dez anos. Uma pena que pode ser menor se o perigo resultante da explosão tiver sido criado por negligência (um a oito anos) ou se a conduta que levou à explosão for resultado de um ato negligente (até cinco anos).

terça-feira, 26 de julho de 2011

ITÁLIA E ESPANHA: juros não param de subir

Os juros de Itália e Espanha dispararam hoje em emissões de dívida de curto prazo. Uma situação preocupante que aponta para a implosão do euro e para uma crise sem precedentes na Europa. 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

RONALDO CONVERTIDO EM EUROS

O empréstimo que o Caja Madrid concedeu ao Real Madrid em Junho de 2009 para as contratações de Cristiano Ronaldo e Kaká servirá ao Bankia como garantia, através da qual vai obter liquidez perante o Banco Central Europeu.

ANDERS BEHRING BREIVIK, o maior assassino da actualidade

O sistema penal norueguês é demasiado brando com bandidos desta envergadura. A pena de morte deveria ser reestabelecida em toda a Europa. Não faz sentido que seja permitido a este esterco humano ambicionar retomar um dia a liberdade de livre circulação para repetir a cruel proeza agora cometida. 

A MÁ LÍNGUA

Entrei num café na margem sul e, enquanto tomava a bica, uma mulher comentava, com ar de satisfação, os dramas familiares com que o nosso ex-Primeiro-Ministro se confronta. Saí incomodado. A mulher não conseguia distinguir o visado das suas políticas nem da sua família.

domingo, 24 de julho de 2011

MIGUEL PORTAS

Retirou-se da política e foi para Bruxelas tratar o seu cancro do pulmão. Ele sabe que está envolvido numa situação melindrosa da qual raros escapam. Mesmo assim parece determinado a viver cada um dos dias que lhe restam tão activo quanto as forças lho permitirem. É o exemplo de um homem que demonstrou ter entrado na vida partidária por convicções ideológicas e não por amor aos tachos ou ao enriquecimento fácil.

GIOCONDA?

Gioconda na terceira idade?

SEGURO, SECRETÁRIO-GERAL DO PS

Controlando muito melhor a máquina do PS do que Assis, há muito se sabia que Seguro esmagaria o seu adversário. A certeza dessa vitória antecipada levou muitos militantes oportunistas, alguns deles demasiado gastos e detestados pela opinião pública, a anunciarem publicamente que votariam em Seguro. São criaturas «patrióticas e altruístas» que não querem perder o comboio nem as migalhas do poder! Seguro ganharia credibilidade se começasse por retirar protagonismo a essas figuras sinistras e pegajosas e as substituísse por caras novas.
Não bastará garantir a liberdade de voto dos deputados, porque essa é uma medida inexequível em qualquer partido, se bem que, a título excepcional, tal princípio deva prevalecer em votações que mexam com a consciência profunda das pessoas, como a adopção de crianças por «casais» do mesmo sexo, o aborto, etc.

sábado, 23 de julho de 2011

A TROMBA DO ASSASSINO

Parece ser esta a tromba do assassino norueguês

DUARTE LIMA ESCONDEU PATRIMÓNIO?

Dizem os jornais de hoje que o ex-deputado Duarte Lima omitiu ao Tribunal Constitucional bens de valor superior a 1,5 milhões de euros. Só?!!!

ANDERS, O GRANDE ASSASSINO NORUEGUÊS


Um dia, ao fim da tarde, assaltei na pequena área portuária, não muito longe da Câmara Municipal onde é atribuído o Nobel da Paz, uma senhora que, descontraidamente, olhava o movimento de barcos. Nenhum polícia, nenhuma intervenção de quem quer que fosse. Devolvi a carteira à «vítima» e ela riu às gargalhadas. Aquela era uma cidade tranquila, pequenos incidentes com drogados e larápios, mas nada de grave. Porém, ontem, um norueguês louco lançou a morte no centro da cidade e numa ilhota próxima. Cerca de uma centena de mortos. Durante muito tempo Oslo não voltará a ser o que era.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

ITÁLIA E ESPANHA

A Alemanha aliviou um pouco o sufoco dos países europeus endividados. Mas isso bastará para que Itália e Espanha passem a financiar-se nos mercados a juros mais baixos e deixem de caminhar para a bancarrota?

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O CANAS JÁ DESCOBRIU EM QUEM VAI VOTAR!

O sr. Vitalino acaba de anunciar à RTPN, a horas da votação, o seu apoio ao candidato que vai vencer. Que esteve a reflectir até aqui, que viu no programa de Seguro melhores medidas, etc, etc. Como se nós fossemos estúpidos! Ele apoia Seguro porque sabe que este vai ganhar e não quer perder o comboio! 

O DEFENSOR DAS ABERRAÇÕES DA NATUREZA


O candidato à liderança do PS Francisco Assis defendeu ontem o direito de adopção de crianças por «casais» do mesmo sexo. Se ele, apenas para agradar aos militantes homossexuais, defende essa coisa perversa de condenar crianças inocentes e com direito a uma vida normal a serem influenciadas e condicionadas por aberrações da Natureza, deverá ficar pelo caminho. Não precisamos deste tipo de líderes.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

MISÉRIA OU MERO EGOISMO IRRACIONAL?

Noticiam as televisões portuguesas a existência de confusão humana à volta de umas promoções semanais de produtos baratos tais como três garrafas de água ou de azeite de má qualidade. Para pouparem de alguns cêntimos a 3 euros, os clientes atafulham a entrada muito antes de as lojas abrirem. Depois são as correrias, os protestos, os atropelos, as zaragatas, as garrafas partidas e intervenção da polícia. Uma vergonha.

O povo começará a ficar assim tão miserável? Não existem ainda alterações significativas das condições económicas que justifiquem a disputa de coisas tão insignificantes. Trata-se do conhecido fenómeno de egoísmo irracional açambarcador.

Há uns anos foi profusamente anunciada numa pequena cidade do interior a abertura de um novo hipermercado. Aos primeiros clientes seria oferecido um conjunto de dez pacotes de leite. Foi quanto bastou para se juntarem à porta, durante a noite, umas largas dezenas de pessoas, em fila. Aos preços actuais, o valor da oferta era uma bagatela de três euros e meio…

Os agressivos vendedores de apartamentos em «time-sharing» exploram essa irracionalidade subjacente à disputa dos bens materiais pelos seres humanos. Enchem a sala de papalvos angariados à pressão, propõem um preço exorbitante como se fosse uma pechincha, os colaboradores colocados em lugares estratégicos da sala atiram-se para a «compra» com fingido entusiasmo, e a seguir, por contágio, avançam os palermas com dinheiro no bolso…

Um dia fiz uma experiência com um amigo. Num hipermercado havia um monte de roupa sem qualidade a transbordar dum caixote de papelão. Tudo a 5 euros. As pessoas passavam, olhavam e continuavam. Nem um só comprador. Resolvemos então agir: com «gula», entrámos em competição um com o outro. Momentos depois já estávamos acompanhados de uns dez vorazes concorrentes. A seguir, cada um de nós devolveu ao caixote os trapos e afastámo-nos. Os outros açambarcadores olharam-nos embasbacados, largaram o produto e afastaram-se também…

terça-feira, 19 de julho de 2011

ROBUSTO

Agora, à caricata expressão «em cima da mesa», vem juntar-se o termo «robusto», que ganha força e actualidade na boca dos políticos. Julgo que o seu inventor terá sido o anterior ministro das Finanças Teixeira dos Santos. 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

MORTE DE UM AMIGO

Faleceu hoje o arquitecto Fernando Pinto de Sousa. Alguns dos leitores deste blogue conheciam-no e eu também. Fomos bons amigos durante muito tempo e, para afastar qualquer incomodidade, evitei nos últimos anos abordar com ele temas de natureza política. Tinha um orgulho imenso no seu filho José Sócrates, ex-Primeiro-Ministro de Portugal. Não duvido de que terá sofrido muito com a sua derrota eleitoral.

CHARRUA E A GAJA MAIS PAPISTA QUE O PAPA

Ainda me lembro bem desta gaja (uma tal Margarida Moreira) que saltou de sindicalista para dirigente da DREN e que, em defesa dos seus benfeitores, montou um sujo sistema de espionagem e perseguiu o prof. Charrua que recorreu para o tribunal e ganhou, tendo agora o Estado de indemnizá-lo.

domingo, 17 de julho de 2011

SÓCRATES EM PARIS

José Sócrates foi encontrado na esplanada do café do Pont-Neuf, em Paris, onde prepara os seus estudos em filosofia.A foto foi tirada na segunda-feira.

O OPORTUNISTA

Para ser agradável ao governo PS da época, Bernardo Bairrão pôs fim ao jornal das sextas-feiras de Manuela Moura Guedes, o qual tinha grande audiência e popularidade. Agora, não se sabe bem porquê, um amigo do PSD ia levá-lo para secretário de estado quando, à última hora, foi travado por Passos. Como poderia um colaboracionista descarado do ido governo fazer parte do actual? O homem tinha um pé em cada tabuleiro, julgava-se bem estribado, mas desta vez teve azar...

sábado, 16 de julho de 2011

O CORAJOSO CHAVEZ

Embora muitos o desejem ver afastado, a América do Sul só teria a perder.

Obama não teve medo de receber o grande Dalai Lama

O TROCADO

É a segunda vez que me refiro ao Freitas. Folheando «A Revolução das Flores», descobri que figurou no primeiro Conselho de Estado como «Diogo Trocado Freitas do Amaral». E pesquisando na internet fiquei a saber que passou mais tarde a «Diogo Pinto Freitas do Amaral» pelo que será de concluir que o seu nome completo é «Diogo Pinto Trocado Freitas do Amaral». «Trocado» por parte da mãe.
Li muito sobre a simbologia dos números e dos nomes e só agora compreendo as razões profundas que levaram Freitas, com o currículo impressionante que detinha, a assumir estranhamente a condição de um suspeito xuxalista, a ingressar no governo de Sócrates, a dele sair alegando dores lombares e a atacá-lo traiçoeiramente apenas quando já era óbvio que Passos e o PSD ganhariam as eleições. Na verdade o Freitas é um Trocado, por outras palavras, um Troca-Tintas. Está agora arrependido, é certo, mas não tem perdão.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O EUROMILHÕES

Este casal escocês reformado teve a sorte de meter ao bolso os 185 milhões de euros com os quais eu estava a contar. Que a minha contribuição lhes seja proveitosa. Para já recomendo-lhes uma criteriosa dieta a fim de disporem de tempo bastante para gozarem a fortuna em boas condições físicas.

LSD

A vida parecia-me difícil e as perspectivas futuras desanimadoras. Já perdera a esperança de conseguir um emprego compatível e o meu pai, que me sustenta, acabava de reformar-se de médico hospitalar e projectava exilar-se no Brasil. «Estou farto desta merda!», ouvia-o vociferar vezes sem conta.
Estava a ficar saturado de tudo, até do meu audi, que começava a dar-me sérios problemas mecânicos. A discoteca e o álcool já não me resolviam a angústia crescente. Todas as madrugadas regressava a casa infeliz, com um nó na garganta, como se estivesse a entrar em depressão profunda.
E fui então assaltado por uma ideia viva, persistente: porque não voltar ao LSD? Na minha adolescência vira-me em palpos de aranha para conseguir libertar-me do vício, mas desta vez achava que não tinha nada a perder. Fui ao bairro do Zé Lázaro, meu antigo fornecedor. Tive de aguardar dois dias para obter o ambicionado produto. Depois isolei-me, relaxei e, com uma seringa de qualidade, injectei suavemente o néctar dos deuses.
Que sensação agradável, que alívio! Dizia um filósofo que a felicidade é a ausência de dor. E eu sentia-me profundamente feliz, a dor desaparecera de todo! Depois, à medida que os minutos iam decorrendo, a minha percepção da existência aprofundava-se e eu entrava num estádio de inteligência muito mais elevado. Conseguia analisar a minha vida com objectividade, tudo se me tornara claro e inteligível, eu via a floresta no seu conjunto e não apenas a árvore que me pesava sobre as costas. Compreendia que os meus problemas eram coisas menores e conseguia analisar o meu passado e olhar o meu futuro com uma lucidez e um bem-estar indescritíveis. Os meus familiares falecidos, que eu julgava perdidos para sempre, vieram até mim, risonhos, fortalecer a minha alma. E vi uma luz intensa que me dizia: «vais ser um rapaz feliz!». Compreendi que era Deus, que também vinha em meu socorro.

O NABO ATREVIDO

Falo de um tal Albino, uma ovelha ronhosa que tem ar de anjo mal amanhado, um sotaque meio nortenho e corre atrás de qualquer câmara de televisão que veja por perto. Representa uma associaçãozinha de pais e procura que esse lugar irrelevante lhe dê uma visibilidade de homem público. Adora, a pretexto disto e daquilo, opinar sobre escolas, professores, alunos, políticas governamentais. Baboseiras sobre baboseiras.
Nos tempos da odiosa e incompetente dupla Lurdes/Lemos, os coveiros do ensino em Portugal, esta abécula rançosa colava-se aos erros daquela como se ambicionasse, ele próprio, com tamanha graxa, vir a alcançar um lugar de chefe de serviços ou de director-geral na máquina xuxalista.
O governo caiu mas o homem não desistiu, recuperou o fôlego e anda de novo por aí. Parece que ainda representa filhos em idade escolar (quantos terá ele?). Quando menos se espera, lá aparece o sr Albino em bicos de pés para debitar mais uns decibéis de ignorância burra. Que atrevido!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O CIRCO RASCA

Ligo a televisão e vejo alguns dos mesmos, gastos, sem credibilidade, parciais, enjoativos, detestáveis. Vêm uns a seguir aos outros, distorcendo, brincando às casinhas. Saiam os Galambas, os Ricardos, os Vitalinos, os Vieiras, e venham outros!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

IMPORTEMOS ESTE CHINÊS, bem espremido deitará muita gasolina

Bebe gasolina há 42 anos para tratar a tosse e dores de garganta
Um homem de 71 anos, residente em Chongqing, uma cidade do centro da China, bebe gasolina e querosene há 42 anos para tratar a tosse e dores de garganta. O que consumiu daria para fazer 21 mil quilómetros de carro.
Chen De, o ancião de aparência frágil - mede um metro e meio de altura e é muito magro - disse que, todos os meses, bebe entre três a quatro litros de gasolina, noticiou, esta quarta-feira, o diário chinês "Global Times". O homem disse que começou a consumir querosene em 1969, quando uma pessoa lhe recomendou o produto para tratar uma tosse muito forte, e que continuou a consumir depois de confirmar que o combustível era eficaz para suavizar a garganta. Chen De iniciou-se no consumo da gasolina mais tarde, com a redução da venda de querosene na China. O indivíduo, que calcula ter consumido cerca de uma tonelada e meia de combustível desde 1969, defende que o consumo dos produtos tóxicos tem sido muito benéfico para a sua saúde. Segundo os cálculos do "Global Times", a quantidade de combustível consumida por Chen nos últimos 42 anos era suficiente para percorrer 21.600 quilómetros de automóvel.

OS ILÍCITOS DO SR RICARDO

Cá está ele outra vez, apenas por ter sido um intrépido defensor de Sócrates. Imigrante oriundo dos Açores, ali criou trapalhadas que ficaram embrulhadas pela justiça que temos. Agora vai ser julgado no continente por ter surripiado dois gravadores a jornalistas, respondendo por atentado à liberdade de imprensa. Porque não regressa ele à sua terra de vez?

terça-feira, 12 de julho de 2011

É ESTA A FINA FLOR DA ARISTOCRACIA POLÍTICA PORTUGUESA?

Oiço o Seguro e tento compreender que inteligência e ideias brilhantes ele tem ou não tem, que defende o homem de relevante para o País, o que sabe profundamente disto e daquilo. Tento descobrir se, além do jeito, refinado ao longo de 30 anos, para colar cartazes, tem alguma preparação e vocação para exercer o lugar de Primeiro-Ministro de Portugal. E não vejo nada!

O CAOS


Não sou adivinho mas sinto que qualquer coisa de muito grave poderá vir a envolver a Europa e uma parte do mundo a médio prazo. O sistema capitalista liberal e sem regras está prestes a explodir, já não funciona. Existem condições crescentes para surgirem altíssimas tensões entre Estados soberanos. Os mais endividados ficarão com a torneira do crédito fechada e ver-se-ão privados do acesso a produtos essenciais como o petróleo. E para sobreviverem não poderão deixar de fazer aquilo que muitos seres humanos fazem em situação de penúria: roubar. Como reagirá um país sem dinheiro cujos cidadãos se vêem de repente impossibilitados de acederem aos automóveis, aos hospitais e a muitos outros bens ?

A SECA

Na Somália, Etiópia, Quénia e Uganda é a seca interminável, de anos, que persegue os povos.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A EUROPA JÁ COMEÇOU A ARDER?

Os indícios de fogo vêm de todos os lados, em todas as línguas.
Italiens Schuldenberg schreckt Europa auf
Europas Politiker und Finanzexperten sind über die Schuldenprobleme Italiens beunruhigt. In der EU wird über ein Krisentreffen spekuliert. Die Lage an den Rentenmärkten Italiens und Spaniens hat sich weiter eingetrübt. Die Risikoaufschläge für Staatstitel mit zehnjähriger Laufzeit stiegen auf neue Rekordstände. In Italien, der drittgrößten Euro-Wirtschaft, stieg die Rendite im Vormittagshandel um 0,16 Punkte auf 5,421 Prozent. Der Risikoaufschlag zur zehnjährigen Bundesanleihe betrug damit rund 2,63 Punkte und lag damit so hoch wie noch nie seit der Einführung des Euro. Auch in der viertgrößten Euro-Wirtschaft Spanien stieg der Risikoaufschlag mit 3,03 Punkten auf ein neues Rekordhoch. Die Rendite stieg wie in Italien um 0,16 Punkte auf 5,815 Prozent.
Bruselas vuelve a la carga contra las agencias de 'rating'
La comisaria europea de Justicia, Viviane Reding, se ha sumado a las críticas contra las agencias de calificación de riesgos y su negativa influencia en la Unión Europea y su divisa común, en una entrevista con la edición digital del diario alemán 'Die Welt'. "Europa no puede permitir que tres empresas privadas estadounidenses la destrocen", ha dicho la comisaria europea en referencia a las tres agencias que dominan el sector: Standard & Poors (S&P), Moody's y Fitch. En línea con lo apuntado en la última semana por la Comisión Europea (CE) y el Gobierno alemán, especialmente, Reding acusó a las tres empresas de conformar "un cartel". Para poner fin a esta situación, que afecta directamente a la estabilidad de la eurozona, la comisaria de Justicia señaló dos posibles soluciones: una salida multilateral liderada por el G-20 o una decisión unilateral europea. "O los países del G-20 acordamos deshacer el cartel de las tres agencias de calificación de riesgos estadounidenses o se crean agencias independientes europeas y asiáticas", indicó Reding.

Italy Moves to Rein in Short-Selling Amid Market Jitters
By STEPHEN CASTLE and DAVID JOLLY The Italian authorities moved to rein in short-selling on the Milan stock exchange Monday as fears mounted that Italy could become the next victim of the debt crisis dogging the euro. The step came as European Union officials met in Brussels to wrestle with threats to the currency union, even as wider discussions stalled over a second bailout for Greece. 
Consob, the Italian market watchdog, took the step on short-selling after Milan banking shares fell heavily last week. Investors were unnerved in part by signs of a growing divide between the Italian prime minister, Silvio Berlusconi, and the finance minister, Giulio Tremonti, who has been praised for his handling of the economy during the financial crisis and for maintaining control
Lo spread a livelli record
MILANO - Dopo il venerdì nero - con l'attacco speculativo all'Italia alla Borsa italiana che aveva ceduto oltre il 3% - e la stretta alle vendite allo scoperto deciso dalla Consob, Piazza Affari inizia la seduta in calo. La Commissione di controllo ha spiegato la sua decisione sostenendo di seguire una procedura già in vigore in altri paesi europei: a partire da oggi fino al 9 settembre gli investitori che detengano posizioni ribassiste rilevanti sui titoli azionari negoziati sui mercati regolamentati italiani saranno tenuti a darne comunicazione alla stessa Consob. Intanto il differenziale tra i titoli italiani e quelli tedeschi ha raggiunto un livello mai eguagliato dall'introduzione dell'euro:  

domingo, 10 de julho de 2011

BANCARROTA NOS EUA?

Os responsáveis políticos americanos andam a brincar com o fogo. Claro que o Governo acabará, como aconteceu noutras ocasiões semelhantes, por ser autorizado a imprimir mais umas toneladas de notas verdes. Mas a ameaça, a concretizar-se, não deixaria de ser assustadora. Seria acrescentar pólvora ao barril explosivo onde nós já nos encontramos.
A directora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, alertou este domingo para as "consequências devastadoras" de um eventual incumprimento dos Estados Unidos da América face aos compromissos com os seus credores sobre a economia norte-americana e mundial.
"Se estivermos perante um cenário de incumprimento, teremos, evidentemente, subida das taxas de juros, quedas enormes nas bolsas e consequências verdadeiramente devastadoras, não só para os EUA, mas para toda a economia mundial", afirmou Lagarde, acrescentando que não imagina esta probabilidade "nem por um segundo".
Os EUA encontram-se actualmente num impasse político, pois democratas e republicanos não se entendem quanto à possibilidade de aumentar o limite da dívida pública do país, que foi atingido em meados de Maio.
O Tesouro norte-americano tem insistido que até 2 de Agosto terá esgotado todos os recursos para evitar que os compromissos com os detentores de obrigações norte-americanas não sejam honrados.
Alguns economistas estimam que o Tesouro ainda teria meios para controlar a situação após esta data, mas Lagarde partilha dos receios do governo norte-americano.

sábado, 9 de julho de 2011

A SIDA FINANCEIRA CONTAGIA ITÁLIA


C. PÉREZ / M. MORA - Madrid / Roma - 09/07/2011
Se supone que el secreto para ganar dinero en los mercados es saber cosas que nadie más sabe. Italia tiene una economía semiestancada desde hace más de 10 años, un tremendo enredo político desde hace al menos una generación, una de las mayores deudas públicas del mundo y, a su favor, un sector empresarial potente y competitivo. Sus bancos no se han visto envueltos hasta ahora en grandes líos. Todo eso se conoce bien. Nada ha cambiado, apenas hay novedades. Y sin embargo, la presión empieza a arreciar sobre Italia. Los mercados decretaron ayer alta tensión en Roma: la Bolsa cedió el 3,5%, la prima de riesgo rompió máximos y los grandes bancos llegaron a dejarse hasta el 7%. Tras Grecia, Irlanda y Portugal los problemas empiezan a alcanzar a los grandes países del sur de Europa: pese a que el castigo fue menos severo, España no pudo evitar el contagio, el riesgo país volvió a escalar cerca de récords y la Bolsa cerró la peor semana en lo que va de año, con una caída del 5,3% en el Ibex. …..
La distancia entre España e Italia se estrecha: el bono español a 10 años paga el 5,65%. El italiano, el 5,25%. En torno a esas cifras está a día de hoy la frontera del miedo en Europa. …..
La interminable tragedia griega y la falta de liderazgo de Europa pasan factura: fondos de inversión, de pensiones, hedge funds y en general todos los grandes inversores del mundo "llevan meses deshaciendo posiciones en Europa, y han intensificado esa salida en las últimas tres semanas", explicó Santiago Carbó, catedrático de la Universidad de Granada. "El hecho de que Italia tenga ya prácticamente los mismos problemas que España indica que los problemas con la prima de riesgo en los últimos días obedecen casi exclusivamente al contagio de Portugal y Grecia", indicó.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dominique Strauss-Kahn, a versão que corre na internet

Na manhã de 14 Maio, o dia em que foi preso, Dominique Strauss-Kahn (DSK) tinha sido aconselhado pelos serviços secretos franceses (DGSE) a abandonar os EUA e regressar rapidamente à Europa, descartando-se do telemóvel para evitar que pudesse ser localizado. A delicadeza da informação secreta que lhe tinha sido entregue por agentes "d...elatores" da CIA justificava tal precaução.

Strauss-Kahn tinha viajado para os Estados Unidos para clarificar as razões que levavam os norte-americanos a protelar continuamente o pagamento devido ao FMI de quase 200 toneladas de ouro. A dívida, com pagamento acordado há vários anos, advém de ajustes no sistema monetário - "Special Drawing Rights" (SDR's).
As preocupações do FMI sobre o pagamento norte-americano ter-se-iam avolumado recentemente. Nesta viagem Strauss-Kahn estaria na posse de informação relevante que indiciava que o ouro em questão já não existe nos cofres fortes de Fort Knox nem no NY Federal Reserve Bank.

Mas Strauss-Kahn terá cometido um erro fatal: ligou para o hotel, já da plataforma de embarque, pedindo que o telefone lhe fosse enviado para Paris, o que permitiu aos serviços secretos americanos agir nos últimos minutos. O resto dos factos são do conhecimento público.

Já em prisão domiciliária, em Nova Iorque, DSK terá pedido ajuda ao seu amigo Mahmoud Abdel Salam Omar, um influente banqueiro egípcio. Era muito importante, para fundamento da defesa, que o egípcio lhe conseguisse obter a informação privilegiada sobre a "mentira" do ouro, que DSK tinha deixado "voar" em NY, para justificar a teoria da perseguição. No entanto a intervenção voluntariosa do banqueiro egípcio saiu gorada. Dias depois Salam Omar foi igualmente preso nos Estados Unidos, também ele acusado de assédio sexual a uma empregada de hotel. Relatórios de diferentes serviços secretos internacionais convergem na conclusão: os factos que motivaram a prisão do egípcio são altamente improváveis, Salam Omar é um muçulmano convicto e um homem com 74 anos de idade.

A inversão de sentido na história da suite do Sofitel de NY começava aqui a ganhar consistência e outros factos viriam ajudar. 

Em Outubro de 2009, Pequim terá recebido dos EUA cerca de 60 toneladas de ouro, num pagamento devido pelos americanos aos chineses, como acerto de contas no balanço de comércio externo.
Com a entrega, Pequim testou a genuinidade do ouro recebido tendo concluido que se tratava de "ouro falso". Eram barras de tungsténio revestido a cobertura de ouro. As 5.700 barras falsas estavam devidamente identificadas com chancela e número de série indicando a origem - Fort Knox, USA.
O congressista Ron Paul, candidato às eleições presidenciais de 2012, solicitou no final do ano passado uma auditoria à veracidade das reservas do ouro federal que foi rejeitada pela administração Obama.
Numa entrevista recente, questionado sobre a possiblidade de ter desaparecido o ouro federal de fort Knox, o congressista Ron Paul gelou os interlocutores respondendo liminarmente: "É bem provável!"

À "boca fechada" têm vindo, aqui e ali, a escapar informações, a avolumar-se incertezas sobre as reservas de ouro norte-americanas. Mas as notícias referentes aos fortes indícios que de o ouro seja apenas virtual têm colhido uma tímida atenção na comunicação social americana.

A "verdadeira história" por detrás da prisão de DSK, agora pública, consta de um relatório secreto preparado pelos serviços de segurança russos (FSB) para o primeiro-ministro Vladimir Putin. Talvez por isso Putin tenha sido o primeiro lider mundial a assumir publicamente a ideia de que DSK terá sido "vítima de uma enorme conspiração americana".

Estes factos, a confirmarem-se, em nada ilibam DSK na suspeição que sobre si recai do eventual crime de assédio sexual a uma empregada do hotel mas, quem sabe, essa possa revelar-se como a pequena e ingénua ponta de um grande iceberg.
A ser verdade, os serviços secretos norte-americanos, seguramente bem informados, terão sabido tirar partido das fraquezas do inimigo-alvo, aniquilando-o com eficácia cirurgica - um pequeno crime de costumes, tão ao gosto do imaginário popular, pode bem ter contribuido para abafar crimes de contornos bem mais sérios, por eliminação de testemunha ou de prova.

Entretanto DSK prepara activamente a defesa em tribunal arregimentando já um verdadeiro "crack team" de ex-espiões da CIA, investigadores, detectives e media advisors. 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

UM GAJO MUITO ESPERTO


"Tenho dificuldade em aceitar a ideia de uma agência de ‘rating’ europeia" (Carlos Tavares)

OUTRO ANIMAL BÍPEDE APANHADO

Atacava idosas no cemitério e tentava violá-las nas campas
Mulheres passaram a ir em grupo aos cemitérios com medo de homem de Sande, Lamego. Despido da cintura para baixo, um homem, de 28 anos, atacava mulheres em cemitérios da Régua e Santa Marta de Penaguião, para as violar em cima de campas. Só nunca consumou a violação porque elas usavam cintas que não conseguia retirar. Foi detido pela PJ. Mauro Teixeira, de 28 anos, solteiro, sem profissão, residente em Sande, Lamego, terá começado a sua saga doentia em 2009. Os locais escolhidos eram sempre isolados, preferencialmente cemitérios. Esperava as mulheres, de idade avançada - as vítimas conhecidas têm entre 60 e 75 anos - e atacava-as para as violar. 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

OS MEUS AMIGOS

«Vejo-os» através da internet. Pouco activos, esmorecidos, preocupados, silenciosos. Como se lhes não bastassem as suas mazelas pessoais, os meus amigos têm de carregar os males do País que sucessivos cola-cartazes elevados à posição de governantes atiraram para o fundo do poço. 

LIXO

A dívida externa portuguesa vale agora o mesmo que lixo. Quem tem ou compra certificados de aforro ou do tesouro tem ou compra lixo. Em cada dia a nossa situação económico-financeira degrada-se. Vamos viver tempos difíceis, arrastados, penosos, dramáticos. O desfecho é praticamente previsível: a miséria de muitos e o empobrecimento galopante da classe média. E não estamos sós no meio desta armada que, em mar turbulento, tenta evitar o naufrágio. Melhor fora que estivéssemos sós porque alguns nos lançariam bóias de salvação, como aconteceu no passado. Nas actuais circunstâncias, não tardará que os nossos sócios mais poderosos saiam do euro.

terça-feira, 5 de julho de 2011

SER ESCRITOR

Poucos lêem, poucos compram livros. Em Portugal é quase impossível viver da escrita. Mas Manuel da Silva Ramos tentou-o. São interessantes as suas vivências narradas.
Hoje que já vai longe esta história e que a minha obra ganhou consistência e está mais patente ao público em todas as livrarias rio de toda esta aventura e lembro-me de outra Sandra, “a puta virgem”, que eu conheci na Covilhã nos finais dos anos 60. Era uma belíssima rapariga do povo com os seus 18 anos remolhados e que tinha escapado à fábrica e ao pai saltando pela janela porque este dizia que ela era uma mulher da má vida...e era, só que era virgem! Lembro-me de uma vez, eu, o Marquês, o Paiva e o Xavier que era mais cómico que o São Sebastião varado, a termos levado ao Paúl num citroen boca de sapo e lá, eu a ter despido completamente e a ter colocado num altar ao ar livre que servia para as festas de verão. Fomos corridos de caçadeira por um velho sacristão mas como foram boas as trutas dessa pândega! Mais tarde encontrei-a em Lisboa e continuava virgem e na má vida. A virgindade, fruta condenada, não sei se durou muito ou pouco tempo...
Se estás viva, onde estás tu hoje Sandra?Hoje, enquanto bebia café sem açúcar, entre dois capítulos de um novo romance, pensei que a vida é sempre mágica e defensável, co-autora fiel e volante, como os conirrostros que voltam todos os anos ao sítio das nossas recordações sem fim.

COENTRÃO

Todos os dias o mesmo folhetim, em todo o lado. Coentrão para aqui, Coentrão para ali, Coentrão fica no Benfica, Coentrão vai para Madrid!... Quero lá saber do Coentrão!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ALFONSO CANO

Alfonso Cano, o chefe das FARC, luta convictamente pela instauração de um regime marxista-leninista na Colômbia. Agora está cercado pelo exército e poderá ser abatido a todo o momento, tal como aconteceu com os seus antecessores. 
Faz-me lembrar  Che Guevara, um romântico e altruísta médico argentino que ajudou a fazer a revolução em Cuba e depois continuou o seu arriscado trabalho nas florestas da Bolívia, onde foi morto pelo exército local no ano de 1967.
Ambos decidiram combater em defesa da ideologia comunista. Mas, decorridos meio século desde a morte do Che e duas décadas desde a queda do muro de Berlim, terei de concluir que Alfonso não passa de um Don Quixote, ambicionando uma impossível utopia.
http://www.youtube.com/watch?v=a8tBdipR8qg
http://www.youtube.com/watch?v=sBLuwFk77DA

O HERÓI

Este assassino, que poderia ter sido um excelente militar profissional, decorridos 16 anos desde a matança bárbara, fria e programada de milhares de pessoas indefesas na antiga Jugoslávia, está finalmente a ser julgado. Não passa de um cruel e desprezível animal selvagem mas está convencido de ter sido um herói.

domingo, 3 de julho de 2011

EM CIMA DA MESA

Em 2005 comecei a notar que Sócrates, a pretexto de tudo e de nada, utilizava a irritante expressão «em cima da mesa». Outros, dos mais diversos quadrantes, seguiram-no e aderiram à moda do «em cima da mesa». Agora não há bicho-careta, atrasado mental, idiota ou burrico que não vomite, de duas em duas frases, o «em cima da mesa». Que fazer?

O TI JOÃO

Notava nos últimos tempos alguma tristeza no ti João, um simpático vizinho lá do prédio, habitualmente bem-disposto e folgazão. Andava de orelha murcha e muito mais magro desde a morte da mãe por apoplexia, há alguns meses, limitando-se agora a sair de casa apenas para comer alguma coisa e tomar a bica no café mais próximo. Como se não lhe bastasse aquele drama, poucas semanas depois a empresa onde trabalhava faliu.
Com cerca de 60 anos de idade mas sempre activo e sociável, optara pelo celibato explicando-me um dia que lhe seria penoso aturar uma mulher por toda a vida. Por vezes, antes daqueles eventos negativos, via-o na discoteca, gaiteiro, conversando com mulheres muito mais novas. Mas o mundo familiar dele limitava-se à presença da mãe, uma velha senhora, muito prestável e movimentada.
Deixei de vê-lo correr nos fins de tarde no parque das Túlipas, não colaborou na organização das últimas festas de São João no nosso bairro e até não voltou a comparecer nas assembleias de condóminos. Por fim deixou de ser visto no café.
Investiguei o seu paradeiro e descobri-o internado no Lar de Santa Cruz. Meteu-me pena vê-lo sentado, cabisbaixo, ladeado de velhinhos caquécticos de pés para a cova.
-- Você tão novo e aqui internado, ti João?!
-- Sinto-me velho e não tinha alternativas, não sei cozinhar, vivia só e os dias estavam-me a ficar pesados…
-- E aqui, sente-se bem?
-- Muito mal, o meu companheiro de quarto não me deixa dormir, passa as noites a gemer, e sinto-me completamente desintegrado nesta comunidade decadente, mas lá fora não me sinto melhor, aqui ao menos fico sentado e pronto...

sábado, 2 de julho de 2011

A NOVA PRINCESA DO MÓNACO

As más-línguas garantiam que ela fugiria no acto do casamento civil, não foi verdade. Depois prometeram que não se apresentaria no altar, no dia seguinte, tudo mentira. Ela parece começar a gostar... Acontecera o mesmo com a mãe do noivo, vinda não da África do Sul mas dos EUA. Ter o título e as honrarias  de princesa, mesmo num território minúsculo situado numa ribanceira do sul da França, é coisa que agrada a qualquer fêmea humana.

O CHICO-ESPERTO

Meteu-se na cabeça deste Chico-Esperto que a todos os continentais o governo central poderá cortar vencimentos e pensões. Mas nunca aos açorianos. Estes terão o direito de continuar a viver com pensões e vencimentos completos acrescidos dos muitos milhões que os continentais são «obrigados» a transferir para lá!

O HOMEM DA TANGA

Este também está determinado a pôr os madeirenses a gastar à tripla forra e a aumentar exponencialmente a dívida externa da Ilha para apresentar a conta aos continentais, até nos deixar de tanga. E o homem ameaça com a independência da Madeira se nos recusarmos a ser chulados!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

DARIA UM BOM PRIMEIRO-MINISTRO

É um homem muito inteligente, desenrascado e com elevado espírito de liderança. Em vez de o perseguir, o PGR, com os seus poderes idênticos aos da rainha de Inglaterra, bem poderia nomeá-lo Primeiro Ministro.

ELA NÃO FUGIU

                                                                 Afinal a noiva não fugiu!

FÁTIMA

E esta também estava inocente dos muitos crimes de que foi acusada!

O TARADO

Este tipo, mercê de um bom advogado e de muito dinheiro, foi solto, com a fiança devolvida. Aprendeu finalmente à sua custa que, no futuro, terá de refrear o instinto e deixar de ser animal selvagem. Mas se algum dia o não conseguir controlar, lá para os 80 ou 90 anos de idade, ao menos que escolha um alvo que valha a pena...