sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CRISE EXPLOSIVA DO EURO

Itália e Espanha estão a evitar fazer emissões de títulos a 10 anos por recearem que lhes sejam exigidos juros proibitivos pelos investidores, ou que estes nem sequer apareçam. Apesar disso, Itália teve de sujeitar-se hoje a um juro de 7,84% ao vender dívida a 1 ano !!!  O colapso total está muito próximo!  
A Itália vendeu oito mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a seis meses com um juro recorde de 6,504%,  e 3,535% acima do último leilão, realizado a 26 de Outubro.  De acordo com a agência Bloomberg, a procura foi 1,47 vezes superior à oferta nesta colocação. A Itália, que continua a confrontar-se com um agravamento dos custos de financiamento, colocou também dois mil milhões de euros de dívida a um ano à taxa recorde de 7,814 por cento, contra os 4,628 por cento obtidos no mês anterior, tendo a procura desta emissão sido 1,59 vezes a oferta. 
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, disseram em Estrasburgo ao primeiro-ministro italiano, Mario Monti, que "o colapso" de Itália levará inevitavelmente ao fim do euro, indicou hoje o governo italiano. 

Sem comentários:

Enviar um comentário