quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SE FOR APENAS UM PAÍS A COLAPSAR

Partindo da hipótese de que a fragmentação do euro decorrerá do incumprimento da dívida de apenas um dos seus membros, a Fitch antecipa que nesse país o sistema bancário irá colapsar, a inflação disparará, a nova moeda sofrerá uma significativa depreciação, serão impostos controlos de capitais e o PIB cairá 15% logo no primeiro ano. 

10 DIAS PARA FAZER ALGUMA COISA

“Entrámos num período crítico de dez dias para conseguir uma resposta à crise da União Europeia”, advertiu Olli Rehn. Os dirigentes europeus voltam a encontrar-se a 8 e 9 de Dezembro, numa cimeira em que poderão chegar a acordo para uma revisão dos tratados, dando um histórico salto em frente no sentido da integração económica e política, após meses de encontros com resultados falhados – no sentido em que não resolveram a crise sistémica do euro, que ameaça fazer implodir a moeda europeia e a própria UE. Nos bastidores, empresas e bancos já se preparam para eventual colapso do euro as grandes empresas multinacionais estão já a preparar planos de contingência para um possível fim do euro

O CRIME VIOLENTO ALASTRA

Os crimes violentos estão a alastrar exponencialmente. Com tantos bandidos à solta, poderemos imaginar a extrema insegurança que existirá em Portugal dentro de um ano…
O actual vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos e do BPN, Norberto Rosa, de 56 anos, foi sequestrado e roubado por dois homens armados e abandonado na zona de Camarate, nas imediações de Lisboa. O ex-secretário de Estado do Orçamento no Governo de Durão Barroso foi atacado pouco depois das 21.00 horas de terça-feira, na zona da Pontinha. 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

CAOS QUE AÍ VEM – 20 (último capítulo)

Quando, há meses, me pareceu que a Europa estava a caminhar, irreversivelmente, para o abismo, escrevi o primeiro texto subordinado ao título «CAOS QUE AÍ VEM». O meu amigo Daniel, sempre optimista e bem-disposto, sorriu, com ar de gozo. Depois, quando leu o meu texto «Viagem ao Futuro», riu às gargalhadas. Ele não acreditava que existisse tal abismo. E eu senti-me mais confortável por ele não acreditar. O Daniel já não ri agora, noto que anda preocupado. É a ele que dedico este texto, já aqui publicado mas agora ligeiramente retocado. Só para o assustar.

 VIAGEM AO FUTURO
21 de Março de 2012
Nunca se vira uma coisa assim ao longo de séculos. Tudo começou em 31 de Dezembro de 2011 quando, inesperadamente, o parlamento alemão tomou uma medida drástica: a saída do seu país do euro e o regresso ao marco, já prévia e secretamente impresso em grandes quantidades. Os governos europeus protestaram mas os germânicos mostraram-se inflexíveis e aquela decisão inabalável representou o fim abrupto da moeda única, que deixou de ser aceite internacionalmente e dentro da própria Europa. O pagamento das tranches aos países resgatados foi suspenso, Itália, Espanha e outros Estados europeus mais fragilizados entraram em bancarrota, e a França, para manter alguma actividade económica, pediu auxílio aos EUA e à China. Em Inglaterra regressaram os motins, com maior amplitude, e na Grécia os mais exaltados saem às ruas e incendeiam tudo o que tenha a ver com a Alemanha, incluindo escritórios, bancos e automóveis das marcas Mercedes, Áudio, VW e BMW.
Em Portugal os depósitos bancários deixaram de ter valor, os pagamentos aos funcionários públicos, aos pensionistas e aos trabalhadores do sector privado foram suspensos, as bombas de gasolina e os Bancos estão encerrados, raros automóveis são vistos a circular nas perigosas estradas, os hospitais funcionam a meio gás por falta de recursos, a electricidade é cortada 12 a 18 horas por dia, e pelas ruas inseguras das cidades espalharam-se exércitos de miseráveis, muitos deles crianças, implorando auxílio. Hordas de bandoleiros, saídos das periferias das grandes cidades, destroem tudo quanto encontram na via pública. Em Lisboa já incendiaram a Assembleia da República, diversos ministérios e centenas de estabelecimentos comerciais, perante a ausência total de policiamento. Muitas pessoas perguntam para que servem os 40 mil militares das forças armadas, cuja presença ninguém notou ainda. A desordem e o caos são generalizados. Alguns têm esperança de que certos países emergentes nos dêem algum tipo de ajuda, mas esta tarda em chegar e os mais debilitados vão morrendo à fome ou pela doença. Os engenheiros camarários João e Augusto, na luta pela sobrevivência, fugiram da capital e refugiaram-se nuns terrenos agrícolas na zona de Nafarros, que passaram a cultivar com empenho. Durante o dia trabalham sem parar mas durante a noite enquanto um dorme o outro vigia as hortas, revezando-se, na esperança de os seus produtos não serem roubados. Muitos milhares de pessoas estão a abandonar as cidades e a caminhar em direcção aos campos abandonados das Beiras e do Alentejo.
Em grande parte da Europa, e mesmo nos Estados Unidos, existe uma onda crescente de ódio contra a Alemanha que, ao que consta, está a reforçar as suas forças armadas e a aumentar a produção de material bélico, enquanto o partido nacionalista «Verdes pelo Povo» incita os alemães a escorraçarem milhões de imigrantes e a tomarem posições defensivas contra possíveis ataques dos povos «chulos» do mediterrâneo.
A situação dos «cubanos» (portugueses do continente) é desesperada mas a dos habitantes da Madeira não é melhor. Devido à desorganização caótica do país, o Banco de Portugal não conseguiu fazer circular escudos e as actividades económicas também ali estão paralisadas. Espalhou-se uma onda de insegurança pela ilha, com pilhagens, assassínios e fogos postos. Os turistas desapareceram, o comércio e os bancos estão fechados mas o «Mercado dos Lavradores» do Funchal mantém-se aberto. Os pescadores expõem o seu peixe no piso inferior e os agricultores colocam os produtos nos dois pisos superiores. Trocam-se géneros alimentícios por outros bens tangíveis, não circula dinheiro. Ninguém sabe do paradeiro de Alberto João Jardim mas consta que ele fugiu para as Canárias num veleiro logo que lhe incendiaram a casa. Também a residência do representante da República foi vandalizada passando este a morar numa fragata da Marinha atracada no porto e guardada por 120 militares fortemente armados e vigilantes. Todas as manhãs, pelas 8 horas, quando a bandeira da República é içada no convés do navio, uma multidão reúne-se no local para gritar «fora os cubanos! viva a independência!».  Impressionante é a onda de suicídios que ocorre no Cabo Girão, o mais alto da Europa. Já lhe chamam «o cabo dos gigantes», comparando-o com a costa escarpada situada na zona noroeste da ilha de Tenerife, algumas milhas a sul, de onde o povo primitivo e de elevada estatura que a habitava se atirou ao mar, ao surgir-lhe pela frente a primeira vaga de conquistadores espanhóis, ficando o local conhecido por «Los Gigantes».  

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A FRASE OCA DO MÊS

PIRUETAS ALEMÃS

Em cada dia a Alemanha muda de opinião: não quer isto e aquilo mas quer aqueloutro, ou quer isto e aquilo e não quer aqueloutro…

A PREMONIÇÃO DO CORONEL VASCO LOURENÇO

Não é apenas a convicção dele, também é a minha. A Europa está à beira do abismo financeiro e o colapso total tanto poderá tardar uma semana como arrastar-se penosamente por um ano. Uma desgraça que se alastrará a outros grandes países ocidentais, incluindo os EUA. E daí à deflagração de conflitos armados de grande envergadura entre Estados, irá um passo. Um conhecido «bruxo» previu o «fim do mundo» para 2012. Oxalá ele não acerte… Certo é que este selvagem capitalismo de mercados está a chegar ao fim. E ninguém sabe o que virá depois.
"A minha convicção é de que vai haver uma grande convulsão e uma revolução qualquer. Não falo em termos portugueses, mas internacionais..." Apesar da sua preocupação, Vasco Lourenço rejeita a ideia de um qualquer levantamento militar... 

CRISTAS AINDA NÃO REGRESSOU À TERRA

A uma pessoa inexperiente com tantos ministérios às costas não se pode pedir muito mais. Mas a imaginação de Cristas não tem limites!
O Ministério do Ambiente vai ponderar a introdução de portagens urbanas, no âmbito de um novo plano para o combate às alterações climáticas. "O nosso maior desafio não está em acrescentar fontes de energia, está em reduzir os consumos e induzir comportamentos eficientes", justifica Assunção Cristas, ministra da Agricultura, Mar, Ambiente, Ordenamento do Território.

MALDITAS AGÊNCIAS DE NOTAÇÃO !

O eurodeputado do CDS-PP Diogo Feio apresenta terça-feira um relatório sobre as agências de notação, defendendo mais transparência e o fim da «dependência excessiva» das notações. Explicou que o relatório começou a ser elaborado depois de, no início de Julho, a agência Moody's ter cortado em quatro níveis o rating de Portugal, colocando a dívida do país na categoria de 'lixo', «numa altura em que já se estava a fazer tudo o que tinha sido exigido pela 'troika'».

SCUTs E PAROLICES JORNALÍSTICAS

Ninguém, incluindo eu, gosta de pagar portagens nas auto-estradas. Mas colocar num conhecido  jornal diário português a notícia ridícula que se segue, é um acto mentiroso, parolo e idiota. Haverá algum emigrante que deixe de vir a Portugal apenas para evitar pagar portagens em três auto-estradas ?!!!
As comunidades portuguesas no Reino Unido, França ou Alemanha contestaram, esta segunda-feira, a introdução de portagens nas antigas SCUT a partir de 08 de Dezembro e ponderam deixar de passar férias em Portugal por ficar mais caro do que outros destinos.

domingo, 27 de novembro de 2011

BANCA SEGURA?!

O Presidente da República considerou que a banca portuguesa é seguraMas não tem razão. Em Portugal já nada é seguro. Seguros são o actual líder da oposição e as toneladas de dinheiro roubado pelos ALCAPONES para ser escondido nos tais paraísos fiscais! 

FMI PREPARA UM PLANO PARA ITÁLIA

O Fundo Monetário Internacional preparou um plano de ajuda até 600 mil milhões de euros para a Itália caso a crise da dívida deste país se agrave, revela, este domingo, o jornal italiano La Stampa. O plano   permitirá à Itália dispor de uma "janela" de 12 a 18 meses para pôr em prática a redução das despesas orçamentais. O FMI garantirá este empréstimo a uma taxa entre os 4 e 6 por cento, bem inferior à taxa obtida por este país nos mercados internacionais para colocar obrigações da dívida a 2 e 5 anos.

FADO, património da humanidade ?!!!

É uma pena que tenha recebido essa distinção. Detesto-o desde criança e em Portugal a maioria dos habitantes não o aprecia…

sábado, 26 de novembro de 2011

Será uma tempestade que afectará todos os países do mundo mas que destruirá em especial o actual modo de vida da Europa e dos EUA por várias décadas

Nenhum país está a salvo de uma eventual tempestade financeira que possa partir da Europa, considerou hoje a  directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. 

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jardim quer que sejam apenas os cubanos a pagar a crise

e ameaça lançar ofensiva europeia para pagar resgate da região em 25 anos

Alberto João Jardim vai endurecer o braço-de-ferro com Lisboa. Contrariando condições aceites nas audiências com o primeiro-ministro e ministro das Finanças, está a retardar a sua proposta de cortes nas despesas e medidas para aumentar receitas, para não ter de assumir perante os madeirenses o “ónus” das inevitáveis medidas de austeridade que tem vindo a negar. 

CRISE EXPLOSIVA DO EURO

Itália e Espanha estão a evitar fazer emissões de títulos a 10 anos por recearem que lhes sejam exigidos juros proibitivos pelos investidores, ou que estes nem sequer apareçam. Apesar disso, Itália teve de sujeitar-se hoje a um juro de 7,84% ao vender dívida a 1 ano !!!  O colapso total está muito próximo!  
A Itália vendeu oito mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a seis meses com um juro recorde de 6,504%,  e 3,535% acima do último leilão, realizado a 26 de Outubro.  De acordo com a agência Bloomberg, a procura foi 1,47 vezes superior à oferta nesta colocação. A Itália, que continua a confrontar-se com um agravamento dos custos de financiamento, colocou também dois mil milhões de euros de dívida a um ano à taxa recorde de 7,814 por cento, contra os 4,628 por cento obtidos no mês anterior, tendo a procura desta emissão sido 1,59 vezes a oferta. 
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, disseram em Estrasburgo ao primeiro-ministro italiano, Mario Monti, que "o colapso" de Itália levará inevitavelmente ao fim do euro, indicou hoje o governo italiano. 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Jardim queima impunemente o nosso dinheiro

Madeira: 8 minutos de fogo de artifício na passagem do ano adjudicados por €736 mil  

Nem os «eurobonds» irão funcionar !

No estado em que as coisas estão, não existem eurobonds que salvem o euro, a derrocada total é uma inevitabilidade. Infelizmente para todos nós.
“É claro que se a Zona Euro adoptar um plano para os eurobonds a situação nos mercados vai acalmar durante alguns meses”, reconheceu ontem o ministro alemão das Finanças, Wolgang Schäuble. Antes disso, será no entanto fundamental garantir novas transferências de soberania e uma muito mais forte responsabilização dos Governos que ousem prevaricar. E essas mudanças, Berlim quer ver escritas na “pedra” – num novo Tratado.

JÁ NÃO VÃO A TEMPO !

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, declarou hoje que Paris e Berlim vão apresentar “nos próximos dias” propostas comuns de alteração dos tratados na Europa para melhorar a governação da zona euro.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DÍVIDA PÚBLICA DOS PAÍSES EUROPEUS EM 2010


Country Name
Dívida pública (% PIB)
Year of Estimate
Grécia
144
2010
Islândia
124
2010
Itália
118
2010
Bélgica
99
2010
Irlanda
94
2010
França
84
2010
Hungria
80
2010
Alemanha
79
2010
Reino Unido
77
2010
Áustria
70
2010
Malta
69
2010
Países Baixos
65
2010
Espanha
63
2010
Albânia
59
2010
Croácia
55
2010
Polónia
54
2010
Turquia
48
2010
Noruega
48
2010
Dinamarca
47
2010
Letónia
46
2010
Finlândia
45
2010
Sérvia
42
2010
Eslováquia
41
2010
Suécia
41
2010
República Checa
40
2010
Bósnia e Herzegovina
39
2010
Ucrânia
38
2010
Suíça
38
2010
Montenegro
38
2006
Lituânia
37
2010
Eslovénia
36
2010
Roménia
35
2010
Macedónia
34
2010
Moldávia
25
2010
Luxemburgo
16
2010
Bulgária
16
2010
Estónia
8
2010

Fonte: CIA World Factbook 

TAMBÉM A ALEMANHA COMEÇA A VACILAR

A situação degrada-se em cada dia que passa. A Alemanha não resistirá durante muito mais tempo à tentação de sair do euro.
A Alemanha falhou hoje o objetivo de angariar seis mil milhões de euros num leilão de dívida, com a procura das obrigações alemãs a ficar a 35% do total previsto, adianta a Bloomberg. A procura dos títulos alemães, cujo prazo vence em janeiro de 2022, atingiu 3,889 mil milhões com uma taxa de juro de 1,98%. O fracasso do leilão levou os juros da dívida alemã a dez anos a subirem para 2,68%. A França e a Bélgica também registaram subidas nas taxas de juro, com os franceses a pagarem 3,63% pela dívida a dez anos e os belgas 5,21% no mesmo prazo."Este leilão foi um desastre para Alemanha", comentou Mark Grant, citado pela Bloomberg. "Se o país mais forte da Europa tem estas dificuldades em obter financiamento, são de temer os próximos leilões…".

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A CAMINHO DO COLAPSO

No leilão agora realizado, o Tesouro espanhol aceitou juros de 5,22% em bilhetes a 6 meses e de 5,11% em bilhetes a 3 meses. Mais do que Portugal pagou no leilão da semana passada nos bilhetes a 3 meses. Estes valores são muito superiores aos aceites nos leilões anteriores - respectivamente 3,302% para os bilhetes do Tesouro a 6 meses e 2,292% para os a 3 meses.
Um vendaval de novo na zona euro. Os investidores internacionais continuam a especular tanto na "periferia" como no "centro". Seis países estão hoje em foco no mercado secundário da dívida - Grécia, Itália, Espanha, Bélgica, Áustria e França. O spread (diferença) entre as yields (juros) dos títulos belgas, austríacos e franceses em relação às yields dos Bunds, os títulos alemães que servem de referência na zona euro, disparou hoje. No caso belga e austríaco aumentou 9% numa manhã. 

Como Vítor Raposo, amigo de Duarte Lima, cumpre os seus deveres fiscais

Vítor Raposo, ex-deputado do PSD, sócio de Duarte Lima no negócio dos terrenos de Oeiras, continua hoje a ser interrogado…. O empresário, que chegou ontem da Guiné-Bissau, é sócio maioritário, gerente ou administrador de 36 empresas, que operam em ramos tão distintos como imobiliário, media, decoração e hotelaria. Há ainda outras cinco empresas em que Vítor Raposo faz parte da administração... A sua declaração de rendimentos não espelha, no entanto, a extensa actividade empresarial. Disse em 2009 que ganhou apenas 31 mil euros. Em 2008, declarou valores idênticos, enquanto em 2007 os números apresentados eram de 34 mil euros.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

NÃO DEIXEM CAIR A EUROPA !

A directora-geral do FMI quer estar “desesperadamente optimista” e acreditar numa saída para a crise. Mas admite que esta é uma “situação muito grave e sem precedentes”.  Christine Lagarde apelou ainda aos Estados Unidos para não deixarem “cair a Europa”, já que as implicações seriam “importantes e negativas”, não só para os EUA como para outras economias.  

Os arruaceiros do Cairo e as eleições de 28 de Novembro

Eles querem lá saber das eleições ou da democracia para coisa alguma! Aqueles arruaceiros violentos pretendem apenas pôr o clero muçulmano radical no poder! 
Pelo menos 20 pessoas morreram em confrontos na praça Tahrir, no Cairo, Egipto, entre manifestantes hostis ao exército no poder e forças de segurança, anunciou o Ministério da Saúde egípcio, citado pela televisão pública. Os confrontos continuaram, esta segunda-feira de manhã, entre a polícia, que atirava granadas de gás lacrimogéneo, contra centenas de manifestantes distribuídos em pequenos grupos na praça Tahrir e arredores, que responderam com o lançamento de pedras. Os confrontos ocorreram a uma semana do início das primeiras eleições legislativas, a 28 de Novembro, desde a queda, em Fevereiro, do presidente Hosni Mubarak, "empurrado" a sair por uma revolta popular. 

domingo, 20 de novembro de 2011

DOUTORES SEM-ABRIGO EM PORTUGAL

Actualmente quem vive na rua já não é apenas o "desgraçado" com um historial de exclusão social: "Nós encontramos sem-abrigo que estiveram muito bem na vida, como empresários e advogados"…

sábado, 19 de novembro de 2011

pilotos da TAP, maralhal guloso que urge despedir

Num país pobre e endividado, onde andamos a apertar o cinto, eles ganham principescamente, apesar dos enormes prejuízos da sua entidade patronal (nós, contribuintes). Agora, antes de a TAP ser privatizada, eles exigem que o Estado lhes ofereça a empresa. Reclamam para o efeito 400 milhões de euros dos nossos bolsos! Que lata têm estes tipos! Preferível seria decretar a falência da TAP, despedir sem indemnização aquele maralhal guloso e abrir outra empresa com outros pilotos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

As pressões sobre a Alemanha crescem mas esta poderá vir a sair do euro

Os líderes europeus podem anunciar já na Cimeira de 9 de Dezembro um "joker" no combate à crise da dívida.  Ganha cada vez mais aceitação a ideia de que o FMI pode financiar-se junto do BCE para liderar eventuais novos pacotes de ajuda. A Alemanha e o BCE continuam a opor-se à possibilidade de ter o banco central a financiar o FMI para que seja este último a protagonizar eventuais novos resgates a países da Zona Euro

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ESPANHA PAGA JÁ JUROS NÃO SUPORTÁVEIS

Os órgãos de informação evitam dissertar sobre a situação financeira dramática de Espanha, à beira do colapso. Esta manhã foi ao mercado e teve de aceitar pagar juros superiores a 7%! 
Helena Salgado falava depois do Tesouro Público espanhol ter pago o juro mais elevado desde a entrada do euro (7,088%) para colocar 3562 milhões de euros em títulos a 10 anos. 


OS AZARES DE DUARTE LIMA

O juiz Carlos Alexandre deslocou-se, esta manhã, a casa de Duarte Lima, que está detido por suspeita de fraude relacionada com o BPN, confirmou o JN, junto de fonte da judiciária.
A Al Capone tudo parecia correr bem até ao dia em que tudo passou a correr mal. É o que se passa com Duarte Lima, perseguido agora por algumas das mil patifarias que fez. Desta vez está em causa o seu «assalto» ao famigerado Banco Português de Negócios, uma instituição de crédito criada justamente para ser roubada. Há dias foi a acusação de assassínio bárbaro e injusto no Brasil de uma velha senhora solitária cujos milhões ele pretendia extorquir. Qual a filosofia de vida deste «bem sucedido» político português? Dar-lhe-á grande prazer matar pessoas indefesas e inocentes e ir roubando fortunas para acrescentar riqueza à riqueza já anteriormente alcançada? Causa-me muita curiosidade saber as motivações profundas deste ex-seminarista pobre vergado à ambição de ser rico sem olhar a meios. 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

TÃO AMIGOS QUE ELES ERAM

ERA UM TERRORISTA SANGUINÁRIO MUITO HUMANO

Osama bin Laden era um amigo gentil e leal que honrava os autores dos atentados de 11 de Setembro e chorava frequentemente em público, afirmou o antigo "número dois" da al-Qaeda, que assumiu a liderança da rede terrorista após a morte do fundador.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

ESPANHA VAI ATRÁS DA ITÁLIA PARA O ABISMO


O Tesouro espanhol teve hoje de pagar pela colocação de títulos de dívida a 12 e 18 meses o preço mais alto desde 1997, antes de a Espanha entrar no euro. Nos títulos a um ano, o Tesouro espanhol vendeu 2,6 mil milhões de euros a uma taxa de juro de 5,2%, muito acima dos 3,6% que conseguiu há apenas um mês.  Nos títulos a 18 meses, dos quais foram colocados 557 milhões de euros, a rentabilidade exigida pelos investidores tocou os 5,32%, acima dos 3,86% de Outubro.

Os investidores estão também a castigar os títulos franceses e belgas. Isto acontece porque, a par do avanço das rendibilidades exigidas nos títulos destes países, as “bunds” alemãs estão em declínio em todos os prazos, assinalando uma procura de refúgio. Aliás, a taxa de juro implícita das obrigações germânicas a dois anos desceu abaixo dos 0,3%, o que não aconteceu nunca na era do euro.




segunda-feira, 14 de novembro de 2011

MÉXICO PERIGOSO - 5

Desde 2006, quando o Presidente Felipe Calderón chegou ao poder, a violência ligada ao narcotráfico no México já causou mais de 40 mil mortes.

A TEIMOSIA DE PASSOS COELHO


Primeiro foi Cavaco Silva. Depois Rui Rio. Agora é a vez de Manuela Ferreira Leite vir a público criticar Pedro Passos Coelho por ter optado por colocar o esforço de ajustamento do País apenas sobre os funcionários públicos e pensionistas com rendimentos acima de 485 euros por mês, e de, ainda por cima, ter contribuído para estigmatizar um corpo de trabalhadores indispensáveis ao funcionamento do País.  

CAOS QUE AÍ VEM - 19

A Itália pagou hoje um juro recorde de 6,29% por uma emissão de obrigações a cinco anos, apesar da descida de taxas nos mercados secundários nos últimos dias e da nomeação de um novo primeiro-ministro. Aquele valor representa mesmo assim uma forte subida face aos 5,32% pagos num leilão semelhante a 13 de Outubro. Trata-se de uma situação explosiva. Itália está prestes a colapsar e nenhum país lhe poderá deitar a mão. Cairá Itália, logo a seguir Espanha, e serão suspensas as tranches para a Grécia Portugal e Irlanda. 

domingo, 13 de novembro de 2011

O SUCESSO DE CAVACO

Cavaco prometeu ir aos EUA melhorar a imagem distorcida de Portugal e conseguiu! Os efeitos fizeram-se sentir de imediato, os juros da dívida pública baixaram para 2 por cento, os americanos ricos estão a viajar em força para Portugal onde deixam biliões, os órgãos de informação mundial referem-se a este país como um caso de grande sucesso, o governo desistiu da austeridade e está a devolver o que sacou injustamente, os militares, os juízes, os médicos e os polícias reuniram-se em assembleia para decidirem erigir uma estátua ao nosso herói. Melhor do que Cavaco, só Soares quando viajava pelo mundo para montar tartarugas, elefantes e outros bichos, tornando os portugueses famosos por toda a parte.

sábado, 12 de novembro de 2011

MONTEIRO, O CÚMULO DA ISENÇÃO

Pinto Monteiro disse ao DN que "oportunamente serão responsabilizados todos os que fazem insinuações dolosas e ofensivas". O procurador-geral da República não gostou das declarações de dois dos investigadores do "Face Oculta", que colocaram a Procuradoria como suspeita de uma fuga de informação durante a investigação do caso. Depois de um dia em silêncio, Pinto Monteiro enviou, ontem, uma nota ao DN, na qual afirma que "oportunamente, tomará as medidas que entender necessárias e serão responsabilizados todos aqueles que, tentando fugir de responsabilidades próprias, fazem insinuações dolosas e ofensivas". Mas algum cidadão esclarecido estará convencido da imparcialidade de Monteiro durante o reinado de Sócrates?!

O PSD JÁ ESTÁ COM MEDO DOS MILITARES!

A comissão parlamentar de Defesa aprovou a audição do ministro da tutela, Aguiar Branco, para prestar esclarecimentos sobre o congelamento das progressões dos militaresO requerimento para ouvir José Pedro Aguiar-Branco foi apresentado conjuntamente pelo PSD e CDS e aprovado por unanimidade.
Será que este governo vai abrir excepções para os serventuários públicos com arma distribuída?!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O insuficiente pacote de austeridade aprovado em Itália

Os líderes italianos estão a fazer todos os esforços para passar a mensagem clara de que são capazes de pôr as finanças do país sob controlo e rapidamente, sublinham os analistas face à célere movimentação em Roma. Este pacote de medidas de austeridade em debate prevê a realização de poupanças de 59,8 mil milhões de euros no Orçamento italiano, numa combinação de cortes na despesa e aumento de impostos, que visa alcançar o equilíbrio das contas até 2014. Entre elas estão o aumento da taxa de IVA de 20 para 21 por cento, o congelamento de salários da função pública nos próximos dois anos, o alargamento da data de reforma das mulheres no sector privado (de 60 em 2014 para 65 até 2026 – a mesma idade dos homens)…
Se olharmos para os números de Camilo Lourenço, no texto publicado abaixo, teremos de concluir que essa insuficiente austeridade não resolverá coisa alguma.

O PESSIMISMO DE CAMILO LOURENÇO

No primeiro trimestre de 2012 a Itália terá de amortizar 64 mil milhões de euros de dívida pública. No conjunto do ano este valor sobe para 300 mil milhões. Quase o dobro da assistência financeira "oferecida" pela troika a Portugal e Irlanda. No mesmo período a Espanha terá de refinanciar 215 mil milhões de euros. E agora duas coisas podem acontecer: ou se arranja uma solução credível que apoie a Itália e o resto do Club Med (em troca da sujeição a um colete de forças), ou o euro estoira. E se o euro cair, leva com ele a União Europeia, deixando atrás de si uma crise sem precedentes. Desde logo, porque grande parte dos bancos europeus (e parte dos americanos) entraria em falência. 

O PERIGO DA JUSTIÇA FORMAL NOS NOSSOS TRIBUNAIS

Todos sabiam, em julgamento de 1ª instância, sem margem para dúvidas, que ele era o asqueroso assassino de uma velha e indefesa freira. Mesmo assim absolveram-no. Não fosse um qualquer juiz da Relação ter posto ordem no caso e teríamos o bandido à solta, disposto a repetir a dose…
"Tapei-lhe a boca e atirei-a ao poço, por causa dos cães". Foram estas palavras que a testemunha David Carvalho afirmou no Tribunal de Gaia, ter ouvido de Afonso Evaristo, acusado do homicídio da antiga freira, Maria da Conceição Pessoa, de 66 anos, em Novembro de 2008. Tudo porque Afonso queria comprar a casa de Conceição mas a vítima nunca baixou o preço. A Relação do Porto defende que as escutas deveriam ter sido valoradas e ordenou a repetição do julgamento. Recorde-se que o arguido foi ilibado, mesmo depois de ter confessado o crime ao juiz de instrução criminal. Isto já que, em julgamento, optou pelo silêncio e de nada valeram as confissões em fase de instrução e através de telemóvel para pessoas que lhe eram próximas. "A senhora recebeu uma mensagem do Afonso a falar sobre o crime?", perguntou a juíza à ex-namorada do arguido, Raquel, que respondeu que não se recordava. "Está com falta de memória, eu mostro-lhe", continuou a juíza, confrontando a testemunha com a exibição da SMS que o arguido lhe tinha enviado, afirmando que tapou a boca da vítima por várias vezes. Depois de asfixiar a ex-freira e professora reformada até à morte, Afonso terá incendiado o carro da mesma. O arguido terá ainda tentado levantar dinheiro das contas.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

OS GREGOS CONSEGUEM MELHORES JUROS NO MERCADO PRIMÁRIO DO QUE OS ITALIANOS?

Anteontem o Tesouro grego foi aos mercados primários levantar fundos, numa emissão de dívida de 1,3 mil milhões de euros a seis meses. Atenas pagou neste leilão um juro de 4,89%, ligeiramente acima da taxa a que se financiou numa emissão semelhante no último mês.
O Banco Central Europeu (BCE) comprou dívida soberana de Itália esta manhã, pressionando a taxa de juro implícita nas obrigações de Itália antes de uma emissão de cinco mil milhões de euros com prazo de um ano. A colocação ocorreu à taxa implícita de 6,087%, que compara 3,570% na última emissão comparável. 

A CP PAGA OS DIAS DE GREVE AOS GREVISTAS!

Com a anterior greve (INJUSTA) dos trabalhadores dos Caminhos de Ferro, os contribuintes portugueses da área de Lisboa foram triplamente esmifrados: não usufruiram dos transportes que previamente haviam pago através dos passes sociais, não receberam os dias de trabalho que os grevistas os obrigaram a faltar e pagaram impostos para manter aquela empresa deficitária e os seus funcionários! 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O CORONEL OTELO DEFENDE GOLPE MILITAR !

Otelo Saraiva de Carvalho é contra manifestações de militares, mas defende que, se forem ultrapassados os limites, com perda de mais direitos, a resposta pode ser um golpe militar, mais fácil do que em 1974.  
É caso para dizer que o 1º ministro Passos Coelho devia ter mais juízo: que aumente os vencimentos dos militares, que os promova aos escalões máximos e que limite o empobrecimento imposto pela crise aos civis desarmados! 

O ESTRANHO PROCESSO «FACE OCULTA»

Trata-se de um caso grave de corrupção envolvendo dezenas de réus (incluindo o insuspeito sr. Vara) que, acompanhados dos seus advogados, estão no julgamento apenas para mentir. O mais lamentável no meio de tudo isto será, mais uma vez, a presença, como testemunhas de defesa dos corruptos, de figuras relevantes do Estado. O ex-presidente da República Jorge Sampaio lá estará no tribunal de novo para demonstrar que os réus receberam valores avultados mas são boas pessoas, tanto assim que ele próprio, enquanto presidente, fartou-se de receber prendas valiosas que levou para casa… Será que o tribunal não accionará essas estranhas testemunhas abonatórias?
Lamentável será também a elevada probabilidade de os corruptos conseguirem escapar devido à incompetência teimosa do presidente do STJ Noronha do Nascimento.
Ricardo Sá Fernandes, advogado de Paulo Penedos, foi o único advogado a referir o nome do antigo primeiro-ministro José Sócrates, no início do julgamento que decorre em Aveiro.  O advogado lembrou que quer a defesa, o juiz ou o Ministério Público entenderam que todas as escutas deviam estar no processo, mas que o presidente do Supremo Tribunal da Justiça o impediu.  Ricardo Sá Fernandes referia-se às escutas de Vara com Sócrates tendo vaticinado que o coveiro deste processo será a arrogância e prepotência de Noronha do Nascimento.  

AFINAL JÁ SABEMOS O QUE VAI CAVACO FAZER AOS EUA

O Presidente da República inicia, esta quarta-feira, uma visita de uma semana aos Estados Unidos que terá "várias componentes", mas sempre com o objectivo de afirmar internacionalmente Portugal pela positiva e corrigir a "imagem um pouco distorcida" por vezes projectada.  
Isto parece uma anedota, mas não dá vontade de rir...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O IRÃO É UM PAÍS ÁRABE?!

Dizia um conhecido filósofo que contribuiu para a revolução francesa de 1789, que «não haverá paz na terra enquanto o último rei não for enforcado com as tripas do último padre». Eu, que não sou ateu nem anti-clerical, quase dou razão ao filósofo quando analiso os religiosos fanáticos e sanguinários que têm governado o Irão desde 1979, altura em que apareceu, vindo do exílio em França, o assassino aiatola Khomeini. Um bandido que mandou para a morte milhares de crianças-soldados contra as tropas e as minas do Iraque. Aquela perigosa «República Islâmica do Irão» (como Khomeini a passou a designar), a não ser travada já, com ou sem bomba atómica, poderá vir a causar uma guerra de grandes e graves proporções. Li no «Expresso» on line a notícia preocupante transcrita em baixo. Mas houve algo que me surpreendeu: o governo de Obama estará convencido de que o Irão é um país árabe?!  Será que a Turquia também é um país árabe?!  Tudo o que é muçulmano é árabe?!
Crescente tensão entre EUA e Irão
O relatório da AIEA chega um mês depois de os EUA terem acusado o Irão de planear sem sucesso um atentado contra a embaixada de Israel em Washington e assassinar o embaixador saudita, Adel Al Jubeir. Apesar da crescente tensão entre ambos os países, já que o Irão alertou estar "preparado" para responder a um eventual ataque militar, o Governo de Barack Obama reiterou não ter intenção de atacar aquele país árabe, com o qual cortou relações diplomáticas em 1979.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

COMO A SRª LURDES RODRIGUES DEIXOU O ENSINO

O «Correio da Manhã» de hoje (em papel) traz uma notícia desenvolvida sobre a indisciplina numa sala de aula de português do 10º ano na Escola Secundária Miguel Torga, situada na região de Sintra. Alguns alunos estão ali para aprender mas outros, oriundos sobretudo de bairros problemáticos, vão à escola apenas com o propósito de se divertirem e impedirem que os colegas interessados aprendam e os professores ensinem. Os vídeos colocados na internet constituem uma demonstração da bestialidade desses criminosos potenciais. Um dos energúmenos (com aspecto de adulto), levanta-se e pergunta à professora se pode ir tomar a pílula contraceptiva. Depois regressa e entretém-se a apalpar as mamas de uma vaca humana que está por detrás dele, a qual reage com satisfação, como se tudo isso fosse normal. Um outro bandalho salta para cima da carteira e mostra as cuecas vermelhas. A célebre equipa de incompetentes em que se enquadrava a ex-ministra da educação Maria de Lurdes Rodrigues muito contribuiu para este estado de coisas. Esquecendo-se da sua antiga qualidade de professora primária, a filosofia dessa mulher foi a de desautorizar e culpabilizar os professores pelo insucesso destes alunos ordinários e garantir, mesmo assim, a sua passagem para o ano seguinte.

CAOS QUE AÍ VEM - 18


Os juros da dívida italiana e espanhola a dez anos saltaram hoje para novos recordes nos mercados secundários. O foco da crise é a Itália, com taxas a dez anos já claramente acima de 6,5%, mostrando a desconfiança dos investidores e aproximando o país de uma situação em que pode deixar de se financiar nos mercados.

domingo, 6 de novembro de 2011

sábado, 5 de novembro de 2011

A tempestade que se aproxima e o fim da União Europeia

As crises das dívidas soberanas na Europa ainda vão levar 10 anos a resolver, disse, este sábado, a chanceler alemã Angela Merkel.
Poderão ser 10, poderão ser 20 anos. Seguramente serão muitos. Certo é que tudo vai correndo mal na Europa nos dias que passam, os eventos negativos sucedem-se em cadeia, não existem reuniões internacionais salvadoras, todas elas estão condenadas ao fracasso. Será uma tragédia económico-financeira, que fará regredir grande parte da Europa aos baixos níveis de vida dos anos trinta. Assistiremos ao rápido empobrecimento de amplos sectores das populações, em especial das classes médias. Haverá alta insegurança e motins por todo o lado. As ditaduras militares passarão a ser inevitáveis na maioria dos países do sul. Alguém medianamente informado e com raciocínio próprio acreditará que Itália não cairá em breve, como sucedeu com a Grécia, Irlanda e Portugal? 
Se tal acontecer (oxalá que não e surja um milagre), alguém acreditará que Espanha, e depois França, não cairão também, além de diversos outros países de menores dimensões? Alguém acreditará que os países actualmente «resgatados», como Portugal, não serão abandonados à sua sorte, com os mercados completamente fechados? Alguém acreditará que a Alemanha, com cerca de 83% do PIB em dívida pública externa, não acabará, também ela, por ter dificuldades de acesso aos mercados financeiros? Alguém voltará a acreditar na bondade desta perigosa economia de mercado que o ocidente inventou?

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PARA QUÊ, CIDADÃO CAVACO?

G 20 - TODOS FAZEM MANGUITO

E depois onde vão os políticos bem sucedidos esconder o dinheiro roubado?


O presidente francês Nicolas Sarkozy assegurou hoje no final da cimeira do G20 que os países com paraísos fiscais que constem de uma lista que vai ser publicada, serão "banidos da comunidade internacional"...

A IMPUNIDADE DOS QUE TÊM PODER POLÍTICO

A polémica decisão do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha de Nascimento, de mandar destruir as escutas do processo Face Oculta que envolveram o então primeiro-ministro parecia esgotada. Mas segunda-feira o Tribunal Constitucional veio reacender o caso do alegado plano para controlar a comunicação social.
Já o sr. Pinto Monteiro da Procuradoria Geral da República, que colaborou activamente nessa farsa, havia feito o mesmo em relação ao célebre vídeo do Freeport. Para ambos, que deveriam ser servidores da Justiça e do Estado e não dos políticos influentes, a verdade material não interessa, o importante é destruir as provas dessa verdade e encontrar uma qualquer «verdade» virtual, contrária à real… Num país a sério já haviam sido julgados e punidos.
Vamos ver o que fazem estes artistas em relação ao político Duarte Lima que, podendo cometer o crime em Portugal, pois ele sabia que a vítima viria para cá passados 4 dias, decidiu antecipar-se e assassinar a cliente portuguesa no Brasil, convencido da sua impunidade. A justiça portuguesa tem legitimidade para apreciar rapidamente o caso e meter na cadeia este assassino sem escrúpulos. Mas duvido que o faça...