segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MÉXICO PERIGOSO - 6

Las autoridades de Nuevo León, en el noreste de México, han detenido a un multihomicida del cártel de los Zetas que confesó 75 asesinatos, entre ellos pasajeros de autobús y dos niñas, según la fiscalía. Enrique Aurelio, de 35 años, fue detenido el 20 de enero en el municipio de Salinas Victoria. 

Aposentações em Espanha para além dos 67 anos

O executivo de Mariano Rajoy está a considerar um novo aumento da idade da reforma para além dos 67 anos.

Portugal colado à Grécia: risco de bancarrota é de 72%

O custo dos seguros contra o risco de incumprimento da dívida portuguesa acabou de  ultrapassar a barreira dos 1500 pontos base. E os juros das obrigações do Tesouro no mercado secundário continuam a disparar, tendo fixado novos máximos. Financial Times sugere que UE pondere já um segundo pacote de ajuda a Portugal

domingo, 29 de janeiro de 2012

O Banco do sr. Costa

O Banco de Portugal mostrou-se sexta-feira pela primeira vez disponível para cortar os subsídios de férias e de Natal dos seus funcionários.
O sr. Costa, dono do Banco central do Estado, sentiu-se criticado em todas as frentes. Uma excepção na sua capelinha justifica que todas as outras capelinhas reivindiquem idêntico tratamento. Esse Chico-esperto sabia bem que, se Espanha e Irlanda cortaram os vencimentos dos funcionários dos seus bancos centrais para darem o exemplo, ele deveria ter feito o mesmo.

sábado, 28 de janeiro de 2012

O eleito

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou este sábado o Governo de estar a destruir a economia e a promover "perigosas rupturas na sociedade", que se traduzem no sacrifício pelo direito dos trabalhadores e na destruição do Estado Social. Este espertalhão só agora descobriu a pólvora. O seu partido era um dos que defendiam há pouco as obras faraónicas inúteis quando o país já estava à beira do precipício. Agora deverá queixar-se aos credores estrangeiros que nos governam…

Quando abrem a boca ou entra mosca ou sai asneira

O secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, criticou este sábado o programa de assistência financeira à Madeira, por insistir na "receita de empobrecimento" aplicada no Continente. 
Então ele queria que, estando o Continente a passar por um processo de doloroso empobrecimento dos cidadãos imposto pelos credores estrangeiros, o governo cedesse o pouco dinheiro que ainda tem ao dispor (não se sabe até quando) para fomentar um ainda mais rápido enriquecimento da Madeira e dos seus naturais? São cola-cartazes como este que conduziram o país à situação em que se encontra e que deram às Ilhas aquele incrível estatuto de autonomia...

Será verdade que Coelho incumbiu o tal polícia corrupto maçom desse serviço?!

No ano passado, sondado pelo Governo para vir a assumir o SIRP, Jorge Silva Carvalho, a trabalhar no grupo privado Ongoing, entregou ao executivo um plano de reestruturação dos serviços de informação.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Continente falido «doa» de imediato 1500 milhões?

Jardim revelou que o empréstimo ao Governo Regional acordado com o Governo de Passos Coelho é de 1500 milhões de euros e terá de ser pago até 2031, com um período de carência de quatro anos.  

O absurdo subsídio de insularidade

Só agora é que vai acabar esse vergonhoso acréscimo salarial dos servidores públicos que trabalham na Madeira, melhor remunerados do que os do Continente… Ali, tal como nos Açores, todos têm mais e melhores direitos por conta de uma odiosa autonomia que governos incompetentes de Portugal conferiram às Ilhas. Um escriturário da Câmara Municipal do Corvo (com 300 habitantes), que trabalha à porta de casa, ganha mais do que um colega da Câmara Municipal de Lisboa que viva nos arrabaldes e que gaste diariamente 3 horas em deslocações de e para o trabalho. Essas autonomias permitem aos dirigentes locais criarem impunemente as leis que lhes convêm porque têm a garantia de poderem chular os continentais como lhes aprouver. Se a democracia é isto, então...
http://drapl.gov-madeira.pt/legislacao/insularidade.htm

Todos os que protestam terão razão enquanto houver uma excepção no Banco de Portugal

Cerca de 300 trabalhadores de manutenção da TAP estão em protesto contra os cortes salariais e a suspensão dos subsídios de férias e natal. E estão cheios de razão. Se Passos Coelho apareceu na televisão a dispensar o Banco de Portugal, que é 100% do Estado e vive do erário público, de fazer quaisquer cortes nos vencimentos dos seus funcionários, porque haverão os trabalhadores da TAP, os da CGD e os dos outros sectores do Estado de ficar sujeitos aos mesmos?!

Alguém acredita que este demagogo cumpra plano algum?

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, afirmou hoje que depois acordo de ajustamento financeiro esta Região vai desencadear o processo para exigir a sua comparticipação nas privatizações que o Estado está a preparar.

O que é preciso é esconder à malta

Em 2011, regista-se o valor mais elevado de sempre com reformas de deputados: 9,1 milhões de euros. Os nomes dos políticos que recebem do Estado a pensão mensal vitalícia passaram a ser secretos! A Comissão Nacional de Protecção de Dados cujo presidente é eleito pelos deputados, considera que “a pensão mensal vitalícia não é uma informação pública… ”  

A escondida pensão de «democrata»

Há uns anos, radicais que nos governavam, decidiram fazer uma lei que concede aos «democratas» de antes do 25 de Abril o direito a uma espécie de pensão vitalícia. E não é que um conhecido sindicalista ainda jovem aproveitou o benefício da bagunçada!

Demissão de Cavaco Silva?!

Não é um homem excepcionalmente dotado, a sua cultura é limitada e a insegurança que o domina leva-o por vezes a ser pouco rigoroso e a esconder a verdade. Mas é um cidadão tendencialmente sério e razoavelmente competente nas funções que tem desempenhado. Uma simples e inofensiva calinada seria bastante para se lhe exigir a demissão?! Que idiotice a dos 37 mil parvos!
A petição "online' que pede a demissão do Presidente da República e que deverá dar entrada no Parlamento nas próximas semanas já recolheu mais de 37 mil assinaturas.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Quem adestra este animal selvagem?

Um americano foi detido por matar uma pessoa e comer um olho e parte do cérebro da vítima, segundo um relatório da polícia divulgado, esta quinta-feira.

A lição de um cidadão humilde

Subia uma rua estreita em Torres Novas e, inesperadamente, vi um motociclista fora de mão a travar e a estatelar-se nas pedras frias da calçada. Parei e fui a socorrê-lo. O homem estava pouco magoado mas a mota precisava de arranjo. Aconselhei-o a ir comigo ao hospital e a tratar do motociclo depois. Mas ele, com humildade, entendeu que não era preciso. Depois ouvi um comentário vejam lá, um carro aqui em sentido proibido! Aproximei-me do mirone e perguntei Mas eu vou em sentido proibido?!, ao que ele respondeu Vai sim, puseram o sinal na semana passada... Eu já por ali havia transitado anteriormente e, conhecendo o local, nem me dera ao trabalho de estar atento aos sinais, conduzia em «piloto automático». Envergonhado, insisti com a vítima vamos ao hospital porque você poderá estar magoado…, depois vamos a uma oficina consertar a mota. Mas o lesado continuou a recusar. Passámos por um mecânico próximo que disse entregar a mota no dia seguinte, tinha de meter-lhe uma peça que no momento não possuía. Quanto custa o conserto, eu pago já?. Mas a vítima recusou delicadamente qualquer pagamento. Para onde vai?. Para a minha terra, a dez quilómetros daqui, se fizer o favor, deixe-me na estação dos comboios. Mas eu vou lá pô-lo, você não precisa de ir no comboio!. O homem recusou gentilmente, estava mesmo decidido a ir no comboio. Vi-o partir e disse-lhe  adeus. E ele acenou amistosamente. Eu havia-lhe estragado o dia mas o lesado fez questão de recusar qualquer compensação da minha pessoa. Senti-me pequeno perante aquele humilde mas enorme aldeão. Deu-me uma lição que não irei esquecer durante muito tempo.

Em cada dia mais um passo na descida aos infernos

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Mais um profeta da desgraça

Matthew Lynn), colunista da Bloomberg News, traça um cenário sombrio para a Zona Euro. E diz que Portugal será o responsável pela queda do euro. Lynn começa por relembrar a importância do País para a história mundial, com a assinatura do Tratado de Tordesilhas, que dividiu o mundo não europeu entre Espanha e Portugal em 1494. E salienta que 2012 pode ser o ano em que Portugal volta ao centro do palco mundial. Como? “Fazendo o euro ir ao ar”... 

O meu fiat punto

Tenho com a Vila uma relação afectiva desde criança e por isso vou lá de vez em quando respirar durante umas horas o saudoso ar marinho na zona das rochas. Mas nem sempre me sinto bem naquela povoação. Os laços de consanguinidade dos habitantes deixaram as suas marcas. Abundam por ali atrasados mentais, idiotas, parvalhões e zaragateiros compulsivos, de ambos os sexos. Mas também há gente boa, de quem gosto. Diria que na Vila os extremos tocam-se. Há uns anos, depois de tirar a carta de condução, comecei a ser vítima de um fenómeno de primarismo saloio que julgava persistir apenas em pequenas cidades do interior. Sempre que conduzo o Audi, os que vêm atrás respeitam-me, mesmo que faça asneiras. Mas quando guio o Fiat punto tenho problemas. Paro num stop e o burro de trás apita, paro numa passadeira para deixar passar um peão e a peixeirola que me precede lança grunhidos ácidos para o ar; vou com o Punto a 100 à hora em estradas de 90 e os palermas não descansam enquanto não me ultrapassam, lançando olhares de vitória, ou mesmo de ódio. Mas quando sigo com o Audi a 90, a fila vai tranquila, ninguém me passa à frente. Descobri que os gestos de respeito ou de ofensa não são propriamente dirigidos à minha pessoa mas apenas à qualidade dos carros que conduzo. As peixeiras e os peixeiros mais pretensiosos, com a abastança que invadiu a Vila, correram aos Audis e aos Mercedes em segunda mão, e até novos. Nos fins-de-semana desfilam pelas ruas, vaidosos, exibindo os seus carros reluzentes, parecendo chimpanzés adestrados, esquecidos do tempo em que andavam de pata descalça. 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dúvidas sobre Portugal

Segundo o Wall Street Journal, cresce a ideia de que Portugal não conseguirá ir aos mercados em 2013 e a frustração dos políticos portugueses é cada vez maior.  

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Brincam com o fogo - 4

“Foi concluído um acordo de princípio para um embargo petrolífero ao Irão” durante uma reunião de embaixadores dos países da UE em Bruxelas. Esta posição será oficialmente anunciada esta tarde, durante uma reunião dos ministros europeus dos Negócios Estrangeiros. O acordo alcançado prevê a interdição imediata de todos os novos contratos de petróleo entre o Irão e os países europeus. Está prevista uma fase de transição para a anulação dos contratos existentes, que não acontecerá antes de dia 1 de Julho. 

domingo, 22 de janeiro de 2012

Será que este gajo anda a ler o meu blogue?!

Jardim não confirma encontro com Passos Coelho e insurge-se contra os que chamam "chulos" aos madeirenses. Chulos são de facto ele mesmo e todos os inúteis do seu grupo que gastam desalmadamente e enriquecem à custa do empobrecimento dos continentais.

A Madeira é autónoma, o «Contenente» é que não...

A teoria do Jardim da Madeira é esta: enquanto o pau vai e vem folgam as costas. E como os cubanos do «contenente» continuam a enviar-lhe dinheiro para as despesas, o gajo não tem pressa nenhuma e vai adiando a aplicação das medidas. E o Cavaco apoia-o! Diz ele, tal como o seu colega dos Açores, que as Regiões são autónomas. Sendo assim, só o «contenente» é que perdeu a autonomia e estará condenado a ser governado e massacrado pelos credores estrangeiros, o que é inconstitucional.
O plano de assistência financeira à Madeira foi anunciado em Setembro passado e começou a ser negociado em Outubro logo após as eleições regionais..

A irmandade do Correio da Manhã

É um fenómeno curioso: nos últimos anos quase todos os Cafés de Portugal passaram a comprar o jornal diário Correio da Manhã para os seus clientes lerem. Poderiam ter optado por outro diário qualquer mas preferiram o Correio da Manhã. E em cada Café criou-se espontaneamente uma espécie de «irmandade do Correio da Manhã». São reformados, desempregados e donas de casa desocupadas que se colocam em pontos estratégicos para fazerem circular entre si o desejado diário, não tolerando que um qualquer pára-quedista desconhecido, ali caído, entre em concorrência com eles. Nas bibliotecas públicas a situação não é muito diferente: havendo diversos jornais ao dispor, todos disputam o Correio da Manhã. Decidi comprar o Correio da Manhã e fui lê-lo para o Café Central. Assaltos, facadas, tiros, violações, pedofilia, zaragatas, assassínios, prisões, julgamentos, acidentes graves, políticos corruptos e futebol. Enquanto lia com disfarçado «fervor», topei vários pares de olhos pregados no meu jornal, alguns deles chispando ódio pelo facto de eu estar a demorar demasiado tempo. Quando acabei, veio de imediato ao meu encontro um tipo com aspecto de ratazana de biblioteca perguntar-me: «posso levá-lo»?. «Não!», respondi. Os vários pares de olhos rancorosos ficaram atónitos. Afinal o jornal era meu!

O povo está contra as festinhas de Guimarães

As comitivas do presidente da República e os governantes que, este sábado, marcaram presença na abertura oficial da Capital Europeia da Cultura 2012, foram recebidas com apupos e assobios na Largo do Toural, onde compareceram para jantar num restaurante local

sábado, 21 de janeiro de 2012

O presidente quer os jovens desempregados nas suas terras

Para ser diferente do governo, que aconselha os jovens desempregados a emigrar, Cavaco incita-os a ficar. O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu este sábado, em Santo Tirso, a necessidade de "reter os mais jovens" nas suas terras para que "não sejam tentados a ir para outras paragens ou mesmo para o estrangeiro" .

Os campónios americanos e os chouriços

Arranjei um dia emprego num restaurante de Nova Iorque para me sustentar enquanto andasse a conhecer aquela região. Julgava eu que o povo americano era muito evoluído mas depressa concluí que a mentalidade de muitos daqueles descendentes de emigrantes e de escravos é a mesma dos nossos pobres campónios beirões que, poucos meses depois de emigrarem para  França, vinham de lá a exibir ridículos trajes berrantes e a falar copiosamente das suas vacanças. Causava-me estranheza ver tantas bandeiras americanas espalhadas pelas ruas da cidade e pelos quintais das vivendas situadas nas localidades próximas. Depois compreendi que, quanto mais inseguros fossem os ex-emigrantes, maior era a sua preocupação de demonstrarem patriotismo serôdio. Alguns deles foram bem sucedidos e ganharam muito dinheiro, a começar pelos ligados à camorra napolitana ou à cosa nostra siciliana. E, em vez de se movimentarem pelas ruas em automóveis normais, para darem nas vistas utilizavam uns carros ridículos, de comprimento descomunal. Quase toda a gente os designava de limousines. Eu chamava-lhes chouriços.

Guimarães, capital não sei de quê !!!!

Olhamos os jornais e os telejornais e lemos e ouvimos banalidades, parracheirices, idiotices. Aquilo é uma palhaçada, uma despesa inútil num momento de crise, boa apenas para os que têm recebido, por causa dela, injustificados fundos do Estado para os seus bolsos, os tais cujos nomes e quantitativos que sacam, correm há muito na internet. 
Guimarães parte hoje à conquista do futuro (!!!!);  A cidade que partiu à conquista de Portugal espera projectar-se pela Europa e mais além. A aventura começa este sábado (!!!!) Outro aspecto a capitalizar no futuro, mas que já começou a dar frutos: a projecção internacional da marca Guimarães (!!!!) "O que estamos a comunicar é Guimarães, cidade que se oferece aos visitantes e vai tirar partido da energia dos seus cidadãos, aproveitando este momento especial de síntese para reforçar o aparelho cultural da região", diz Serra (!!!!) 

Países muçulmanos evoluem para o radicalismo religioso

Irmandade Muçulmana venceu legislativas no Egipto.   
Já se esperava que assim fosse. Resta saber se as coisas no Egipto mudarão para melhor ou para pior. 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

As reformas e poupanças de Cavaco Silva, uma confusão

Cavaco Silva, enquanto dirigente político máximo, faz bem em dizer quanto recebe do Estado para que as pessoas, no meio desta assustadora crise, não o critiquem nem tenham inveja dos seus ganhos legítimos. E, sendo um homem tendencialmente sério, deveria evitar proferir meias e confusas verdades porque estas caem  mal perante a opinião pública. Poderia ter dito (e não disse) que renunciou a uma pensão vitalícia pelo desempenho das funções de 1º ministro. Poderia ter dito (e disse), que não recebe o ordenado de Presidente da República por ter optado por duas pensões cumulativas (a de funcionário público e a resultante da sua passagem pelo Banco de Portugal). Poderia dizer (e disse atabalhoadamente, dando a impressão de ainda nada receber e desconhecer quanto receberá) que o Banco de Portugal lhe paga há muitos anos uma pensão vitalícia mas que de algum modo «contribuiu» para ela. E nunca deveria ter dito que vai receber uma pensão, por ter sido professor durante 40 anos, no valor de 1300 Euros. Cavaco aposentou-se há anos como professor catedrático de uma universidade pública e não existe em Portugal nenhum colega que se tenha reformado no seu tempo e que agora aufira pensão tão baixa.
Cavaco Silva já sabe que receberá 1300 euros mensais da Caixa Geral de Aposentações. A esse valor, acrescerá uma remuneração do fundo de pensões do Banco de Portugal, para o qual descontou durante quase 30 anos."Ainda não sei quanto irei receber. Tudo somado, quase de certeza que não vai chegar para pagar as minhas despesas, pois eu também não recebo vencimento como presidente da República. "Felizmente, durante os meus 48 anos de casado, eu e a minha mulher fomos sempre muito poupados. Todos os meses, fizemos questão de colocar alguma coisa de lado. Portanto, posso gastar, agora, parte das minhas poupanças”.

O populista Jardim vai conseguir vencer Coelho e continuar a chular os continentais?

Alberto João Jardim, que recebe cumulativamente do Estado uma elevada reforma (sem que para ela tenha contribuído com um cêntimo) e um elevado vencimento de político (que dará lugar em breve a uma 2ª elevada reforma), não pensa só em si, também quer libertar os cidadãos da sua Madeira do fardo da dívida, tentando por todos os meios chular os empobrecidos continentais. Uma das suas loucas reivindicações é diferir a dívida e os sacrifícios dos madeirenses por 20 anos! Até aqui, todos os primeiros-ministros, incluindo Cavaco, vergaram perante este ditador populista e mentiroso. Vamos ver se Passos Coelho consegue cumprir aquilo que prometeu: não exigir mais aos continentais do que aos madeirenses.
"Não haverá um regime de favorecimento relativamente à Região Autónoma da Madeira e o nível de sacrifícios não será muito distante do que o país observa o seu conjunto. A dívida será paga pela região com a ajuda da República", garantiu, esta sexta-feira, no Parlamento, o primeiro-ministro depois de ter sido desafiado a revelar em que pé… 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dívida espanhola ao nível do lixo?!

A agência de notação financeira diz que o prémio de risco da dívida soberana espanhola corresponde ao nível 'BB'. Ou seja, seis níveis abaixo do actual 'A' atribuído pela Standard & Poor’s.

Itália persegue agência de rating

Uma investigação sobre a influência das opiniões "infundadas" e dos "juízos falsos" das agências de "rating" nos preços das acções levou novamente a polícia de Itália aos escritórios da Standard & Poor’s em Milão. 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

As agências de rating segundo o Prémio Nobel

“É surpreendente que as pessoas levem as agências de ‘rating’ muito a sério”, afirmou Joseph Stiglitz, Nobel da Economia de 2001. “O que elas têm feito é uma tentativa de recuperar o seu “status”, porque já falharam desastrosamente. Estão a tentar mostrar que são duras”. São companhias privadas, vendem serviços de ‘rating’ e ganham muito dinheiro”, afirmou Stiglitz.

Gestores públicos obrigados a terem cursos superiores oferecidos pelas universidades privadas como a Independente?

O limite ao salário dos gestores públicos foi hoje publicado em "Diário da República". Este não pode ser superior aos 5.300 euros recebidos pelo primeiro-ministro. Mas podem ter mais de dois mil euros para despesas de representação. O diploma obriga o gestor público a ter curso superior.

Uma realidade ainda há pouco improvável

É um sinal dos tempos. O yuan, a unidade monetária chinesa, está a caminho de se tornar a segunda moeda mais valiosa, atrás do dólar, e tirar o lugar ao euro que se encontra numa profunda crise com implicações no seu valor negocial

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

As vantagens das adversidades

"Está ao alcance dos portugueses fazer de um ano de grandes adversidades um ano de grandes mudanças". É mais uma daquelas frases «robustas» profundas do nosso primeiro-ministro. Um ano de grandes adversidades trás uma grande mudança óbvia: o nosso grande empobrecimento;

Este comandante foi o primeiro a fugir do navio naufragado

O comandante do Costa Concordia, Francesco Schettino, abandonou o navio, que naufragou na sexta-feira, antes dos passageiros e recusou-se a regressar à embarcação para coordenar as operações de resgate. 

Comandou um dos navios maiores e mais belos do mundo. Pelos vistos foi mal escolhido para tal lugar, não tinha vocação. Faz-lhe bem passar uns tempos na prisão...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Gente isenta, honrada e cheia de princípios a ser julgada...

 A antiga ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e o advogado e ex-professor universitário João Pedroso (irmão do ex-ministro Paulo Pedroso) vão ser julgados por prevaricação nas Varas Criminais de Lisboa. Em causa está o facto de a ex-governante, actual presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, ter, no exercício das suas funções, estado envolvida na contratação do irmão de Paulo Pedroso para o “beneficiar patrimonialmente”, provocando desta forma um “prejuízo para o erário público”, alega o Ministério Público. O crime é punido com pena de prisão entre dois e oito anos.

Exportemos pastéis, tremoços e pevides!

O primeiro-ministro, Passos Coelho, subscreveu nesta segunda-feira o apelo do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, à "internacionalização dos pastéis de nata". E já agora proponho ao 1º Ministro que promova também as exportações dos tremoços da Boidobra e das pevides do Paúl.

Nunca desejámos tanto que esse leilão de Espanha corra bem

Espanha vai emitir bilhetes do Tesouro no valor de cinco mil milhões de euros amanhã e emitirá entre 3,5 e 4,5 mil milhões de euros obrigações na próxima quinta-feira, refere a Dow Jones que cita o ministério espanhol, sem especificar a maturidade dos títulos. 

O maçom Magalhães defende-se!

Este maçom, comunista arrependido, gastou do nosso bolso o preço de um apartamento para compor o seu gabinete por uns meses. E ainda diz que foi pouco!

domingo, 15 de janeiro de 2012

AS IDEIAS DE FABER

Em relação a França, que ontem perdeu o seu “rating” máximo junto da Standard & Poor’s, Faber comentou na CBNC que o corte em um nível foi “insuficiente”, pois não reflecte as contínuas tensões sistémicas da economia do país. Segundo Faber, a qualidade do crédito soberano de França não é boa. Sobre os Estados Unidos, o analista diz que o “rating” deste país devia ser ‘triplo B’ ou mesmo “lixo”, atendendo aos contratos de dívida que estão para vencer e que não têm fundos para serem suportados.

Eles ficarão eternamente condenados?!

"Como é que os alemães, que provocaram duas guerras mundiais e mataram milhões nos vão dar lições de moral?", questionou Mário Soares.  A questão é esta: o povo alemão actual, que não desencadeou guerra alguma, estará eternamente condenado a pagar as dívidas dos outros?!

Ora, aqui está um maçom defendendo um político preso (Duarte Lima) que consta também o ser

Para este maçom, antigo agente da judiciária, não contam as evidências, nem a justiça material, importa tão só a justiça formal. O hediondo crime que se lixe! Se Moita Flores não tem a ver com o processo, mais valia estar calado…
O que nos chega do outro lado do mar não são provas. São especulações. E uma mão-cheia de incompetência. O exame do local do crime resume-se a uma página. Sem análise séria. Trabalho de amador. O exame de autópsia ainda é mais vergonhoso. Nem uma palavra que revele a ligação entre autor e vítima. As testemunhas são irrelevantes. Resta para esta acusação os hiatos de tempo não explicados por Duarte Lima e uma sucessão de multas de trânsito. É aquilo a que se chama prova circunstancial. Vale tanto quanto um caracol num processo judiciário. 

A sina de Assad

O Presidente sírio, Bashar Al-Assad, anunciou este domingo que vai conceder uma amnistia geral para todos os detidos por crimes cometidos durante a revolta que afecta o país há dez meses. Mas já não vai a tempo. Por mais cedências que faça, a populaça não deixará de continuar nas ruas exigindo a sua demissão. E ele não terá outra alternativa que não seja fugir para o Irão. Aquilo que virá a seguir ninguém sabe, provavelmente uma teocracia sanguinária, um islamismo radical, uma sociedade arcaica de talibãs.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Os heróis

Os membros do Conselho de Administração do Banco de Portugal abdicaram de receber os subsídios de férias e de Natal.  São uns heróis! Neste pequeno país falido, com a miséria extrema à porta, o governador do BP aufere mais do que o seu colega dos EUA, a maior economia do mundo. Eles, no segredo dos deuses, estabelecem em benefício próprio os montantes a sacar ao Estado. Os que agora lá estão deveriam ser demitidos e accionados judicialmente para mostrar aos cidadãos que a austeridade e a lei também os abrange.

Quem não chorou não mamará e seguirá para a prisão

O site "Daily NK", de opositores da Coreia do Norte, denunciou, citando fonte da província norte-coreana de Norte Hamkyong, que o regime de Pyongyang estaria a castigar os norte-coreanos que, pela morte de Kim Jong-il,não tivessem chorado ou que a sua dor não tivesse parecido sincera.

Este é o sr. José Magalhães, que traiu o seu Partido Comunista

Traíu, sem pudor, o seu PCP. Enquanto parlamentar comunista, de verborreia fácil, foi um figadal inimigo do PS por este ser «reaccionário». Depois tornou-se maçom, vestiu a farda socialista e subiu a secretário de Estado da Justiça pela mão de Sócrates. Agradecido aos deuses protectores por tamanho sucesso, inundou o seu gabinete de caganeirices ligadas à maçonaria, pagas com dinheiro do Estado. Ao que disseram recentemente os jornais, foi possuidor de um cartão e com ele gastou pequenas fortunas à custa dos contribuintes...  

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Portugal, mais um trambolhão

A  notação da República Portuguesa será reduzida em dois níveis. 

Carlos Costa, o moralista de meia-tigela

O governador do Banco de Portugal, para não cumprir a ordem (que outros são obrigados a engolir),  não esteve com meias medidas: já pagou o subsídio de férias aos empregados da sua instituição! E o pessoal da Caixa Geral de Depósitos, não terá idêntico direito? E os funcionários das Regiões Autónomas? E os das Câmaras?

O triplo A de França foi à vida

A agência de ratings Standard & Poor's baixou o rating soberano de França.

Os políticos arguidos e os seus defensores

Dos muitos políticos vigaristas apenas alguns, por inabilidade, chegam à barra dos tribunais. Seria interessante descobrir se algum destes, ou se algum dos políticos importantes que se apresentam como suas testemunhas abonatórias, não é maçom.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lojas maçónicas e associações de malfeitores

Antes de 1974, sobretudo nos tempos da ditadura de Salazar, as lojas maçónicas eram vistas como locais vigiados pela polícia política onde se reuniam secretamente homens corajosos unidos pelos nobres ideais que conduziram à revolução francesa. Agora as lojas maçónicas são olhadas como associações de malfeitores onde estes se reúnem secretamente para, de forma organizada, assaltarem a máquina do Estado e locupletarem-se, defendendo-se cá fora uns aos outros, com unhas e dentes.  

Um «rigoroso» inquérito...

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal garantiu segunda-feira através de Cândida Almeida, que o inquérito à licenciatura de José Sócrates se tinha baseado em "documentos oficiais", não esclarecendo se eram originais ou fotocópias. Afinal, o dossier do aluno Sócrates investigado em 2007 não contém quaisquer "documentos oficiais" enviados pela Direcção-Geral do Ensino Superior, como alega o DCIAP, mas apenas fotocópias avulsas, apreendidas pela PJ na Universidade Independente.

Infelizmente, neste ponto ele tem razão

Mahmud Ahmadinejad quer uma nova ordem mundial que responda ao "fracasso" e à "decadência" do sistema capitalista. O Presidente do Irão falava em Cuba no âmbito de uma visita oficial que está a realizar à América Latina.

Bácoros


Os marines norte-americanos estão a investigar um vídeo que mostra soldados com equipamento de combate a urinar para cima de vários cadáveres


Duplicidade de critérios

Os reformados do Banco de Portugal, entre os quais se encontram Aníbal Cavaco Silva (onde foi director do Departamento de Estatística e Estudos Económicos de 1977 a 1979), estão em vias de obter o pagamento integral dos respectivos subsídios de Natal e de férias. A mensalidade do Banco de Portugal rondará os quatro mil euros brutos.

Em Portugal, nestes casos graves, os donos da justiça gostam de deixar o crime sem castigo

Uma denúncia criminal, por suspeita de homicídio de Rosalina Ribeiro, foi apresentada em Portugal contra Domingos Duarte Lima por Olímpia Feteira, cabeça-de-casal da herança do milionário português Lúcio Tomé Feteira. «É aplicável a lei penal portuguesa e os tribunais portugueses têm jurisdição". A iniciativa é ainda justificada com a "ausência de acção das autoridades portugueses relativamente ao crime, que é público, e ao imobilismo em se estava a cair". "A queixa visa garantir a abertura de uma investigação conforme as leis portuguesas, que ponha termo à polémica pública quanto à valia das provas colhidas no Brasil… que estava a conduzir a uma inércia desprestigiante para a Justiça"…

Zaragata feminina a quatro

Há dias vi um espectáculo degradante à porta de um prédio na Vila. Quatro mulheres adultas, vizinhas entre si, embrulharam-se umas com as outras em feroz zaragata. Duas (mãe e filha) esperaram outras duas (também mãe e filha) e zás! Depois chegaram duas viaturas da polícia e uma ambulância. Que vergonha, que selvajaria!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Brincam com o fogo - 3

Mostafa Ahmadi Roshan, responsável por um departamento da central nuclear de Natanz, morreu na explosão de uma bomba magnética colocada debaixo do veículo em que seguia. O vice-governador da província de Teerão, Safar Ali Baratloo, aponta o dedo aos israelitas. 

Um português feliz é motivo de orgulho para os restantes

Eduardo Catroga vai ganhar um salário de 45 mil euros/mês, enquanto presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, que acumulará com uma pensão de 9.600 euros.

E assim se vai empobrecendo

A taxa de inflação média de 2011 cifrou-se nos 3,7%, segundo dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística. 

Não deixam o homem estudar filosofia em paz em Paris

Mais de 31 mil pessoas já assinaram uma petição que tem como objectivo levar José Sócrates a tribunal, para ser julgado por gestão danosa dos dinheiros públicos.  

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Os afilhados do ministro

Cada um defende a sua capelinha e garante bem-estar aos seus queridos trabalhadores à custa do mal-estar dos outros. Todos deixarão de receber os subsídios de férias e de natal pagos pelo erário público excepto os afilhados do ministro das finanças, que abrangem os funcionários da TAP e os do Banco de Portugal. Essa duplicidade de critérios gera revolta em muita gente afectada pelos cortes brutais. Uma vergonha! Os trabalhadores do Banco de Portugal não serão afectados pelos cortes nos subsídios de férias e Natal do próximo ano, confirmou hoje o supervisor. O Banco de Portugal assegura que tomou medidas para poupar, nomeadamente cortar dias de descanso aos trabalhadores, mas não especifica a dimensão de custos que será diminuída este ano. 

Brincam com o fogo - 2

Outro ladrão apanhado pela justiça eléctrica

Um homem atingido esta terça-feira por uma descarga eléctrica num posto de transformação da EDP em Espinho, quando estaria a furtar cobre, foi encaminhado para uma unidade de queimados de Lisboa em estado grave. 

O JUSTICEIRO


Depois de rebaptizar o Largo Mompilher, no Porto, com insultos a José Sócrates, o mesmo artista - que se mantém no anonimato - deu o nome de Isaltino Morais a uma rua de Oeiras. A rua com o nome do autarca encontra-se nas imediações da Câmara Municipal de Oeiras. Na placa toponímica pode ler-se "Rua Isaltino Morais (Corrupto, Criminoso, Político)". 

domingo, 8 de janeiro de 2012

Só agora os madeirenses começam a dar conta da gravidade da situação em que os Jardins irresponsáveis colocaram a Ilha

Responsáveis das farmácias da Madeira decidiram manter a suspensão da venda a crédito de medicamentos a partir das 0h de segunda-feira, decidida pela Associação Nacional das Farmácias.

Afinal o gajo é um génio!

Um documentário oficial difundido, este domingo, na televisão norte-coreana descreve Kim Jong-un como um "génio dos génios" em questões militares. As imagens mostram o o novo líder da Coreia do Norte em várias poses militares, no dia do seu aniversário. 

Russos curiosos

Desde há uns tempos, a maioria dos visitantes deste blogue vem da Rússia, não sei porquê. Eles reavivam as saudades dos meus passeios solitários por algumas cidades daquele enorme país, quando conhecia apenas meia dúzia de frases em língua russa e não entendia o que me diziam os cidadãos que, embriagados, me abraçavam amistosamente nas ruas.

Brincam com o fogo

O Irão começou a enriquecer urânio - processo necessário na produção de energia atómica ou de armas nucleares - em instalações subterrâneas, noticiou este Domingo um jornal ligado ao regime. Segundo o diário Kayhan, o Irão injectou gás de urânio em centrifugadoras. A instalação, ainda de acordo com o jornal, está bem protegida de eventuais ataques aéreos. 

sábado, 7 de janeiro de 2012

O ministro dos estrangeiros descobriu que Portugal não é a Grécia

O líder do CDS-PP disse na noite de sexta-feira em Torres Vedras que Portugal deixou de ser comparado à Grécia. Claro que a Grécia é diferente de Portugal porque aquela tem muito mais e melhor história antiga!

Países com triplo A em risco de falência

A primeira semana de janeiro confirmou a consolidação de um grupo de cinco países, "periféricos" e do "centro" da moeda única, que mostram um padrão de subida de juros da dívida e do risco de incumprimento. A galeria é formada pela Itália, Espanha, Bélgica, França e Áustria. A França e a Áustria apresentam níveis de risco de 19,43% e 18,60%, o que contrasta com o risco da Alemanha que é de 9,4% - no entanto os três países têm a mesma notação de risco de triplo A.

O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Já está em vigor o novo acordo ortográfico mas não tenciono cumpri-lo por enquanto. Considero um disparate não deixar as línguas evoluírem naturalmente. A origem de Portugal vem do Reino da Galiza, do qual nos separámos há 900 anos. Que conste, nunca houve acordo ortográfico algum entre galegos e portugueses. E entendemos-nos bem.

JUÍZES TENTAM CAÇAR SÓCRATES

O Supremo Tribunal Administrativo intimou o Ministério das Finanças a entregar à Associação Sindical dos Juízes (ASJP) as despesas do último Governo de José Sócrates com cartões de crédito e telemóveis, assim como as respectivas autorizações para a sua utilização e os beneficiários dos mesmos. A decisão do STA foi tomada no passado mês de Dezembro e já não é passível de recurso.

Tensão no Irão. Ali apenas bombas nucleares poderão destruir o potencial bélico pró-atómico escondido no subsolo

El Reino Unido ha enviado su nuevo buque de guerra al Golfo pérsico, pero que llega en un momento de tensión entre Occidente y el Irán sobre el Estrecho de Ormuz. El destructor Daring se unirá a otros buques de guerra británicos en la región, dijo el sábado el Ministerio de Defensa. "La Royal Navy tiene una presencia continua" en el Golfo, desde "hace muchos años, incluyendo la patrullera Armilla y sus sucesores desde 1980", dijo un portavoz del ministerio.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ela diz o contrário daquilo que pensa

A directora do FMI, Christine Lagarde, disse hoje não acreditar que o euro acabe como moeda única em 2012  e afirmou-se confiante na manutenção da Grécia na Zona Euro.

E são estas as polícias que temos

Nessa noite (véspera de Natal), os dois militares, fardados e em serviço, "terão tido uma conduta imprópria num estabelecimento de diversão nocturna" (em Arcos de Valdevez), alegadamente por consumo excessivo de álcool. Uma denúncia apresentada à instituição fez referência ao comportamento desregrado dos dois militares. Além disso, alguns relatos dos acontecimentos dessa noite apontavam para que tivessem sido efectuados disparos por parte dos militares. 

Vai desaparecer o fumo do tabaco nos cafés

O Governo quer tornar a lei do tabaco mais restritiva, o que passa pela proibição total do fumo em locais públicos, nomeadamente restaurantes, bares e salas de jogo. 
Finalmente o primeiro-ministro veio ao meu blogue em 30 de Dezembro e resolveu fazer-me a vontade: proibição do fumo em todos os espaços públicos fechados.A notícia está hoje a ser difundida pelos órgãos de informação. Todos os cafés onde eu entro são conspurcados por homens/mulheres-chaminés. O pior é o que fica em frente de um infantário. Entram constantemente bandos de funcionárias que dão ali um saltinho para fumarem de uma assentada 3 e 4 cigarros seguidos, saindo depois a correr, com medo da chefe. 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Os gregos tentam evitar o colapso

Para garantir a aprovação do segundo pacote de ajuda externa, a Grécia poderá ter que baixar o valor do salário mínimo e avançar com cortes "severos" no sector privado. Foi esta a mensagem que o primeiro-ministro grego deixou ao país após um encontro com os principais sindicatos e confederações empresariais

Eles andam todos de avental, dão as mãos e dançam à volta das gamelas

O Líder parlamentar do PSD e quadros da Ongoing juntaram-se em encontro maçónico. Luís Montenegro foi convidado em Junho passado para um jantar-debate com membros da loja maçónica Mozart49. Na lista de convidados estão altos quadros da Ongoing – entre os quais o ex-chefe do SIED.
O “Diário de Notícias” faz um levantamento dos deputados membros da Maçonaria e chega à conclusão que são 182, quase 80% do plenário. Entre os maçons, estarão os líderes das bancadas parlamentares do PS e do PSD, Carlos Zorrinho e Luís Montenegro, que pertencerão, no entanto, a obediências diferentes: GOL (Grande Oriente Lusitano) e GLLP (Grande Loja Legal de Portugal), respectivamente. 



O rapaz, afinal, sempre leva alguma coisa

Eduardo Catroga é novo chairman da EDP. O ex-ministro das Finanças vai presidir ao Conselho Geral e de Supervisão.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Então o Estado proíbe um professor de trabalhar pelo facto de se ter zangado com a namorada?!

Jorge Fernandes, professor numa Escola Secundária em Matosinhos, recentemente condenado a dois anos e sete meses de pena suspensa por agredir e difamar uma ex-namorada, foi ontem proibido pela Direcção Regional de Educação do Norte de leccionar até ao final deste ano lectivo. 

Um ser humano normal mas sem um pé não terá o direito à vida?

A mãe e o bebé que nasceu com apenas um pé no Hospital da Covilhã, no domingo, vão deixar a unidade hospitalar. O problema do bebé só foi comunicado à mãe após o parto e a família pretende processar judicialmente a médica que acompanhou a gravidez, além da reclamação já apresentada. O caso será entregue a um advogado nos próximos dias. O bebé "dorme bem e é perfeito em tudo o resto", acrescenta Cátia, cunhada de Elisabete Domingos. 

Ele goza com os jornalistas pacóvios, terceiro-mundistas

Eusébio, futebolista dos anos 60, quando vai a uma consulta de rotina, não reserva o irrelevante evento para a intimidade da sua vida privada: quer que falem de si como se fosse grande «figura pública nacional», quer apreciar o sabor da fama injustificada e da vaidade, e avisa previamente os jornalistas e as televisões terceiro-mundistas. As três (RTP, TVI e SIC), às 13 horas, abriram os telejornais com a notícia do regresso do «pantera negra» ao hospital, com repórteres colocados à porta deste. Ridículo! A informação em Portugal está ao nível do esterco...“O sr. Eusébio da Silva Ferreira deu entrada no Hospital da Luz e está a realizar exames”, foi divulgado em comunicado esta quarta-feira, depois de ter apresentado sintomas de uma cervicalgia.

Os ladrões do futebol vão-nos aos bolsos

Alheios às imposições da Troika, os dirigentes federativos portugueses decidiram atingir desde já o topo... em gastos. A selecção portuguesa será aquela que mais vai desembolsar nos gastos com alojamento diário das suas estrelas: 33174 euros por noite. No extremo oposto está Espanha, campeã mundial que consegue o mais baixo preço por diária: 4700 euros. 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Europa vai embargar petróleo iraniano

La Unión Europea se dio de plazo hasta el próximo día 30 para imponer sanciones serias a Irán, incluido el embargo a sus exportaciones de petróleo, y la impaciencia por actuar ya empieza a hacerse notar en algunas capitales, en particular París, que da por hecho que la República Islámica mantiene su velocidad de crucero hacia el arma nuclear. 

Itália vai baixar os salários dos deputados

Os deputados italianos estão entre os que auferem maiores salários mensais. São quase 15.000 euros por mês: 11.283 euros de salário bruto e 3.503 euros para despesas de transporte e outros gastos. Contudo, viajam de comboio, barco e avião sem pagar, além de que estão isentos do pagamento de portagens nas auto-estradas. O salário dos 630 deputados italianos está mais de 60% acima da média europeia. 

Prossegue a trapalhada grega

Kapsis deixou claro que o abandono da moeda única é um cenário provável, caso Atenas não consiga garantir o novo pacote de 130 mil milhões de euros que está dependente do cumprimento do acordo estabelecido na sequência do pedido de ajuda externa, noticiou a Reuters. Atenas terá de acelerar um vasto conjunto de reformas para comprovar que está empenhada em cumprir as exigências dos credores internacionais. 

Fim do regabofe das Fundações criadas para extorquir dinheiro aos contribuintes?

As fundações que actuem em Portugal dispõem de 30 dias, a partir de quarta-feira, para responderem a um censo criado pelo Governo e que servirá para avaliar o respectivo custo/benefício e viabilidade financeira destes organismos. O resultado deverá ser conhecido no prazo de três meses e a decisão sobre a manutenção ou extinção dessas fundações será tomada até Abril. A avaliação pretende ajudar a “decidir sobre a sua manutenção ou extinção, sobre a continuação, redução ou cessação dos apoios financeiros concedidos, bem como sobre a manutenção ou cancelamento do estatuto de utilidade pública. Um relatório do Tribunal de Contas de 2011 dava conta que o Estado não sabia quantas fundações existem no país. Eis aqui o link do Diário da República que refere esta decisão. 

A tensão silenciosa entre os EUA e o Irão

O responsável pelo Exército do Irão, Ataollah Salehi, exortou um porta-aviões norte-americano a não regressar ao Golfo Pérsico. As palavras deste General surgem no fim do exercício militar de 10 dias junto ao Estreito de Ormuz, na mais recente manifestação de força, quando persistem as críticas ao programa nuclear do país. «Recomendamos… que o navio de guerra que passou no Estreito de Ormuz e foi para o Golfo de Oman não regresse ao Golfo Pérsico», disse o militar, citado pela agência noticiosa oficial IRNA, que não refere os motivos por detrás da declaração.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A inevitabilidade de um conflito nuclear no Irão

A Marinha iraniana testou, esta segunda-feira, com êxito três mísseis, dois de médio alcance e um de curto alcance, em treinos militares a decorrerem no Golfo de Ormuz. O exercício fez aumentar os receios internacionais sobre a ameaça do Irão de encerrar o Estreito, na entrada do Golfo.
O Irão vai criando assim as condições perfeitas para a eclosão inevitável de um conflito nuclear na região. Israel, para sobreviver, não terá outra alternativa que não seja atacar, enquanto é tempo. E os EUA, não poderão fazer outra coisa que não seja ajudar Israel.

domingo, 1 de janeiro de 2012

A DOENÇA DO LIXO

Richard Wallace esteve em guerra com os vizinhos durante anos por acumular toneladas de lixo no jardim de sua casa, na aldeia de Westcott, Reino Unido. O britânico de 61 anos , começou a limpar o jardim e até contou com a ajuda dos vizinhos. Numa tarde, removeram 30 toneladas de entulho que escondiam a entrada da moradia. Richard conta que descobriu sofrer de um distúrbio obsessivo-compulsivo que o levava a acumular objectos desde a infância. "Foi um choque para mim. Agora que o jardim está limpo, consigo perceber a estupidez de tudo isto", disse o britânico entre lágrimas. Mas Richard Wallace ainda tem um longo caminho pela frente: limpar a vivenda de três quartos, avaliada em 1,2 milhões de euros. Continua a dormir, comer e trabalhar na única cadeira que tem livre em casa - a cama está escondida, é preciso rastejar para passar de uma divisão para a outra e há montanhas de exemplares do 'Daily Mail', acumulados durante 34 anos.