quinta-feira, 31 de maio de 2012

A grande farra


Conheci o Pablo num Centro de Saúde da região de Lisboa onde ele foi um jovem médico contratado. Depois vimo-nos duas vezes em Madrid na sua residência, junto da praça de toiros. Incomodados com a grave situação que envolve os nossos países, decidimos, antes que seja tarde demais, encontrarmo-nos por estes dias em Salamanca. Já marcámos quartos numa residencial próxima da Plaza Mayor. O nosso objectivo não é festejarmos o que quer que seja, é simplesmente, durante dias, passarmos as noites em discotecas, comermos e bebermos tudo quanto nos possa dar prazer e vivermos intensamente a vida antes da iminente explosão financeira que arruinará os povos do sul da Europa e gerará uma crise jamais vista. Os alemães compreenderão então que teria valido a pena um maior empenhamento dos seus políticos no sentido de salvarem o euro, mas já não será possível voltar atrás. Desencadeados os mecanismos que estão a conduzir ao incontrolável furacão, os próprios EUA sofrerão uma enorme onda de choque e, a partir daí, no meio do descontrole, a questão financeira poderá derivar para outras formas de crise ainda mais preocupantes.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Que cretinice !

Governo quer proibição total de fumo em locais públicos até 2020  Este governo de Passos Coelho prometeu repor os subsídios de férias e natal aos «espoliados» daqui por 5 ou 10 anos. Agora vem anunciar que daqui por 8 anos não haverá fumo nos locais públicos. As promessas serão para «cumprir» quando já não estiver no poder! Que cretinice!

O monstro que o Nelson matou

O Nelson, um amigo brasileiro de longa data, há muito escrevia regularmente no seu blogue. Foi nele que li algumas das melhores histórias ficcionadas dos últimos anos. Pregava os olhos na primeira frase e mergulhava no «filme» até final. Porém, por qualquer razão que desconhecia, o blogue parou durante meses. O que havia acontecido ao Nelson? Telefonei-lhe e ele deu-me uma explicação. Já não era um hobby, aquilo transformara-se numa obsessão, todos os dias tinha de inventar histórias para o blogue, um ditador, um insuportável glutão que exigia alimento contínuo. E pensei, eu não quero ser escravo do blogue, não sou obrigado a engordar este monstro insaciável, vou recuperar a minha liberdade e passar a escrever apenas quando me apetecer!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Espanha perto do desastre

O prémio de risco cobrado pelos investidores para comprar dívida pública espanhola quebrou ontem um novo recorde, quase em 510 pontos base. Essa diferença estreitou-se hoje, mas as taxas de juro implícitas aos títulos espanhóis continuam sob pressão, a rondar a casa dos 6,5%-7% que marcaram o ponto de não-retorno e o prenúncio do pedido de ajuda externa da Grécia, Irlanda e Portugal.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cada dia é pior do que o anterior

Em cada dia que passa a situação dos países aflitos da Europa piora. Espanha corre o risco de explodir.

Gregos e alemães

Segundo números da OCDE, no que toca a horas de trabalho os alemães são preguiçosos e os gregos trabalhadores. É que em 2010 cada grego trabalhou em média 2119 horas, enquanto cada alemão trabalhou apenas 1390.

Cavaco e o sofá

Cavaco diz que para chegar aos mercados é preciso deixar "os sofás de Lisboa" O presidente da República defendeu que para Portugal conquistar os mercados tem de ir para o terreno, considerando "extremamente frutuosa" a deslocação que termina, esta segunda-feira, em Singapura e que o levou a Timor-Leste, Indonésia e Austrália. Sócrates andou pelo mundo a pedir aos países endinheirados que viessem comprar dívida portuguesa. E o melhor que conseguiu foi afugentar os mercados e levar-nos rapidamente à falência. Mas bastou a Cavaco fazer uma viagem de turismo pelo extremo oriente para resolver os gravíssimos problemas do País! Duma penada ele convenceu os mercados a emprestar dinheiro sem limites a Portugal, a baixos juros! Como ele é esperto! Estamos safos!

domingo, 27 de maio de 2012

A luta pelo poder no Vaticano

O mordomo da casa pontifícia foi ontem formalmente acusado de posse de documentos ilegais, depois de ter sido detido na quarta-feira. A detenção, anunciada apenas na sexta, aconteceu no mesmo dia em que o presidente do banco do Vaticano, foi forçado a demitir-se. E na mesma semana em que um livro publicado em Itália divulga cartas e documentos sigilosos enviados ao Papa. Em causa estará um ambiente de luta pelo poder, numa altura em que se começa a perceber que Bento XVI estará mais fragilizado. Sente-se no Vaticano um clima de final de pontificado e adensam-se jogos. O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano e número dois da hierarquia, tem sido um alvo privilegiado de críticas. Afinal estes homens não são tão santos como se dizia!

Uma refeição afrodisíaca

Um cozinheiro japonês colocou um anúncio no twitter, a oferecer-se para cozinhar os próprios genitais "ao gosto do freguês". Seis comensais pagaram para degustar o banquete, que a polícia diz não ser ilegal. Bácoros!

sábado, 26 de maio de 2012

O ministro e o polícia secreto

Em Portugal é assim. Um tipo começa por colar uns cartazes partidários, manda umas bocas entusiásticas, e a seguir agarra um lugar de deputado, de ministro ou mesmo de 1º ministro. Muitos destes espertos, por não terem habilitações literárias relevantes, correm à pressa a universidades privadas facilitistas, já velhos, a buscar um diploma que lhes componha o currículo. Assim aconteceu com o ministro Relvas. Para mim, mais importante do que tudo o resto, é saber se um político com este tipo de sucesso é ou não ladrão. E não existem vestígios de que este o seja. Era um militante activo e influente quando um polícia secreto corrupto o enredou na sua imunda teia de cumplicidades. O ministro, agora apanhado com a boca na botija, tenta descolar-se dessa teia antes que seja devorado pelos companheiros invejosos e ressabiados,  ou pela agitada opinião pública. Não sei se o vai conseguir. Nem estou preocupado com isso.
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/05/25/miguel-relvas-e-silva-carvalho-jantaram-juntos-no-algarve-em-agosto-de-2011

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Uma casta de parasitas que vai ser exterminada

O ministro das Finanças não respondeu, esta sexta-feira, se defende mais baixas de salários. Mas estou seguro de que este patriótico e sábio governo tem um plano justo e infalível de redução da despesa do Estado através do emagrecimento radical da função pública. Os judeus eram para o governo nazi um povo a abater porque, embora produzissem os melhores cientistas e banqueiros mundiais, estavam, sob o ponto de vista rácico e religioso, muito abaixo do nível do cão de estimação de Hitler. Por sua vez, os funcionários públicos portugueses, incluindo os médicos, os juristas, os economistas, os magistrados judiciais, os militares, os professores do ensino primário, secundário e universitário, as polícias e os varredores, não têm razão de existir porque são eles a grande fonte de infelicidade da Nação. Acabando-se de vez com essa casta inútil, acabará automaticamente o défice e todos seremos felizes. Esses parasitas sociais, que viram nos últimos anos o seu poder de compra minguado entre os 30 e os 50%, se ainda, mesmo assim, persistem em sobreviver, terão de sofrer novos cortes até que fiquem reduzidos a esqueletos. Entretanto consta que já estão a ser construídos vários campos de extermínio para onde eles serão transportados em segredo durante a noite, desaparecendo progressivamente da circulação e das folhas salariais do ministério das finanças. 

O acumulador de lixo

Há uns tempos era ainda um rapazinho coxo, com razoável aspecto, que tinha a mania de vasculhar os caixotes do lixo. Uma vez, aproximando-me dele, vi-o com a cabeça mergulhada num contentor e com uma tesoura na mão direita cortando imagens de mulheres que encontrava em revistas e jornais. Mancando de contentor para contentor, vejo-o agora menos asseado, de cabelo grisalho, com vários sacos de plástico carregados de tesouros descobertos no esterco. Talvez se tenha transformado num doente acumulador de lixo e viva abandonado no meio da imundice.

O deslize de Obama


Obama não está seguro da sua reeleição para presidente dos EUA. E pensou «havendo 10% de larilas, eu vou defender o casamento de pessoas do mesmo sexo, tal como fizeram alguns maricas na Europa». Proferiu a insensata declaração pública e chocou 90% de americanos uma parte dos quais está a mudar o seu sentido de voto como revelam as sondagens.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ACT- IGT - A guerra das máfias (último capítulo)


Publiquei o capítulo 3 da «guerra das máfias» há exactamente três meses. Num importante departamento do Estado as chefias superiores andavam em suja e ruidosa guerra, umas contra as outras, acusando-se reciprocamente de corrupção, com comunicados enviados aos jornais e com participações à polícia judiciária, ao ministério público e ao ministro da tutela. E o que aconteceu? Nada!!! O ministro da economia, tão inexperiente que é, nem saberá que em situações desta gravidade a medida certa e adequada a aplicar será a imediata demissão ou suspensão dos actores em conflito…
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=40934
http://www.tretas.org/Den%C3%BAncias%20de%20corrup%C3%A7%C3%A3o%20atingem%20inspector-geral%20de%20Trabalho
http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=2291140&especial=Revistas%20de%20Imprensa&seccao=TV%20e%20MEDIA
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/forte-investiga-corrupcao-interna

Três palermas no ecrã


Olhando há bocado a televisão, que, à falta de assunto, fazia uma reportagem inútil junto do ministério das finanças, vi que não tardaram a aparecer no ângulo da câmara três palermas. Um contínuo saiu do edifício público e, vaidosamente, postou-se à porta para aparecer nos ecrãs. Um colega deste, que não lhe queria ficar atrás, saiu também e mostrou ao mundo o seu focinho rafeiroso. E um bípede que ia a passar, rapou imediatamente do telemóvel e ligou à família «olha, acende a televisão e vê-me!». Este pobre diabo seguiu para a direita e depois recuou para a esquerda. Fazia questão em que a sua tromba ficasse gravada para a posteridade. Era o seu minuto de glória! Porque são tão estúpidos alguns portugueses?!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Este bloguista maledicente


Nas apreciações que aqui faço às pessoas e aos factos, sou quase sempre crítico, raramente escrevo para dizer bem. Procuro apenas ser racional e justo. Em contrapartida aceito que qualquer um me critique também, da forma como entender. Ridicularizar um blogue que anda atrelado ao meu e que toda a gente poderá aqui seguir, não será um gesto bonito, eu sei. Talvez isso envolva até da minha parte alguma falta de ética pois, de acordo com o meu próprio preconceito, um bloguista não deverá criticar o blogue de outro, ao qual aderiu. Só que eu aderi apenas para tê-lo por perto e constatar, sempre que me apetece, até onde chega a estupidez humana. Não o vou identifica. Apenas a polícia, que por ter pouco com que se entreter, também me vai seguindo (creio), poderá, com muita paciência, entre tantas dezenas de blogues, saber ao qual me refiro. Trata-se de uma fulana que escreve uns disparates com muita regularidade. Fala da sua vida sexual, familiar, social, enfim, de todas as banalidades que lhe vêm à cabeça oca que lhe adorna o corpo. E não é que, de cada vez que ela escreve uma patacoada, surgem de imediato umas tantas seguidoras a aplaudi-la! Pergunto a mim mesmo se, embora se identifique como uma gaja, não será na realidade um gajo (talvez um maricas) e os «seguidores» dos seus textos absurdos não serão, ao fim e ao cabo, ele próprio. Será um caso que continuarei a estudar nas minhas horas vagas, tal como vou estudando as incríveis potencialidades do facebook, uma engenhoca  informática inventada para satisfazer artificialmente o «ego» doentio da mediocridade humana espalhada por este mundo-cão onde temos de viver.

domingo, 20 de maio de 2012

O telefone e a vida

Sentado na cadeira de rodas e fumando o seu velho cachimbo, ele pega no telefone e na agenda e contacta uns tantos amigos para certificar-se de que tudo vai bem com eles. E quando passa demasiado tempo sem falar com algum, nota-se-lhe alguma apreensão enquanto não ouve a sua voz do outro lado, como se temesse tê-lo perdido. «Porquê?», perguntei-lhe. «Porque, por duas vezes, em pouco tempo, telefonei para os locais de trabalho de dois amigos e fui informado de que haviam morrido...  

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O rastilho


A Grécia, em desespero de causa, acaba de pegar fogo ao rastilho. Os países mais aflitos do Sul da Europa estão a apontar as agulhetas para as suas casas como se a pólvora deixasse de explodir lançando-lhe água em cima. Espanha vacila e o pequeno Portugal, aterrorizado, teme que este gigante lhe caia em cima. Parece cada vez mais evidente que a onda trituradora dos mercados financeiros que vem ameaçando destruir a Europa não voltará para trás. Uns tantos países entrarão em falência. É preocupante que isso possa vir a acontecer também com Itália, Reino Unido e França porque a seguir os EUA poderão não se aguentar, o que, a suceder, constituirá uma enorme tragédia por não se vislumbrar como se poderia evitar, com os enormes solavancos que adviriam do colapso, uma guerra de consequências difíceis de imaginar. Os Maias, há 500 anos, nas profundezas das florestas mexicanas, acreditavam que um grande cataclismo ocorreria em Dezembro de 2012. Embora não estando seguro de coisa alguma, não creio em profecias. E se esta vier a acontecer, estaremos provavelmente perante uma mera e desagradável coincidência. 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O fim das touradas e a lógica da batata

A proibição das corridas de toiros em Portugal é um cenário que o sector descarta, alegando que a medida seria uma "catástrofe" que arrastaria para o desemprego "milhares de pessoas" e "aniquilaria" a economia de vários concelhos (Jornal de Notícias on line). Se o governo acabasse com os criminosos em Portugal também seria uma grande desgraça porque o País passaria a precisar de menos polícias, menos prisões, menos tribunais e menos segurança, aumentando brutalmente o desemprego no sector e pondo-se em causa a sobrevivência de muitas famílias…

Grécia, o início do caos - 2

Os banqueiros centrais da zona euro estão a falar pela primeira vez publicamente sobre a possibilidade da Grécia sair da união monetária à medida que o impasse político continua em Atenas. Os comentários dos membros do conselho do Banco Central Europeu (BCE) indicam que o risco de fragmentação da zona euro está a ser levado a sério pelos decisores políticos da região, de acordo com o Financial Times. 
Paul Krugman vaticina que a Grécia saírá do euro "muito possivelmente no próximo mês". Para o Prémio Nobel da Economia, a saída dos gregos provocará "retiradas avultadas de depósitos em bancos espanhóis e italianos", dinheiro que irá parar à Alemanha.
É possível que o Governo não consiga pagar salários e pensões a partir do início de Junho, porque a tranche de Maio [do empréstimo externo] foi reduzida em mil milhões de euros e porque as receitas fiscais ficaram abaixo do que estava previsto”. O alerta foi dado por Lucas Papademos (o ainda primeiro-ministro) e transmitido aos partidos ontem pelo Presidente grego, Karolos Papulias.
A Grécia pode ser tomada por "gangs armados de kalashnikovs" e cair na "guerra civil". Os receios de que a saída da Grécia do euro se tornem realidade aumentam à medida que o impasse político se mantém. Para além dos óbvios efeitos económicos, o ministro da Proteção Civil do Governo cessante alerta para o escalar da tensão social.
Os analistas dizem que, se situação na Grécia se descontrolar, isso poderá reduzir o "espaço de manobra" de Espanha e obrigar esta a pedir ajuda externa

Um grande bombeiro

O ministro Macedo homenageia um grande bombeiro de Vila Verde.

domingo, 13 de maio de 2012

A roda do destino


1-Seguindo o exemplo do Presidente da República Cavaco Silva, do ex-Presidente Mário Soares e do líder da oposição (que não páram de cacarejar para as televisões), por qualquer razão não inteligível, todos os membros do governo de Passos Coelho, incluindo ele próprio, decidiram badalar de manhã à noite, ferindo-nos os tímpanos e a inteligência. São baboseiras contraditórias intragáveis, frases ocas irritantes. Tudo isto no seio de uma sociedade em rápido empobrecimento e prestes a explodir. Porque não se calam eles?
2- Cada vez fica mais claro que o envio ameaçador de barcos, aviões e militares portugueses para as proximidades da Guiné foi uma precipitação infantil disparatada, que nos ficou cara, em tempo de crise extrema. O comandante do golpe militar e do tráfico de droga na Guiné, com a bênção dos atrasados países limítrofes, continua de pedra e cal, com ou sem a  tolerância zero propalada por Paulo Portas.
3- O mundo não pára e a roda do destino continua em constante movimento. De vez em quando tomba uma figura pública e vêm de imediato os amigos a terreiro proclamar a sua santidade. Desta vez foi um desesperado especialista em música de jaz e de piano. O homem foi para os lados do Guincho e atirou-se de uma falésia. «Fotografava e caiu acidentalmente», garantiu prontamente a família ausente para disfarçar o drama. Mas escreveu o CM (e mais tarde o «Sol») que o infeliz se lançou para o abismo e não levava máquina fotográfica alguma.  http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=49851 

sábado, 12 de maio de 2012

Mário Soares, o fundamentalista anti-europeu


Este é um político que teve um papel muito importante na História de Portugal dos anos setenta do século passado. Quando se candidatou pela primeira vez a Presidente da República, muitos cidadãos esclarecidos correram a dar-lhe o voto. Porém, quando se recandidatou, os mesmos fizeram-lhe um manguito. Soares venceu mas sem os votos deles. Porquê? O  primeiro mandato de Soares foi marcado por uma onda de despesismo inútil, imoral e ilegal, típica de um país totalitário do Terceiro Mundo. Eram viagens e mais viagens de turismo, com grandes aviões carregados de deputados dos vários partidos, de jornalistas «independentes» de todos os órgãos de informação e de sindicalistas das diversas tendências. Tudo a mamar nas tetas suculentas do Estado «democrático», nenhuma crítica, todos desfrutando do regabofe e comprometidos com este até ao pescoço. Soares adorava dar espectáculos de circo em países longínquos, montava tartarugas, elefantes e outros bichos de pele dura. Ele era o rei! O seu péssimo exemplo, continuado no segundo mandato, constituiu um incentivo para que a tralha de sugadores da coisa pública, designadamente autarcas, quadros de empresas públicas e da administração central, passasse, inventando pretextos absurdos, a correr o mundo à nossa custa, repetidamente, na mais completa impunidade. Agora o patriota Soares, com o país falido, dependente de uma troika estrangeira que nos empresta dinheiro e nos permite sobreviver sem grandes solavancos, incita o povo à desobediência, à saída do euro e da Europa, ao caos e à miséria.
O ex-Presidente da República Mário Soares reiterou  que o PS devia romper com a 'troika'…

quinta-feira, 10 de maio de 2012

E Indjai não foge!

O gajo está à espera de quê ?

O muito petróleo do pequeno Timor-Leste


Em quatro meses, Timor-Leste viu o saldo do seu fundo petrolífero aumentar mil milhões de euros. Em dezembro de 2011, o capital do fundo era de 9,3 mil milhões de dólares (7,1 mil milhões de euros) e hoje é de 10,54 mil milhões de dólares  (8,1 mil milhões de euros).O governo de Xanana Gusmão congratula-se com o aumento do fundo, numa altura em que se celebra o 10º aniversário da restauração da independência. Apesar disso, o governo do Portugal pequeno e falido continua a gastar o dinheiro que saca aos seus cidadãos empobrecidos naquele país de 900 mil habitantes que agora nada em dinheiro. São sucessivos contingentes de militares da GNR e de professores, são dádivas e mais dádidas...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Timor-Leste

México Perigoso - 9


A polícia encontrou 18 corpos decapitados e desmembrados dentro de duas carrinhas numa área frequentada por turistas perto da cidade mexicana de Guadalajara, informaram, esta quinta-feira, as autoridades. O procurador do estado de Jalisco, Tomas Coronado, disse que a polícia encontrou 15 cabeças humanas dentro das carrinhas a poucos quilómetros do Lago Chapala e o seu comando confirmou, mais tarde em comunicado, a descoberta de mais três cabeças e membros. A zona tem sido cenário de batalhas sangrentas entre o gangue de Jalisco "New Generation", aliado do cartel Sinaloa, e o cartel de drogas Zetas.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Grécia, o início do caos


Como se receava há muito, os gregos foram às urnas e, conscientemente, optaram pela ingovernabilidade do país. No parlamento a maioria dos deputados recusará o acordo assinado com a troika e a Grécia deixará de receber as tranches previstas. Instalar-se-á o caos e a miséria generalizada. Os militares não terão outra alternativa que não seja a de impor a ordem através de uma ditadura. Só que o problema não ficará circunscrito às fronteiras da Grécia, ele irá alastrando a todo o sul da Europa. A própria França poderá não escapar. 

sábado, 5 de maio de 2012

Indjai, foge enquanto é tempo !


As coisas estão a ser negociadas nos bastidores, camarada. Quem te vai deitar a mão não serão os vizinhos do lado, da CEDEAO, traiçoeiros colaboracionistas que só têm garganta, mas a tropa de elite portuguesa, misturada com brasileiros e angolanos! Estão a preparar-te uma grande ratoeira e, se não te piras já, cairás nela! Não te fies na tua tropa, esta vai-te deixar sozinho! Os portugueses, antes de 1974, foram mal sucedidos com o PAIGC. Mas desta vez eles vão entrar na Guiné exactamente para defender aquele partido, para te levar a julgamento (se ainda te caçarem vivo), e para estragarem o teu negócio ilegal, correndo de vez com os traficantes de drogas!. Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se hoje em Lisboa para concertar uma posição a apresentar na reunião do Conselho de Segurança da ONU, de segunda-feira, sobre a Guiné-Bissau. A posição da cimeira da CEDEAO foi já considerada por alguns setores e entidades uma colagem às posições dos militares que desencadearam o golpe de Estado de 12 de abril na Guiné-Bissau. "As Autoridades Legítimas da República da Guiné-Bissau estimam que o mecanismo adoptado pela CEDEAO (...) ao pretender afastar o Presidente da República interino e o primeiro-ministro eleitos (...) não observou o princípio do retorno à ordem constitucional exigido pela comunidade internacional e pelos principais actores políticos e civis guineenses", disse Djaló Pires

Portugal, o país da corrupção impune


O Sistema Nacional de Integridade foi um trabalho desenvolvido entre o ICS e a Transparência e Integridade, a representante nacional da Transparência Internacional, liderada por Luís de Sousa. De acordo com o relatório do estudo, que foi feito noutros 24 países e teve o patrocínio da Comissão Europeia, o problema em Portugal "não é o número de diplomas legais de combate à corrupção", mas o facto de uma boa parte deles conter "várias lacunas" que constituem, depois, "uma teia de infindáveis recursos que os corruptos mais hábeis, ricos e influentes explorarão em seu benefício".

sexta-feira, 4 de maio de 2012

México Perigoso - 8


Autoridades militares y civiles informaron que los cuerpos de las nueve personas colgadas la noche del jueves en el puente del Libramiento Luis Donaldo Colosio corresponden a cinco hombres y cuatro mujeres. Junto con los cuerpos se encontró un mensaje, supuestamente dejado por el Cartel de Los Zetas, y en el que se dice que mataron a esas personas en represalia por “calentar” la plaza, es decir por atraer la atención de las fuerzas federales de seguridad al, por ejemplo, poner un coche bomba afuera de unas oficinas de la policía local el pasado 24 de abril. Los colgados de Nuevo Laredo y el hallazgo horas más tarde de 14 cuerpos destazados –cuyas cabezas fueron dejadas en neveras portátiles cerca de la presidencia municipal-- son el expediente violento que cierra una semana en la que la constante fue la cuenta de muertos

Uma fortuna por um mamarracho


É um quadro inestético cujo sentido ninguém conhece excepto o idiota rico que se celebrizou ao dar por ele tamanha fortuna.
A única das quatro versões de "O Grito", de Edvard Munch, que ainda estava em mãos privadas, foi vendida por um recorde mundial de 91 milhões de euros, num leilão da Sotheby's , em Nova Iorque.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Um agente do Ministério Público irresponsável e perigoso


Um irresponsável agente do Ministério Público que resolve parir uma vergonhosa decisão deste calibre deveria ser imediatamente demitido e condenado a tantos anos de prisão quantos o Código Penal prevê para um assassino sem escrúpulos que mata sem motivo o primeiro cidadão indefeso que encontra no caminho.  
O Ministério Público junto do Tribunal de Braga pediu esta quinta-feira pena suspensa para um estudante estrangeiro acusado de agredir brutalmente, nas ruas daquela cidade, um homem de 60 anos, que acabou por morrer três dias depois.  Nas alegações finais do julgamento, o procurador do MP admitiu que, no dia da agressão, o arguido estava embriagado mas não num estado de inimputabilidade. Disse que o jovem estava "perturbado" por ter recebido a notícia de que os pais da namorada, grávida de sete meses, a quereriam levar para Cabo Verde, seu país natal. E, "num ato impensado, resolveu despejar a frustração e ansiedade atacando uma pessoa sem qualquer motivo", desferindo-lhe um "pontapé violentíssimo" no peito. O MP considerou que o arguido "agiu de forma consciente", mas sublinhou que há ainda que levar em linha de conta que se trata de um jovem, que está a estudar e "bem inserido socialmente". Por isso, pediu uma pena de prisão que possa ser suspensa na sua execução.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/mp-pede-pena-suspensa-agressor-de-idoso-que-morreu