quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Quem cala este banqueiro fala-barato?

O gajo aguenta bem, eu é que não!

Ovos e tomates contra Daniel Sampaio


Daniel Sampaio, vice-presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting, foi, ao final da tarde desta quinta-feira, atingido por vários ovos lançados por adeptos que assistiam à sessão de esclarecimento convocada por aquele órgão. Porque é que este doutorado em psiquiatria, irmão do ex-presidente da República Jorge Sampaio, se mete no meio da farrapada humana a discutir coisas de lana caprina ligadas ao futebol dos tolos?! Será que ele gosta muito de ser badalado?

Grande lata, a dos nove generais angolanos…


A responsável pela editora Tinta-da-China, Bárbara Bulhosa, responde, esta quinta-feira à tarde, no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, num processo que lhe foi movido por nove generais angolanos acerca da publicação do livro "Diamantes de Sangue - Corrupção e Tortura em Angola". A obra, da autoria do jornalista angolano Rafael Marques, publicada em Setembro de 2011, constitui uma investigação sobre personalidades, instituições e empresas envolvidas no negócio dos diamantes na província angolana de Lunda-Norte.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Morte de um herói brasileiro


Vinícius Montardo Rosado, estudante de educação física , de 26 anos, foi um dos 235 mortos no incêndio na discoteca Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. O jovem foi uma das primeiras pessoas a sair do estabelecimento em chamas, mas resolveu voltar para trás e ajudar os outros a escapar. Acabou por morrer no incêndio mas, segundo relatos de alguns sobreviventes da tragédia, salvou pelo menos 14 pessoas. 
https://pt-br.facebook.com/vinicius.montardorosado / http://noticiasriobrasil.com.br/?tag=vinicius-montardo-rosado / http://www.fgrugby.com.br/?p=2230 / http://www.esportesul.com/2013/01/30/torneios-de-rugby-carregarao-o-nome-de-vinicius-montardo-rosado/vinicius-montardo-rosado / http://taxiemmovimento.blogspot.pt/2013/01/vinicius-montardo-rosado-26-anos-salvou.html

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A justiça do tudo ou nada


Ex-deputado do PS condenado a 11 anos de prisão: Carlos Lopes, o deputado eleito por Leiria para a legislatura 2005-2009, tinha sido absolvido pelo tribunal de Figueiró dos Vinhos a 18 de Novembro de 2011. O Ministério Público interpôs recurso dessa sentença para a Relação de Coimbra, que mandou repetir o julgamento na Sertã. O processo remonta a 2005 quando o deputado foi eleito pelo círculo de Leiria e do despacho de acusação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) constavam situações de financiamento partidário ilícito, viciação das contas do município e desvio de fundos da Câmara para a campanha eleitoral autárquica do PS.   Em causa estariam verbas inferiores a 24 mil euros. Este homem deveria ser condenado? Acho que sim. A 11 anos de prisão (depois de ter sido absolvido no primeiro julgamento)?! Acho que não! Considero esta punição um extravagante exagero, algo que é inédito em Portugal! A mesma justiça que fecha os olhos a óbvios e graves crimes de corrupção é capaz de agir com esta violência por crimes menores, contra quem já não tem influência! Vivemos num Estado corrupto e quem conhece estas coisas  sabe que aquilo que este militante partidário fez não é mais grave do que aquilo que muitos outros militantes partidários fazem sistematicamente, um pouco por todo o lado. Não deveria ser assim, mas vem sendo!

Consequências das lojas dos 300

Pela segunda vez em menos de duas semanas, a região da capital chinesa ficou submersa num denso e extenso nevoeiro provocado pela poluição. Centenas de voos foram cancelados. Ainda há uns anos, em Pequim, via-se nas ruas um mar de bicicletas e raros automóveis. Agora vê-se um mar de automóveis e nenhuma bicicleta…

Um maestro esperto


O maestro Miguel Graça Moura foi condenado nesta terça-feira, em Lisboa, a uma pena de cinco anos de prisão suspensa por igual período de tempo e a pagar 690 mil euros à entidade gestora da Orquestra Metropolitana de Lisboa e outros 30 mil à Câmara de Lisboa. Se parte desta verba não for paga no prazo de um ano, o maestro será obrigado a cumprir pena de prisão. Os factos remontam à década de 1990, altura em que Graça Moura fundou a Associação Música, Educação e Cultura, instituição financiada pelo Estado e por várias autarquias e na qual acumulava vários cargos, incluindo o de maestro titular da Orquestra Metropolitana. Em 2003, uma auditoria revelou um rol de gastos estranhos: camisas de seda, charutos e passeios de balão, mas também vestidos, cuecas de fio dental e até um frigorífico, comprado na Tailândia. O músico nunca negou nenhuma das despesas, no valor total apurado de 720 mil euros, alegando que serviram para promover a orquestra no estrangeiro (!!!). A acusação refere também que o maestro viajou para os Estados Unidos, Argentina, México, Tailândia e Singapura, despendendo um total de 214.377 euros. Em despesas de restaurante, em Portugal e no estrangeiro, Graça Moura gastou mais de 80 mil euros. O MP destaca ainda despesas de 52.542 euros em livros. Este Chico-esperto criou uma associação privada paga exclusivamente com dinheiros públicos. E como o cofre do Estado era um poço sem fundo (estamos agora a sentir os efeitos), toca de roubar a torto e direito e «promover» a orquestra no mundo! Estou a imaginá-lo a dizer agora aos amigos: «os tipos do poder que roubaram mais do que eu não são presos nem têm de devolver o que roubaram?»

A excepção excepcional de Gaspar

Governo obriga CGD e TAP a aplicar cortes nos salários. Mas continua a proteger os funcionários do Banco de Portugal. Porquê?

México perigoso - 13


As autoridades mexicanas localizaram 12 cadáveres que podem ser dos membros de uma banda de música desaparecidos na sexta-feira no norte do México. Os 18 membros da banda Kombo Kolombia foram dados como desaparecidos depois de terem realizado um espectáculo numa festa privada.

sábado, 26 de janeiro de 2013

As grandes ideias de Beleza


O coordenador nacional da Saúde do PS, Álvaro Beleza, afirmou que o partido está a estudar formas de "aproximar as pessoas dos cuidados" de saúde, através, por exemplo, de um acesso telefónico do doente ao médico de família. O camarada Beleza, que está seguro de ser o próximo ministro da saúde, seja pela mão do camarada Tó Zé, seja pela mão do camarada Costa, continua a expor as suas ideias. Brilhantes para ele, cretinas para os outros. Entrar em contacto telefónico com o médico de família já hoje é possível, desde que este esteja disposto a atender e tenha tempo para isso. Mas na prática o que acontecerá é que o médico (funcionário público) não será obrigado, fora das horas de serviço, a atender chamadas de doentes. E dentro das horas de serviço estará sempre demasiado ocupado para dar consultas telefónicas a quem quer que seja. O sistema idealizado pelo Beleza nunca funcionará. Sairá algum dia alguma coisa de jeito da cabeça deste homem que anda a pôr-se em bicos dos pés para se mostrar nas televisões com aquele ar de sábio tranquilo e cordato?

Estádio da Luz é o único português...


Li o título deste artigo num destes dias e pensei: «mais um jornalista que não sabe escrever». O Estádio da Luz é um homem português?! Não entendi. Alguém corrigirá a gralha, pensei. Mas hoje vi de novo o título da notícia, tal como estava…

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Outra vez o vigarista Mulas do FMI

O Mulas, o tal vigarista dos 4 mil milhões, vai ser expulso do Partido Socialista espanhol.

Governante demitido. Maldita corrupção da gentalha do poder!

O secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Paulo Júlio, é acusado, pelo Ministério Público, de ter beneficiado um familiar num concurso quando era presidente da Câmara de Penela. Em causa está a candidatura a um lugar de chefia na autarquia, que viria a ser ocupado por um primo do autarca. Paulo Júlio, acusado de prevaricação, é suspeito de conduzir o concurso  de forma a que o perfil exigido correspondesse às características do familiar.  O governante já disse estar "tranquilo" (!!!). Trata-se de um crime previsto no Código Penal. Mas nenhum autarca o teme. A generalidade das Câmaras (incluindo as do Partido Comunista, outrora consideradas mais honestas do que as outras) abre concursos fantoches, publicados em Diário da República, apenas para admitir nos quadros os amigos. Os candidatos, que vêm de longe para concorrer, julgando tratar-se de coisa séria, apercebem-se depois de que foram miseravelmente enganados. Uma boa parte dos concursos internos e externos abertos na própria administração central constituem também uma odiosa farsa. Os concursos de professores abertos pelo Ministério da Educação tinham alguma credibilidade apenas porque os critérios objectivos legalmente estabelecidos eram aplicados por computadores. Mas bastou que o actual Ministro (um homem sério) desse às Escolas a possibilidade de serem elas próprias a gerir os processos de admissão de professores, para que a corrupção se instalasse grosseiramente, tendo sido grande parte dos concursos anulados pelo próprio Ministro na sequência de investigações feitas com base nas reclamações dos candidatos preteridos. E os corruptos directores escolares apanhados na fraude (alguns deles reles militantes partidários), julgando que nada lhes aconteceria, juntaram os alunos e os pais (como se fossem carneiros), chamaram as televisões, e puseram os animais a protestar à porta das escolas contra seriedade do Ministro. Claro que esses facínoras sem escrúpulos deveriam ser demitidos e presos, mas eles e elas sabem que continuarão nos seus cargos… É odioso ver um país corrupto como Portugal funcionar nestes moldes, com troika ou sem ela.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Lixo para Coelho&Gaspar, apesar do «sucesso» dos 5% de juros

A agência Moody’s diz que o “rating” de “lixo” (de Portugal) continua a estar sob perspectiva “negativa” Para quê estes Côdeas tentarem enganar os de dentro e os de fora?!

O grito dos médicos

Médicos de Espanha, Irlanda, Grécia e Portugal alertam a União Europeia para a degradação das condições da saúde em consequência das medidas de austeridade. 

De novo o Mulas que colaborou no relatório dos 4 mil milhões


Ontem, o jornal El Mundo descobriu que a fundación que o Mulas dirigia publicava textos pagos de uma tal "Amy Martin". Esta escrevia que se desunhava (do cinema nigeriano à medição da felicidade) e fazia-se cobrar bem (50 mil euros de crónicas em dois anos). Tudo bem, não fora a Amy ser o Mulas, que já foi demitido. Se já com Espanha Carlos Mulas Granado era antiausteridade, consigo próprio era a favor de um regabofe. No fundo, o costume: o cinto dos outros é que é de apertar. (Ferreira do Amaral)  E foi este, juntamente com outros mulas que, pagos a peso de ouro com os nossos impostos, fizeram o tal trabalho de merda (que de técnico e justo nada tem) encomendado pelo Coelho&Gaspar para lixar ainda mais os funcionários públicos, pensionistas e desempregados. Um trabalho «muito bom», segundo dizia o patarata Moedas, que ajudou na fabricação do esterco.
http://politica.elpais.com/politica/2013/01/24/actualidad/1359045917_994594.html

Relatório do FMI para Portugal feito por imbecis e vigaristas

O vice-presidente da Fundação Ideas, vinculada ao PSOE, demitiu hoje o director da instituição, Carlos Mulas Granados - um dos coautores do estudo do FMI sobre Portugal -, depois de comprovar que recebeu por trabalhos que assinou com um pseudónimo. Jesús Caldera explica em comunicado ter tomado a decisão depois de "verificar as informações que apontavam à falsa autoria de um conjunto de trabalhos pagos pela fundação a quem assinava com o nome de Amy Martin". No comunicado, onde explica que a Fundação estuda eventuais acções legais contra Granados, considera que este caso representa uma "gravíssima quebra de confiança" naquele que foi até agora director.  http://expresso.sapo.pt/coautor-de-estudo-do-fmi-sobre-portugal-foi-demitido=f781612

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Moçambique ingrato

Vinte e dois portugueses encontram-se num grupo de 61 estrangeiros repatriados na semana passada pelas autoridades moçambicanas por problemas relacionados com os seus vistos. Doámos a Moçambique, e continuamos a doar, apesar do estado em que nos encontramos, milhões e milhões. Mas agora eles estão a tratar os nossos emigrantes assim

Pessimismo do FMI


O Fundo Monetário Internacional (FMI) acaba da lançar um alerta laranja relativamente à economia da zona euro e, indirectamente, um aviso sério a Portugal este ano, quando já se perfila um agravamento da recessão

A grande mentira


O entusiasta alarido dos Coelhos, Gaspares & Apaniguados Burros, L.da, que proclamam ao povo o seu grande sucesso nos mercados de capitais de hoje (pagando uma taxa elevadíssima de quase 5% num empréstimo a 5 anos) é irritante porque essa sociedade por quotas continua a agir como se nós fossemos cretinos. Desgraçadamente, a nossa situação actual e as nossas perspectivas de futuro não poderiam ser piores. Não temos nem teremos economia para sustentar a elevada dívida pública externa, a somar à dívida privada. Infelizmente, o estoiro final surgirá mais tarde ou mais cedo. Vem-se verificando ultimamente uma acentuada diminuição das taxas de juro pagas aos emprestadores de dinheiro pelos países do sul da Europa em dificuldade. Mas trata-se de uma situação meramente conjuntural.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Solução genial para a dívida pública

O ministro das Finanças do novo Governo japonês afirmou que os idosos doentes devem "morrer rapidamente" para aliviar o Estado do pagamento de cuidados médicos. Ele defende solução idêntica à de Manuela Ferreira Leite, ex-ministra das finanças de Portugal! Gente esperta!

O paleio de um badameco


Liguei a televisão para ouvir o telejornal e vi um badameco partidário numa lenga-lenga idiota e interminável anunciando ao mundo o pseudo-grande sucesso do seu partido de governo medíocre e ladrão. Passei para os dois canais do lado e o palerma também lá estava. Atirei com o cinzeiro ao televisor e vim para o computador. 

O exagero de uma justiça radical


Um tribunal indonésio condenou, esta terça-feira, à pena de morte uma mulher britânica por tráfico de droga na ilha turística de Bali. "Considerámos Lindsay Sandiford culpada da importação de estupefacientes e sentenciamos a ré à morte", afirmou o juiz Amser Simanjuntak em tribunal. Os Procuradores indonésios tinham, antes, recomendado uma pena de 15 anos de cadeia.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Histórias de príncipes


Sempre que Harry se porta mal, o papá Carlos manda-o para a guerra do Afeganistão. Depois de seis meses de exílio, combatendo como piloto de helicópteros, o rapaz acaba de chegar a casa, são e salvo. Terá tomado juízo?

domingo, 20 de janeiro de 2013

Desejaria voltar mas...


Há dias, junto do farol do pontão da Vila, meditava sobre o fascínio que o mar me causava quando criança e recordei uma das muitas experiências entretanto vividas. Eu adorava nadar no alto mar e naquele dia apetecia-me dar uma volta. Mas tinha medo dos tubarões, influenciado pelas notícias dos ataques na vizinha Flórida. Aproximei-me de dois velhotes que passeavam na marginal e perguntei-lhes:
-- Aqui há tubarões? A resposta foi pronta:
-- Había muchos tiburones antes de la revolución, pero ahora no hay ninguno!
-- Não me refiro a esses tubarões mas aos que poderão andar por aqui…
-- Aqui se puede nadar sem peligro porque no hay tiburones.
Fiquei mais tranquilo. Foram horas de natação solitária no morno mar de Cuba. Que saudades! Nunca mais voltei a sentir prazer em nadar nas águas gélidas da bela Nazaré.

Um bondoso autarca do Alandroal


O Alandroal é uma pequena e pobre vila alentejana com 1.800 habitantes mas com uma próspera Câmara Municipal. Essa prosperidade não deriva dos irrisórios impostos locais que arrecada mas sobretudo do caudal de fundos oriundos dos nossos bolsos e que o Estado perdulário despeja nas autarquias, muitas das quais há muito deveriam ter sido extintas. A população em geral não se apercebe da forma incompetente, desonesta e corrupta como age parte do pessoal político dos municípios. O erário público vem sendo sistematicamente defraudado e, regra geral, nada acontece aos criminosos. Mas eis que um tribunal, miraculosamente, pegou no caso de um ex-autarca socialista do Alandroal, vindo a história publicada nos jornais. Na foto acima poderá ver-se como o bondoso presidente era amigo dos velhinhos que viam mal e que ele levava a Cuba para serem operados naquele longínquo país das Caraíbas. João Nabais, ex-autarca do Alandroal, começa a ser julgado a 21 de Fevereiro por 207 crimes de peculato. É acusado de ter feito 120 viagens "para exclusiva satisfação do seu interesse lúdico". A maioria das viagens (89) diz respeito a deslocações e pernoitas em Lisboa, enquanto as restantes tiveram por destinos os Açores, a Madeira e, sobretudo, o estrangeiro. Viagens que "não contribuíram nem eram susceptíveis de contribuir para a satisfação dos interesses do município". O seu principal e verdadeiro motivo, segundo o Ministério Público, prendia-se com o gosto do ex-autarca do PS, derrotado nas eleições de 2009, por viagens, "diversão nocturna" e "turismo sexual". (jornal de Notícias)

Professores que caem na miséria envergonhada

Há pessoas que têm vergonha de dizer que são beneficiários do RSI", afirmou Eugénio Fonseca, em entrevista à agência Lusa. Contou o caso de uma professora que durante 18 anos leccionou, mas nunca conseguiu ser efectiva. Acabou por ficar desempregada e, quando o subsídio terminou, viu-se numa situação de pobreza.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Canhotos


Quando vi pela TV o presidente dos Estados Unidos Obama assinar com a mão esquerda, interroguei-me: «este também é canhoto?». Porque é que para se ser presidente dos EUA se tem de ser canhoto?! Ronald Reagan, George Bush, Bill Clinton…  Até McCain, o adversário  de Obama! 

Assustei-me

Estava distraído a ver isto e assustei-me. Por momentos pensei que era o primeiro-ministro Passos Coelho que discursava no palanque. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3003309

Afinal o PS não sabe o que quer

Cada dirigente diz sobre o mesmo assunto o que lhe vem à cabeça. É este o partido que quer governar?! O fim do subsistema de saúde para os funcionários públicos está, efectivamente, a ser estudado pelo Partido Socialista. A ideia é diluir progressivamente a ADSE e os subsistemas de saúde que ainda restam (como o das Forças Armadas) no Sistema Nacional de Saúde.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como os pastores da IURD enriquecem roubando os crentes


Confira o ranking da fortuna dos pastores: 1 - Edir Macedo - Fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, que também tem templos no Estados Unidos. A fortuna chegaria a US$ 950 milhões. 2 -Valdemiro Santiago - Ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus. Teria acumulado US$ 220 milhões. 3- Silas Malafaia - Líder do braço brasileiro da Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal do Brasil. Em 2011, a fortuna estimada era de US$ 150 milhões dólares. 4 - RR Soares - Compositor, cantor e apresentador Romildo Ribeiro Soares é o fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus. O valor estimado seria de US$ 125 milhões dólares . 5 - Estevam Hernandes Filho e sua esposa, Bispa Sonia - Fundadores da Igreja Renascer em Cristo. A fortuna estimada é de US$ 65 milhões.

Grécia e Portugal


O governo grego faz pressão junto da troika para esta aliviar a austeridade imposta ao seu povo. E tem sido bem sucedido. Conseguiu o alongamento dos prazos e a baixa dos juros a pagar, conseguiu ainda um primeiro perdão de dívida de 50% e mais um segundo que vai a caminho. Em Portugal, os incompetentes que nos governam, colocando a defesa dos credores acima de tudo e de todos, faz exactamente o contrário. Se a troika quer um corte de 10, os rapazes oferecem-lhe um corte de 20! Os funcionários do Estado e os aposentados (que constituem o segmento da população mais perseguido), já perderam mais de 20%  do poder de compra com o prolongado congelamento dos salários e as taxas de inflação acumuladas. Com os sucessivos PECs, o confisco dos subsídios e os cortes de 5 a 10%, o seu poder aquisitivo ficou reduzido a pouco mais de metade. E com os impostos extravagantes de 2013, ficarão ainda mais pobres. Mas como se isso não bastasse, Passos, Gaspar e Companhia, querem-lhes extorquir ainda uma parte substancial de 4 mil milhões de euros. Não é a troika que o exige, é o Coelho que quer! Porquê? Porque sim! A economia definha a olhos vistos, o número de desempregados aumenta todos os dias, a miséria vai grassando. A situação está a tornar-se insustentável. Anda no ar um desagradável cheiro a pólvora e um ódio contido sujeito a explodir a todo o momento. Não tenho grandes dúvidas: para mal de todos nós, num dia destes deflagrará um movimento violento imparável que deitará fora os coelhos e gaspares e tornará esta merda ingovernável. É isso que o Coelho anda a provocar! E não sabe!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Governo Sombra 5 - Álvaro Beleza para ministro da Saúde, já!

Nasceu em Lisboa em 1958. E nos anos quentes de 1974 e 1975 já era militante do PSD, acabando mais tarde por desertar para o PS. Aos 55 anos de idade apercebe-se de que não consegue passar da cepa torta. Como o tempo passa! Ainda há «pouco», em 1992, Álvaro Beleza de Vasconcelos era um inexperiente jovem candidato a secretário-geral do PS com ideias vagas e desconexas à volta de um confuso «socialismo liberal»! http://www.youtube.com/watch?v=DDofGZfk98g Sentindo que está a aproximar-se da terceira idade, andará desesperado por não ter conseguido ainda nada de palpável na política: nem o posto de secretário-geral do PS, nem o de ministro, nem tão pouco um simples lugarzinho de secretário de estado ou de presidente de uma Câmara Municipal. Agora que o PS parece estar a aproximar-se de novo do poder, Álvaro encheu-se de esperança e vai lutando como pode pela vida. Mas fá-lo de uma forma desastrada, coitado! Ele tem consciência de que o seu divulgado currículo o poderá conduzir ao almejado lugar de ministro da saúde.  http://www.ps.pt/secretariado-nacional/secretariado-nacional/alvaro-beleza.html  . E até teve a sorte de apostar no cavalo certo ao apoiar a candidatura do Tó Zé Seguro, o qual, em agradecimento, nomeou -o coordenador para a área da saúde do PS  e membro do secretariado. http://www.youtube.com/watch?v=rLx4g9VPb0shttp://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2005550  http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=2005897 Porém este homem é mentalmente desarrumado, lança-se para a frente e despeja o que lhe vem à cabeça. Algumas declarações estão a produzir grandes parangonas em jornais e televisões. Como esta: «PS quer acabar com a ADSE para acabar com a injustiça"  (!!)http://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=2991680 Tem pouco jeito para estas coisas. Já antes vinha, em vão, tentando fazer brilharetes televisivos, sem chama nem conteúdo… http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=552611&layout=122&tm=9&visual=61 Mesmo quando aparece com o ar informal de sábio da problemática da saúde. http://www.youtube.com/watch?v=ZFHZr0EcJII Mas a pior calinada dos últimos tempos foi de facto esta: O coordenador para a área da saúde do PS considera que ainda há gorduras no Serviço Nacional de Saúde e promete eliminá-las quando os socialistas voltarem ao poder. «O Partido Socialista quer acabar com a ADSE, subsistema injusto, que beneficia um milhão e trezentos mil portugueses e faz com que o acesso à saúde não seja igual para todos", afirmou o secretário nacional do PS, Álvaro Beleza. Em entrevista ao JN, o responsável pela saúde na direcção socialista antecipou as linhas essenciais do que diz ser o futuro programa de Governo. Só que outros dirigentes do PS contrariaram de imediato Beleza. Zorrinho, a mando de Seguro, apressou-se a garantir que o PS não defende o fim da ADSE. E o pobre fala-barato, mentindo, respondeu ter expressado "opiniões pessoais", que não vinculam o partido, ao defender a extinção da ADSE. Todos perceberam que não falou como um mero cidadão, ele insinuou-se claramente como dono do PS e como o próximo ministro da saúde. Nem o «nim» do camarada amigo Correia de Campos o poderá salvar. Juntando-se ao «inimigo», o Beleza conseguiu pôr o país a falar sobre o tema, colocando os «trabalhadores privados» contra os «funcionários públicos». E com essa inconveniente «boca» perdeu a hipótese de vir a ser ministro… Todos os militantes socialistas de baixos recursos e que são beneficiários da ADSE ficarão a odiar este eterno candidato, que já se vinha revelando politicamente fraco, dizendo apenas banalidades. Claro que o Beleza, tal como o presidente do hospital de S. João, aqui focado há dias, tem boas razões pessoais para defender a extinção da ADSE. Sendo funcionário público (médico no topo de carreira), paga mensalmente uns pesados 75 euros para a ADSE (1,5% do vencimento bruto de cerca de 5000 euros), uma quota obrigatória que representa uma fatia significativa do seu vencimento líquido de 3 mil euros. Apenas porque tem um salário relativamente alto, ele está a pagar a saúde em duplicado. Paga elevados impostos destinados ao Serviço Nacional de Saúde e, cumulativamente, paga as quotas da ADSE. Se esta for extinta, ele continuará a ter direito aos mesmos exames médicos, internamentos e consultas no SNS!  Se agora for a uma consulta privada de um especialista não pagará menos de 100 euros mas a ADSE reembolsá-lo-á apenas de uma pequena parcela. Poderia receber umas comparticipaçõezinhas dos gastos em óculos, próteses dentárias e outras coisas menores, mas o Beleza nem usa nada disso! No entanto, muitas dezenas de milhar de funcionários públicos com baixos vencimentos e descendentes menores só terão a perder com a extinção da ADSE. Mesmo assim, apenas para o fazer feliz, vou propô-lo para ministro…

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O fim do drama de dois homens gémeos


Marc e Eddy Verbessem, gémeos, surdos, de 45 anos, morreram por injecção letal num hospital no passado dia 14 de Dezembro na Bélgica. Pediram para morrer. Além da sua surdez, descobriram que  iriam ficar cegos. Saber que em breve deixariam de poder ver-se e assim perder a única forma de comunicação, um código de linguagem gestual criado pelos dois, foi “insuportável”. É o primeiro caso de eutanásia de gémeos que se conhece no mundo. Eram inseparáveis, partilhavam um apartamento e trabalhavam como sapateiros. 

domingo, 13 de janeiro de 2013

Governo sombra 4 - António Ferreira para Ministro da Alarvice já!


Outro talibã liberal à espera de melhor oportunidade:A ADSE, o subsistema de saúde da função pública, devia acabar de imediato, defendeu o presidente do conselho de administração do Hospital de S. João, no Porto, em entrevista ao programa "Terça à Noite"da Renascença. "No Hospital de São João, 30 cirurgiões nunca foram ao bloco operatório", revelou na TVI24. O Hospital de S. João poderia prescindir de mais de mil profissionais com a mudança de alguma regras, declarou na TVI… De repente o homem decidiu sair do anonimato e tentar por todos os meios dar nas vistas, quer ser uma grande celebridade, mais liberal do que os piores liberais que estão no governo, proferindo sucessivas alarvices radicais. Descobriu quanto é bom falar nas televisões e rádios. E ninguém o calará enquanto não conseguir qualquer coisa. Consta até que Passos Coelho anda de olho neste cómico funcionário público para o meter no «sábio» grupo de secretários de estado.

Mas quem é o tal Carlos Moedas de quem tanto se fala?


O presidente da Câmara de Cascais e destacado dirigente do PSD, Carlos Carreiras, defendeu quarta-feira a demissão do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas. Sei que este alentejano de 42 anos é conhecedor do ofício de pedreiro porque se licenciou em engenharia civil. Sei que foi funcionário de alguns bancos estrangeiros onde terá aprendido não sei o quê e talvez tenha feito disparates monumentais que ainda ignoramos. Sei que não resistiu ao ímpeto oportunista de se filiar no PSD tendo sido incluído em 19º lugar da lista de Santana Lopes à Câmara de Lisboa em 2009. Sei que, neste país de cegos, atingiu os lugares de deputado e secretário de estado no ano de 2011. Sei também que, no seio de um governo de parolos impreparados, brilha como um nabo ao sol em áreas que não domina, como a financeira. Oiço-o dizer baboseiras monstruosas e defender coisas radicais, absurdas e injustas, um excesso susceptível de lesar seriamente muitos milhares de cidadãos. Ele que, a par de Paulo Silva Lopes (filho do velho economista «manda bocas» Silva Lopes), foi o maior interventor na feitura do encomendado relatório ao FMI, a pior bacorada de sempre subscrita por esta organização, teve a lata de vir às televisões garantir ao povo que aquele documento, cheio de calinadas e aldrabices, está «muito bem feito»! Quem conseguirá pontapear borda fora este talibã assassino e pô-lo a cavar batatas no seu monte alentejano? 

sábado, 12 de janeiro de 2013

A máquina americana


Tenho o blogue vigiado por uma máquina americana, talvez igual a esta utilizada pelos nazis durante a 2ª guerra mundial. Escrevo aqui qualquer coisa e, por muito insignificante que seja a minha prosa, zás! Instantaneamente a máquina lê o que acabo de escrever… Um engenho perturbador que é o meu melhor leitor. Obrigado máquina maldita!

O inimigo público número um

CGTP diz que o Governo se tornou num "perigo público" para o país. E é verdade!

Arriba, Soares!


Mário Soares, o fundador do PS, "foi admitido no Hospital da Luz cerca das 13 horas deste sábado com um quadro de indisposição". O antigo Presidente da República, de 88 anos, deverá passar a próxima noite internado. Imagino a satisfação de alguns elementos do nosso incompetente governo ao saberem desta «saborosa» notícia. Soares, um empenhado lutador político durante várias décadas, foi o português que mais contribuiu para a implantação da democracia parlamentar em Portugal. Não terá sido um brilhante primeiro-ministro, nem sequer um bom presidente da república, mas foi, nos anos 70 e 80, o mais destacado político português. Rui Mateus, que alguns dos meus amigos conheceram muito bem, ao ver-se preterido por Jaime Gama para o lugar de ministro dos negócios estrangeiros no ano de 1983, vingou-se do amigo e camarada 1º ministro Soares, escrevendo um livro «demolidor» que muitos interpretaram como constituindo uma prova de corrupção de Soares. Conhecendo-lhe o percurso, para além de esbanjador de dinheiros públicos, não o imagino a meter um tostão ao bolso, como muitos outros fizeram…  Sendo assim, arriba Soares! Continua a mandar as tuas bocas anti-governamentais, por muito absurdas e radicais que sejam!

Governo Sombra 3 - Glória Araújo para Ministra dos Vinhos já!


Os partidos portugueses têm andado com a moderna preocupação anti-machista de incluírem nas listas uma significativa percentagem de mulheres, tenham elas merecimento ou não, mostrando a realidade, infelizmente, serem quase sempre medíocres, já que as outras não se lançam a reboque de indignas quotas, preferindo avançar em condições de honrosa igualdade. Porém, ao que parece, Glória Maria da Silva Araújo, nascida em 4 de Janeiro de 1976, subiu nas quotas com mérito, tendo sido uma das descobertas de José Sócrates no norte. Tanto assim que ela, embora ingressada como deputada em 2005, aos 29 anos, quando ainda era uma velha estudante do 2º ou 3º ano  http://politicos.br101.org/gloria-araujo.html , conseguiu concluir mais tarde a sua licenciatura de 3 anos, como deputada-estudante, antes dos 35 anos de idade, por conseguinte mais nova do que eram Passos Coelho ou António José Seguro quando alcançaram as suas. Na Assembleia da República ela diz ser agora «engenheira mecânica», que não é porque nunca trabalhou,  e frequentar o distintíssimo mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, esperando seguramente acabá-lo antes dos 60 anos de idade,
http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/Biografia.aspx?BID=2107 se bem que a sua licenciatura e mestrado somados correspondem à antiga licenciatura de 5 anos, tratando-se, julga ela, de um importante e difícil «mestrado integrado», pós Bolonha, que muitos desprezam, por velhacaria  http://gisaweb.fe.up.pt/units-of-description/documents/106651/ . A deputada Glória Araújo foi num destes dias detida pela polícia por conduzir um carro no centro de Lisboa com uma grande bebedeira http://www.tvi24.iol.pt/503/politica/gloria-araujo-ps-psp-diap-imunidade-parlamentar-tvi24/1408095-4072.html . E o povo ingrato e invejoso, em vez de aplaudir o seu esforço patriótico no sentido de dar a conhecer ao mundo, por aquela via inteligente, o excelente efeito dos saborosos vinhos portugueses, exportados para muitos países, pôs-se a dizer mal dela. Com vergonha e ressentimento, a Glória sumiu-se, não voltou a aparecer na Assembleia da República, pelo menos até hoje!  E é uma pena que corramos o risco de o País perder uma política com esta envergadura. Vejam  como ela debitava na televisão da sua terra, no âmbito da última campanha eleitoral, importantes ensinamentos, tão profundos que me causam o grato prazer do vómito vinícola. http://videos.sapo.pt/qPkvTd6WTd4Jzm1ish3G Vejam como ela aprendeu a debater no parlamento assuntos importantes da Nação! http://www.youtube.com/watch?v=DYO47itffUY  Que sabedoria, meu Deus! Que prazer em ouvi-la! Tenho quase a mesma sensação quando a vinhaça fermenta no meu cérebro!