quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

A difícil alimentação do Ego

Acaba de entrar o gélido Ano de 2015 e oiço ruidosos pategos festejando o evento lá em baixo, na zona do rio. Nesta aconchegada estalagem alentejana vou escrevinhando o que me vem à cabeça no meu portátil. Penso nas coisas sérias da vida. Ouvi o meu pai dizer que eu ainda há dias nasci e já sou trintão. Começo a assustar-me com a passagem voraz do tempo. E sinto saudades de alguns que partiram, em especial do meu tio António, um homem tranquilo, de extrema honradez, que amava a discrição e detestava a política, a mentira e a presunção. Quando se aproximou da idade da reforma, aos 57 anos, comprou uma linda casa amarela em Sagres. Era naquele local aprazível que tencionava viver o resto dos seus dias Mas não viveu. Tombou com um ataque cardíaco inesperado aos 58 anos. Ele traz-me à memória o político José Sócrates, que tem a idade que ele tinha mas é o oposto daquilo que ele era. Este carrega todos os maus vícios associados à actividade política sendo dotado de habilidades, artes e manhas difíceis de superar. Era um simples funcionário autárquico quando se inscreveu numa pequena secção partidária. E foi subindo a corda do poder a pulso, em alta velocidade, com muito mérito pessoal. Nunca ninguém, partindo do nada como ele, conseguira alcançar a posição de deputado, Secretário de Estado, Ministro e Primeiro-Ministro. E, contrariamente ao que acontecia com Mário Soares quando liderou o Governo, Sócrates, dominava os dossiers e enrolava toda a oposição. Conduzia a seu bel-prazer os debates parlamentares, vencendo quase todos pela argumentação, séria ou falaciosa. Toda a gente sabia que em matéria de ética deixava muito a desejar. Porém, conseguiu ultrapassar as sucessivas trapalhadas que gerou, algumas de grande impacto jornalístico. Espantava-me a facilidade com que metia no bolso políticos de elevado prestígio, jornalistas, comentadores das televisões, agentes de topo da Justiça, banqueiros, empresários. Todos lhe vinham comer à mão. E mantinha à sua volta uma complexa teia de medíocres que almejavam fama ou dinheiro fácil do Estado. Preparava agora o assalto ao lugar de Presidente da República quando alguns magistrados determinados resolveram metê-lo na cadeia. É uma pena que este homem, dotado de uma capacidade de liderança acima do normal, se tenha perdido irremediavelmente nos labirintos que construiu. Imagino a incomodidade da sua situação actual, para si e para a família que lhe resta. Oxalá ele consiga acertar depressa as suas contas com a Justiça e passe a viver feliz até aos 100 anos de idade, afastado de ambições desmedidas e da doentia preocupação de parecer o que não é. O melhor do jogador Ronaldo (o português mais conhecido no Mundo) não é a ridícula estátua nem o estúpido «museu» que ele ergueu na sua terra e com o seu dinheiro, perto do sítio onde jazia o famoso barco dos Beatles, mas as suas qualidades profissionais e humanas.

Vi há meses esta entrevista em directo na televisão, feita a pedido do próprio. E depois tentei compreendê-la melhor analisando-a através deste vídeo que circula na internet. Aquele é o Sócrates artificial empenhado em, mais uma vez, tapar um dos numerosos buracos que se foram abrindo ao longo da difícil picada que escolheu. Ressalta a sua capacidade de persuasão utilizando habilidosos argumentos, repetidos vezes sem conta. Não terá convencido o jornalista que fez o frete de entrevista-lo, mas convenceu grande parte das pessoas que o ouviram, sobretudo as menos esclarecidas do Clube Socialista. https://www.youtube.com/watch?v=vzqibkhnnbQ

43 comentários:

  1. Existem muitos burros inscritos no PS para quem este partido é uma espécie de Benfica. É o seu clube e pronto! Quem disser mal do Sócrates está a mentir, é um anti-democrata e um anti-socialista! Como se Sócrates fosse socialista ou democrata...

    ResponderEliminar
  2. Sócrates é o ex-primeiro ministro mais imaginativo de todos os tempos e lugares. Anunciou o lançamento do seu primeiro livro e chamou uma série de lacaios para estarem presentes para a fotografia e encherem a sala, incluindo os anteriores donos da Justiça (os Arquivadores) e o ex-presidente brasileiro (o homem das malas), além dos amigalhotes das televisões. Nas semanas seguintes, vendo que ninguém adquiria o livro, pôs-se ele próprio a comprá-lo às toneladas e a fabricar muitas mais para colocar à venda, gastando uns 200 mil euros, segundo garantiu um jornal. O livro, que raros curiosos terão conseguido ler, constituiu assim um grande e fictício sucesso literário, com edições sucessivas !!! Esta ideia brilhante não passaria pela cabeça de ninguém a não ser com inteligência acima dos 200!

    ResponderEliminar
  3. ABRAM ESTE LINK E VEJAM A HISTÓRIA DOS LIVROS
    http://cmtv.sapo.pt/atualidade/detalhe/amigo-gastou-200-mil-euros-em-livros-de-socrates.html

    ResponderEliminar
  4. ABRAM ESTES LINKS COM AS NOTÍCIAS E FOTOS DO LANÇAMENTO DO LIVRO. O QUE SENTIRÃO AGORA AS PESSOAS QUE ESTIVERAM DE BOA FÉ NAQUELA PALHAÇADA?
    http://www.tvi24.iol.pt/politica/jose-socrates/socrates-reuniu-ala-dura-na-apresentacao-do-seu-livro
    http://expresso.sapo.pt/desfile-de-politicos-no-lancamento-do-livro-de-socrates=f837405
    http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3515766

    ResponderEliminar
  5. Ouvi a «entrevista» do Sócrates à TVI há momentos. São obviamente perguntas feitas há uns tantos dias, possivelmente quando o seu advogado «entrou de férias», ou antes disso. Respostas cuidadosa e habilidosamente preparadas por este ou por outro jurista com boa tarimba. É a construção de uma tese aparentemente racional mas de todo absurda e intragável aos cidadãos inteligentes que vêm acompanhando o longo e esburacado percurso do Zé. Neste tipo de processos, quando intervêm bons advogados, as verdades tornam-se extremamente difíceis de provar e as acusações vão frequentemente para o caixote do lixo, mesmo quando as coisas são mais do que evidentes.Haverá que aguardar alguns meses e reflectirmos com moderação, sem paixão, sobre todos os pontos da acusação que vier a ser formulada. Duvido que o Acusador, com tantos e tão importantes processos complexos que correm em simultâneo, tenha tempo e disponha de meios para ir detalhadamente ao âmago das coisas.

    ResponderEliminar
  6. Como se poderá confirmar, ouvindo a entrevista constante do link desta postagem, o dinheiro para o Zé viver bem em Paris vinha de um empréstimo contraído junto da Caixa Geral de Depósitos. Agora já não é essa a versão: afinal de contas o dinheiro era doado pelo Silva Amigo, que vivia dos negócios feitos à sombra do Estado (central e local). Um Silva esbanjador que estava sempre ao lado do Zé. Isto de acordo com as novas declarações deste. Como eu gostaria de ter também um amigalhaço tão porreiro!

    ResponderEliminar
  7. Só um parvalhão burro e sem miolos acreditará nas mentiras do Sócrates, neste e nos processos anteriores ao longo dos anos.

    ResponderEliminar
  8. A entrevista à TVI é constituída de mentiras e truques. O Zé tem vivido de truques. Agora quer eliminar as únicas provas convincentes (AS ESCUTAS) julgando que ainda estão ao serviço o Pinto Monteiro e o pequeno da barbicha.
    O ESTRANHO É QUE OS HOMENS DA ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL (QUASE TODOS FILIADOS EM LOJAS MAÇÓNICAS) AINDA NÃO VIERAM À PRAÇA PÚBLICA DEFENDER A ANTI-CORRUPÇÃO.

    ResponderEliminar
  9. alguns do que vão a évora bem poderiam ser arguidos

    ResponderEliminar
  10. A maioria deles deveria estar presa por pertencerem à máfia socrateza.

    ResponderEliminar
  11. Admiro o Sócrates por mentir tão bem, tão bem, tão bem, que me convence sempre a votar nele

    ResponderEliminar
  12. É um vígaro com uma lata do car......

    ResponderEliminar
  13. Todo o filho da puta que defende a corrupção nos altos lugares do Estado deveria levar com uma marreta nos cornos

    ResponderEliminar
  14. Ou ser entregue a um islamita radical do Estado Islâmico

    ResponderEliminar
  15. Há vários tipos de inimigos de Sócrates: os invejosos (que são piores que ele), os adversários internos (muitos dos quais não lhe chegam aos calcanhares) e aqueles que defendem um Estado Limpo, liberto de corruptos e trapaceiros em lugares cimeiros e intermédios.

    ResponderEliminar
  16. Quem me devolve o dinheiro que paguei como contribuição para as futuras estátuas de Sócrates em Vilar de Maçada, na Covilhã e em Lisboa?

    ResponderEliminar
  17. Os últimos anos da vida de Sócrates não têm sido fáceis. Foi a morte da irmã (uma jovem que terá sucumbido, segundo constou, a uma dose de droga), foi a morte do pai em Julho de 2011 (num estúpido acidente na sua casa de Vilar de Maçada), e foi logo a seguir a morte do irmão mais novo, que ele tentou salvar, sem sucesso. Agora é a penosa prisão preventiva em Évora, com um desfecho difícil de prever.

    ResponderEliminar
  18. A Justiça por dentro é uma vergonha. Os investigadores dos crimes de Sócrates terão boas razões para desconfiarem de alguns colegas.
    Rosário Teixeira toma decisão inédita. Exige assistir ao sorteio do recurso de José Sócrates.

    Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/exclusivos/detalhe/procurador_vigia_recurso_na_relacao.html

    ResponderEliminar
  19. Para os estudiosos de formação de quadrilhas e máfias, é interessante observar a intensidade do comportamento de cada um com o Padrinho. Quem recebeu e tem ainda esperanças de receber, persiste em defender a ressuscitação do Ídolo Tombado. Nas lojas maçónicas onde se escondem os fieis poderão nascer relevantes ideias conspiratórias contra os Bons agentes que ainda restam na Justiça.

    ResponderEliminar
  20. O povo português inculto e atrasado tem o estranho gosto de se vergar a um qualquer Padrinho, tal como no sul de Itália.

    ResponderEliminar
  21. As máfias juntaram-se para tentarem abafar estes crimes, que dariam pena de morte nalguns países. Tentam provar que a verdade não interessa, as escutas são proibidas, roubar é uma arte nobre quando exercida por um político no exercício das suas funções de ladrão. E já não bastava às máfias terem com eles os anteriores detentores do topo da justiça, agora também já conseguiram a adesão do presidente actual supremo tribunal de justiça, segundo começa a transpirar nos jornais. Uma vergonha!

    ResponderEliminar
  22. Aquele estranho monhé, advogado do Zé, diz tantas alarvices irracionais, ofensivas e injustas que ainda vai para o Inferno.

    ResponderEliminar
  23. O Sócrates adora monhés. Para chefe do PS ele também escolheu um monhé.

    ResponderEliminar
  24. O advogado de Sócrates senhor Monhé, é fraco, malcriado, irritante, impreparado, incompetente. Ainda por cima sem ponta de amor pela Verdade e pelos sagrados princípios da Honra, da Dignidade e da Honestidade, que todos os advogados e políticos deveriam ter em elevadas doses. Por este andar, o seu cliente Sócrates estará condenado a uma pesada pena, mesmo que fiquem provados apenas um vigésimo dos seus crimes.

    ResponderEliminar
  25. Os magistrados limitam-se a esgravatar na conta do Sócrates que estava em nome do seu Testa de Ferro Santos Silva. Uns míseros 25 ou 50 milhões. Porque não tentam eles descobrir as outras contas? Quais? Talvez os Cabeças Rapadas saibam. Os 30% de lucros anuais que andamos a pagar em cada ano por algumas PPPs nalgum sítio deverão estar escondidos, talvez sinalizados com números indecifráveis em paraísos fiscais.

    ResponderEliminar
  26. O seu advogado tem uma lata descomunal! Diz estar a defender o Estado de Direito ao defender (sem habilidade) o seu cliente. Ele confunde o Estado de Direito com o seu Cliente.O Estado de Direito e o Cliente são uma e a mesma coisa! E anda esta gente (incluindo o Pai Soares) a pedir a todos os esquerdóides deste País para defenderem o Estado de Direito em todas as Assembleias onde tenham assento. Anteontem foi o chefe do MRPP a defender (a despropósito) com unhas e dentes o Estado de Direito! A mesma coisa fora encomendada ao esquerdista Freitas do Amaral que, servilmente, foi às televisões defender o Estado de Direito!

    ResponderEliminar
  27. Até o Carvalhas de BIJJEU, o ex-chefe do Partido Comunista, veio há semanas às televisões defender o «Estado de Direito Sócrates»! Também lhe haviam encomendado o sermão! Como se prestou este homem, que todos julgavam sério, a este trabalho sujo?! As máfias estão em movimento constante. Neste País do Terceiro Mundo onde tais ameaçadoras máfias têm mais força do que as do Sul de Itália, como conseguirá sobreviver a pequena Procuradora Geral da República Marques Vidal, que veio pôr cobro à impunidade total do pessoal político ladrão que nos conduziu à desgraçada situação em que nos encontramos?!

    ResponderEliminar
  28. O importante é que o Senhor Sócrates seja julgado depressa, se liberte disto, e vá à sua vidinha com Deus, pois bem merece.

    ResponderEliminar
  29. Ele constitui um fenómeno espantoso, digno de estudo pelas melhores faculdades de psicologia! Como é que um cidadão que conseguiu chegar a ministro e a primeiro-ministro é tão aldrabão, tão sem princípios, tão desonesto?! Bate todos os recordes mundiais, nunca houve espécime algum parecido com este em países civilizados ou incivilizados. Para uma Nação, indivíduos desta natureza são de uma alta perigosidade pois originam a total destruição dos valores morais e geram o caos social.

    ResponderEliminar
  30. Quando serão constituídos arguidos os agentes da justiça que lhe deram cobertura e que até estiveram presentes na fantochada do lançamento do tal livro fraudulento?

    ResponderEliminar
  31. A Grande Máfia levará muito tempo a ser desmontada e desmobilizada. A Árvore das Patacas que sobrevivia com os nossos impostos e que o Zé abanava freneticamente, alimentava não apenas os paraísos fiscais dele como também as panças gulosas de inúmeros ladrões que continuam a movimentar o Circo do PRESO POLÍTICO. Não há nenhum gajo ou gaja que mande bocas irracionais e que não tenha mamado. E bem!

    ResponderEliminar
  32. O velho Mário Soares, que fez uma Tripla Triste Figura perante um País Boquiaberto com tantas baboseiras juntas ao pé da célebre cadeia, deveria retirar-se definitivamente da vida pública. A sua coroa de glória centrada em poucos anos na década de Setenta, ficou completa e irremediavelmente estragada. E a sua mulher Maria de Jesus, em vez de fazer idêntica figura em Évora, que fique em casa a dar os medicamentos ao marido.

    ResponderEliminar
  33. José Sócrates, começou a sua ascensão política no PS como um feroz anti-Soarista. Para ele Mário Soares era um Diabo cheio de defeitos e vícios, que teria de ser afastado quanto antes dos comandos do Partido e do País. Agora, aos 90 anos de idade, Mário Soares está a dar-lhe inteira razão. O que seria de Portugal se nos seus comandos estivesse alguém a defender o roubo em grossas cabazadas dos dinheiros públicos, a mentira sistemática e radical, a vigarice descarada, a trapaça, o enriquecimento dos ladrões, dos oportunistas e dos medíocres, a ascensão dos analfabetos sem escrúpulos, o endividamento público e o final desastre nacional? Sócrates conseguiu provar que tinha razão!

    ResponderEliminar
  34. https://www.youtube.com/watch?v=0caqE8gVdqk

    ResponderEliminar
  35. Vi este vídeo cujo link alguém colocou atrás em 4 de Abril. Demonstra que, para além da corja de comentadores que lambiam o Sócrates e buscavam uns amendoins, existiam intelectuais impolutos que malhavam nos defeitos evidentes do então primeiro-ministro.

    ResponderEliminar
  36. Tento compreender alguns cidadãos, que são honrados e estão de boa fé, aqueles que garantem acreditar que o Sócrates está inocente e deveria ser imediatamente libertado da prisão preventiva que lhe foi injustamente imposta. Acho que já consegui penetrar nas mentes dessas criaturas sãs. A explicação para o fenómeno é simples. Por um lado essas bem intencionadas pessoas, embora honradas e de boa fé, devem pouco à inteligência. Por outro lado, a forma ardilosa e especialmente habilidosa como Sócrates, o Grande Primeiro-Ministro de Portugal e dos Algarves, cometeu os seus inúmeros crimes durante décadas, o modo convincente como proferiu as suas grosseiras e continuadas aldrabices, conduziram os ingénuos a concluir que uma personalidade assim, um primeiro-ministro tão distinto, que viajava em 1ª classe e vestia no melhor e mais caro alfaiate do mundo, em Nova Iorque, jamais faria tais coisas. É como a conhecida história do Senhor Prior de Benquerença quando andava a comer viúvas, beatas e alguns meninos e meninas da doutrina. Esses horríveis boatos injuriosos percorriam a aldeia todos os dias. Mas todos os dias também os aldeões crentes, de cristalinas almas, juravam que jamais aquele Santo Padre de Língua e Pila Bentas, representante de Cristo naquela Sagrada Aldeia, faria tais coisas. E o Pároco Finório continuou a comer tranquilamente, até ao dia em que caiu com um AVC na Sacristia, no preciso momento em que benzia uma jovem beata, uma das crentes que, no adro do templo, jurava todos os dias a santidade do padre.

    ResponderEliminar
  37. Eu cá, seja Sócrates ladrão ou não, só sei que o quero de novo na governação.

    ResponderEliminar
  38. Há por aí uns tantos suínos desmiolados idênticos ao cretino que veio aqui comentar às 18H29. São bácoros desta baixa envergadura intelectual e moral que ajudam a eleger e manter indefinidamente os corruptos no Poder.

    ResponderEliminar
  39. Os amigos do preso político, ainda não detidos (!!!), negociavam as PPPs com os privados assim «é pá, tu vais pedir ao Banco 500 milhões com juros de 3% para a PPP e o Estado paga-te 30% ao ano pelo capital investido. O negócio é secreto, não constará de documentos alguns, ficaremos inteiramente protegidos, mas tu depositas-me uma prendinha na Offshoras de Caimão...»

    ResponderEliminar
  40. António Guterres visitou hoje pela 2ª vez José Sócrates, detido há quase 5 meses na cadeia de Évora. Guterres, ex-1º ministro de Portugal, não foi um cola-cartazes incompetente e perigoso idêntico àqueles que tomaram de assalto nos últimos anos o governo do País (oriundos do PSD e do PS) mas um intelectual com prestígio que já se distinguira como aluno de engenharia no IST. Sempre foi tido por toda a gente como um homem honrado e incapaz de se corromper. Porém, o preso que ele foi hoje de novo visitar, é uma vítima da sua brandura, da sua falta de pulso. Era Sócrates ainda secretário de estado e já os grandes jornais nacionais (em especial o extinto «Independente») insinuavam a corrupção de Sócrates na construção da Central de Compostagem da Covilhã, na sequência de investigações feitas por alguns jornalistas, em especial José António Cerejo do «Público». Todos esperavam que na remodelação do governo feita pouco depois Sócrates saísse de cena. Mas em vez disso Guterres premiou-o dando-lhe o lugar de Ministro, uma prenda que terá convencido Sócrates da sua definitiva impunidade.

    ResponderEliminar
  41. O ex-ministro socialista Carrilho diz que "António Costa devia propor a expulsão de Sócrates do partido"

    ResponderEliminar
  42. Sócrates é a grande referência do PS para o Mário Soares, para a deputada fala-barato que é conhecida por ser filha de Adriano, para o António Costa (que foi metido a martelo no lugar onde está pelo Sócrates) e para uma parte significativa dos deputados pseudo-socialistas. Votar em tal partido será coisa que milhões de portugueses não fará, muitos preferirão votar nos aldrabões do PSD, o mal menor.

    ResponderEliminar
  43. Sócrates tens de contratar outro advogado. Com o actual (acompanhado do seu desajeitado ajudante) seguirás de derrota em derrota até à longa prisão final. Estes não convencem ninguém com aquela argumentação irracional, sem sentido algum, irritante, balofa, apresentando recursos sobre recursos à balda, fugindo às questões essenciais e perdendo-se em pormenores que apenas levam as pessoas a julgar que és 100 por cento culpado. E as conferências de imprensa, camarada! Que coisas absurdas e ridículas! Melhor seria que mudasses para aquela advogada covilhanense que defende o teu amigo Silva, apesar de ela não ser grande espingarda...

    ResponderEliminar