sábado, 29 de junho de 2013

Depois de tentar proteger os corruptos Dilma caiu 27 pontos

Uma sondagem divulgada neste sábado pelo Instituto Datafolha mostra que a aprovação popular a Dilma caiu, ou melhor, desabou impressionantes 27 pontos nessas três semanas de contestação social. A brutal queda de aprovação a Dilma é a maior de um presidente desde que Collor de Mello confiscou os depósitos bancários de todos os brasileiros logo após tomar posse, em Março de 1990, quando a sua popularidade caiu 35 pontos. Em Portugal as coisas funcionam ao contrário: quanto mais refinado for o ladrão maior será a sua cotação…

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Brasil: prisão de um político corrupto

O deputado federal brasileiro Natan Donandon do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), culpado por formação de quadrilha e peculato e condenado há dois dias a uma pena de prisão de 13 anos, 4 meses e 10 dias pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, entregou-se à polícia esta sexta-feira numa rua de Brasília. É a primeira vez que um político no exercício do mandato é preso no Brasil desde a nova Constituição, de 1988. A prisão do deputado surge num clima de protestos diários em várias cidades brasileiras, contestando, entre outros aspectos, a corrupção na vida política.

Dois bois e uma cabra permissiva

A estudante angolana, de 25 anos, que foi violada por dois colegas angolanos de universidade enquanto estava inanimada devido ao excesso de álcool, desistiu, esta sexta-feira, da queixa. Os três universitários já tinham sido ouvidos pelo juiz, que lhes decretou prisão preventiva. Com a anulação da queixa por parte da estudante, os alunos de pós-graduação, com idades compreendidas entre os 26 e 33 anos, que já estavam a caminho da Prisão de Bragança, foram libertados.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O total descrédito das universidades privadas


O Conselho de Ministros alterou hoje o regime jurídico dos graus académicos e diplomas do ensino superior, limitando a um terço (exagero!) o número de créditos que as universidades podem conceder."Os créditos podiam ser determinados quase que indiscriminadamente por parte de cada instituição do ensino superior, de acordo com o critério que bem entendesse", afirmou o ministro. O ex-ministro Relvas conseguiu tirar o curso em Ciência Política em apenas um ano, ao obter equivalências em 32 das 36 cadeiras, por via da experiência profissional. Numa auditoria feita em Julho do ano passado, a Inspecção-Geral de Educação e da Ciência concluiu que Relvas recebeu 160 dos 180 créditos que compunham a licenciatura.O Ministério Público pediu a nulidade da licenciatura de Miguel Relvas e instaurou uma acção no Tribunal Administrativo de Lisboa contra a Universidade Lusófona, avançou a PGR em comunicado.

O Brasil e as democracias dos ladrões

Hilter foi um bárbaro assassino mas nunca um ladrão. Mussolini, que se aproximou estrategicamente de Hitler, apostando no cavalo errado, inventou uma forma de fascismo a que aderiram grandes massas de carneiros italianos, mas foi um ditador pessoalmente íntegro, tal como o general Franco em Espanha. Salazar, que atirou duramente a sua PIDE contra os comunistas portugueses, foi um ditador-estadista, rodeado de lambe-botas, mas de uma honestidade pessoal irrepreensível. Ao invés, as democracias que se formaram no sul da Europa, em África (o exemplo de Angola é agora o mais flagrante) e na América Latina, são alimentadas por bandos de gatunos que enchem os bolsos deles e os dos amigos, com prejuízo dos cidadãos. O Brasil não foge a essa maldição. A corrupção está profundamente entranhada no seu tecido social e político. E os cidadãos brasileiros há muito sabem disso e, calados durante décadas, já não se conformam com tal destino. Que o digam os bem informados taxistas locais, tal como acontece com os sábios barbeiros portugueses. Dilma Rousseff teve de meter no seu governo uma legião de corruptos que lhe foram impostos pelo seu chefe e antecessor, o simpático Lula, agora considerado tão ladrão como os maiores ladrões da história da antiga colónia portuguesa. E em vez de empenhar-se pessoalmente no combate à corrupção, preparava o silenciamento da Justiça que fazia frente ao flagelo. Os grandes ladrões, só se sabe que o são, quando a Justiça é forte, eficaz, justa e imparcial. Milhões de cidadãos estão a sair às ruas para defender esta Instituição. Os portugueses acompanham os seus movimentos para, mais tarde ou mais cedo, lhes seguirem o exemplo.

Os grandes homens também morrem

Há uns anos, tudo se encaminhava no sentido de haver um banho de sangue na África do Sul. Os brancos, que defendiam a manutenção do asqueroso racismo oficial e a separação entre pretos e brancos nos locais públicos, corriam o risco de ser mortos ou desterrados. Mas o preto Nelson Mandela, que lutou heroicamente toda a vida contra o segregacionismo, saiu da prisão e, em vez de vingar-se e correr com os racistas, promoveu a harmonia e pacificou o seu país. Agora, parece estar a poucas horas de morrer. Restará a enorme admiração que o mundo civilizado nutre por este grande homem. 

O cantador do Correio da Manhã

Adoro este jornal, por isso lhe venho fazendo publicidade aqui. Tiros, facadas, assassínios, assaltos, violações, corrupções, prisões… Passei a ter o cuidado de ficar numa mesa próxima do homem. Via na biblioteca municipal velhotes que, embevecidos com a leitura do disputado «Correio da Manhã», mexiam os lábios a cada sílaba, embora não me deixando perceber o que liam. Mas aquele leitor de Café ia bastante mais longe. Ele devorava as páginas de uma ponta à outra. Mais do que isso, o tipo declamava cada notícia, em voz alta, audível em toda a sala. Descobri assim a forma de ouvir gratuitamente o «Correio da Manhã» todos os dias, sem ter o trabalho de o ler. «A juíza reformada, de 51 anos de idade, foi apanhada pela polícia luxemburguesa a coscuvilhar um site proibido da internet, daqueles que alguns bispos do Vaticano gostam de apreciar para melhor conhecerem os pecados do mundo. Aquela polícia pediu às autoridades portuguesas para prenderem a criminosa, coisa que os colegas se recusaram a fazer». «Quer que mande calar o homem?», perguntou-me a empregada. «Não senhor, deixe-o recitar o jornal à vontade, adoro ouvir esta música enquanto saboreio a bica!». Em cada dia eu ouvia histórias empolgantes diferentes: a do malandro que deu uma facada noutro, o do ladrão que matou uma velhinha, a do polícia que fazia parte de um gangue… Pura cultura, máxima informação. Amanhã, de manhã, lá estarei de novo.

domingo, 16 de junho de 2013

Mário e Marco do "Big Brother" sovados na China

Com o currículo de ambos é natural que sejam sovados em todo o lado...

Os ciganos são lixados

Um homem, com cerca de 45 anos, foi assassinado a tiro, este domingo, no parque de estacionamento do Pingo Doce de Porto Alto, na freguesia de Samora Correia, Benavente. O suspeito fugiu e está a monte. Os dois homens, de etnia cigana, estariam no parque de estacionamento quando um deles sacou de uma pistola e abateu o outro à queima roupa.