sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Como Bagão responde a Coelho


O conselheiro de Estado Bagão Félix criticou, esta sexta-feira, a discussão política do Estado social, considerando-a "estúpida" e "fácil" por atingir "pessoas que não têm possibilidade de erguer a sua voz", como os idosos, os desempregados ou os doentes. "O Estado social discute-se porque é a parte do Estado que tem mais a ver com as pessoas que são velhas, reformadas, desempregadas, estão doentes, estão sós, têm incapacidades, pessoas que não têm voz, não têm 'lobbies', não abrem telejornais, não têm escritórios de advogados, não têm banqueiros", disse Bagão Félix, na abertura de uma conferência sobre a crise. É assim, com argumentos racionais e fortes, que este cidadão responde ao paleio oco do Passos Coelho. 

Tantos camelos!


Os procedimentos do inquérito da RTP ao caso do visionamento de imagens não editadas dos incidentes de 14 de Novembro suscitam graves preocupações ao Sindicato dos Jornalistas…. A mim o que me causa perplexidade e grave preocupação é existirem tantos camelos que fazem tamanho barulho à volta da legítima colaboração de uma televisão do Estado para identificar, através das imagens que legalmente recolheu, grupos de perigosos bandidos que apedrejaram e feriram muitos agentes de autoridade, incendiaram bens públicos e privados, e espalharam o pânico no centro da capital. 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A irresponsabilidade


Setenta personalidades portuguesas assinaram e enviaram uma carta-aberta ao primeiro-ministro  Pedro Passos Coelho  a pedir a sua demissão por considerarem que a política seguida pelo Executivo está a "fazer caminhar o país para o abismo". Na missiva, assinada por personalidades, como Mário Soares, os signatários consideram que "austeridade custe o que custar" está a empobrecer o país. Esta não é uma posição patriótica mas antes uma manifestação de irresponsabilidade.

Os arruaceiros


Centenas de estivadores chegaram à frente do Parlamento às 14.45 horas desta quinta-feira, depois de uma marcha de protesto marcada pelo estrondo de petardos. São tipos pouco qualificados mas principescamente remunerados, que andam em greve há longos meses. E apesar de paralisarem as exportações, este timorato governo tem medo deles e não faz a requisição civil que se impõe nesta fase de grave crise económica e financeira…

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Argentina vai julgar finalmente os porcos assassinos militares


Para se ver livre dos opositores, a ditadura argentina matava-os individualmente, fuzilava-os em massa, amarrava grupos deles e dinamitava-os, metia-os em aviões de pés e mãos atados e atirava-os no mar alto.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Chávez, o fim?


O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou que viajará ainda hoje para Cuba para um novo tratamento relacionado com o cancro que lhe foi diagnosticado em junho de 2011.

Fim da guerra na Síria?


Um helicóptero militar sírio foi esta terça-feira, pela primeira vez, abatido com um míssil terra-ar quando bombardeava no norte do país. Foi assim que os portugueses perderam a guerra na Guiné. Trata-se de um sinal de que o banho de sangue na Síria estará para acabar e que o presidente não terá outra hipótese que não seja pirar-se enquanto é tempo. 

Os maridos de Goucha

Tendo em conta a sua longevidade na tv, presumo que Manuel Luís Goucha seja considerado um bom profissional. Trabalha na TVI e é o apresentador de televisão mais bem pago em Portugal, com um salário a rondar os 40 mil euros. No entanto, vendo em relances ocasionais um ou outro dos seus programas para pategos, que incluem velhas  a enrolar imbecilmente as mãos, sinto vontade de vomitar. Detesto aquela merda. Mas, apesar disso, existe em mim uma curiosidade mórbida acerca da vida privada deste homem de 57 anos, por vezes relatada nas revistas cor-de-rosa. Quem será o seu actual marido? Terá convidado para o seu casamento o Sócrates (que fez publicar a lei da panascaria em Portugal)?

domingo, 25 de novembro de 2012

Mais uma frase oca


Hoje sabemos que … quem mais contesta o que estamos a fazer são aqueles que têm mais. Não critico demasiado este homem porque me parece tendencialmente honesto, no contexto político em que temos vivido, apesar de reconhecer que, tal como acontece com o chefe da oposição António José Seguro, ele não tem a preparação mínima adequada a um tipo de governação complexa como aquela que as circunstâncias exigem. 

Lula, o porreiraço


Duas semanas depois da condenação de antigas figuras do Partido dos Trabalhadores no caso Mensalão, uma operação da Polícia Federal brasileira levou à demissão de Rosemary Novoa de Noronha, chefe do gabinete da Presidência em São Paulo, nomeada em 2005 por Lula da Silva. Será que o Lula, que cultivou a imagem de porreiraço e de grande governante brasileiro, apenas se dava bem na política com vigaristas?

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Um governo fraco para os fortes

O Governo tinha dito que sim, mas depois recuou. Agora, com o apoio de deputados do PSD e do CDS, a proposta de OE será alterada de modo a que a proibição de acréscimos salariais não seja aplicada, em 2013, aos docentes do ensino superior que transitem de categoria. A regra imposta a todos foi esta: nenhum funcionário público será promovido nem beneficiará de qualquer acréscimo salarial. Mas bastou que os reitores das universidades batessem o pé para lhes serem abertas excepções, tal como havia acontecido com os funcionários armados (polícias e militares). Trata-se de um governo fraco para os mais fortes, vale a pena bater-lhe o pé para conseguir umas excepçõezinhas…

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

As filosofias de Cavaco


Cavaco diz que é preciso ultrapassar estigma que nos afastou do mar e da terra. Que grande lata! Foi ele, enquanto primeiro-ministro, que gastou fundos comunitários pagando aos pescadores para deitarem os barcos fora e deixarem de pescar, e aos agricultores para arrancarem as árvores e ficarem a descansar. 

Na Croácia os governantes também são presos?!


Ivo Sanader, ex-primeiro-ministro croata, foi condenado a dez anos de prisão pelo tribunal de Zagreb, por peculato e corrupção.  http://expresso.sapo.pt/ex-primeiro-ministro-croata-condenado-a-dez-anos-de-prisao=f768329

Um ladrão honesto


Um empresário entrou ontem num banco de Málaga (La Caixa), dizendo que estava armado e que se tratava de um assalto, embora tenha tranquilizado os empregados, pedindo-lhes para chamarem a polícia porque estava "desesperado com a crise e queria que o enviassem para a prisão"…

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Os matumbos


Embora não o conhecendo pessoalmente, alimento uma enorme consideração pelo evoluído e patriota jornalista angolano Rafael Marques (aqui fotografado) um  herói que, arriscando a vida, combate a corrupção desenfreada dos governantes e militares do seu país. Os antigos combatentes portugueses chamavam a alguns «turras» (guerrilheiros) «matumbos», por serem demasiado burros. Agora, enquanto a generalidade da população angolana continua a viver na mesma miséria de sempre, alguns deles deixaram de ser matumbos e exibem riquezas de bradar aos céus. Os casos mais espectaculares são os do presidente da República  e da sua filha, que dão um mau exemplo ao mundo. Com o dinheiro subtraído ao Estado, tudo compram em todo o lado, demonstrando que, para eles, milhares de milhões de euros são trocos. Foi para isso que os turras fizeram a guerra contra os tugas? Certas autoridades angolanas desprezíveis vêm a Portugal com os bolsos carregados de dinheiro furtado e fazem tristes figuras, como este: um brigadeiro angolano foi apanhado pela polícia a conduzir com uma taxa de alcoolemia de 4,4 gramas de álcool por litro de sangue. O homem, de 52 anos, foi interceptado cerca das 17.13 horas, na Rua Nova do Vilar, em Aveiro, quando circulava de uma forma descontrolada, ora ocupando a sua faixa de rodagem, ora a faixa do lado contrário. O condutor disse aos agentes que tinha imunidade diplomática, mas foi mesmo assim identificado.

Como o tempo passa!


Vi uma foto do ano de 2032, um sinal claro de que o mundo não acaba em Dezembro próximo. Um encontro de antigos alunos do liceu: o LC, a LMCR, o AAB e, à direita, o MT, com a sua tradicional barba… Mas tudo não passou de um sonho, numa noite mal dormida.

sábado, 17 de novembro de 2012

Fim do Mundo será mesmo em Dezembro?


As autoridades francesas vão cortar os acessos a um pico montanhoso no sudoeste de França, nos Pirenéus, considerado um refúgio para quem acredita que o fim do mundo vai acontecer a 21 de Dezembro. Na Internet, teorias baseadas numa interpretação do calendário Maia fazem do pico de Bugarach, um dos refúgios do planeta para sobreviver ao fim do mundo, marcado para 21 de Dezembro próximo.


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Um leviano esquerdista


Deputado desde 1999, Luís Fazenda, do Bloco de Esquerda, deveria ser mais sensato e imparcial. Há momentos vi-o na televisão e meteu-me nojo ao deixar transbordar a irracional e absurda «esquerdilhice» que lhe invade o cérebro oco. Ao defender os manifestantes criminosos que em frente do parlamento apedrejaram a polícia durante mais de uma hora e que depois , nas imediações, incendiaram equipamentos públicos e automóveis, destruíram estabelecimentos comerciais e geraram o pânico, este indivíduo não merece crédito e insere-se naquele odiado grupo que muitos designam de «classe política» merecedora de ser jogada borda fora.